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Avaliação e mudança... LASER/DENSP/ENSP/FIOCRUZ Elizabeth Moreira dos Santos Rio de Janeiro Dezembro, 2010.

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1 Avaliação e mudança... LASER/DENSP/ENSP/FIOCRUZ Elizabeth Moreira dos Santos Rio de Janeiro Dezembro, 2010

2 Quente e frio: Banco de soluções metodológicas e respostas Banco de soluções metodológicas e respostas Prática reflexiva e de mobilização de conhecimento para a melhoria organizacional Prática reflexiva e de mobilização de conhecimento para a melhoria organizacional Prática do julgamento e tradução de valores divergentes Prática do julgamento e tradução de valores divergentes

3 Porque fazemos avaliação ? Para a melhoria das intervenções e o desenvolvimento organizacional? Para a melhoria das intervenções e o desenvolvimento organizacional? Para apoiar a tomada de decisões? Para apoiar a tomada de decisões? Para proteção do bem público? Para proteção do bem público? Para resolver problemas sociais? Para resolver problemas sociais? Para promover a diversidade social? Para promover a diversidade social?

4 Qual o papel social do avaliador? Pesquisador? Pesquisador? Facilitador? Facilitador? Militante? Militante? Juiz? Juiz?

5 Como os stakeholders podem ser envolvidos no processo avaliativo? Clientes ? Participantes ? Parceiros?Cidadãos?

6 Qual é o significado de qualidade do processo avaliativo? Estudo científico controlado? Generalização e predição? Competência técnica da equipe de avaliação? Acreditação e certificação profissional ? Aplicação de padrões profissionalmente consensuados? Meta-avaliação mandatória?

7 De qual processo avaliativo estamos falando? Uma processo sistêmico de práticas técnicas e tácitas organizadas (rede). Uma processo sistêmico de práticas técnicas e tácitas organizadas (rede). Emite julgamento sistematizado sobre tecnologias, ações, sistemas, conexões. Emite julgamento sistematizado sobre tecnologias, ações, sistemas, conexões. Modifica organizações, re configura redes Modifica organizações, re configura redes Reproduz ou produz valores sociais/conhecimento. Reproduz ou produz valores sociais/conhecimento.

8 Problematiza – Identifica fluxos e inscrições Problematiza – Identifica fluxos e inscrições Mobiliza Mobiliza Gera interesse e enreda (cria alianças/conexões) Gera interesse e enreda (cria alianças/conexões) Recria e Inscreve-se (materializa-se) Recria e Inscreve-se (materializa-se) Traduz ? Traduz ? De qual processo avaliativo estamos falando?

9 9 Causação Avaliação Processo Avaliativo Teorias de ação EM, Santos, 2007 Focos e Usos Envolvimento dos stakeholders DesenhoDesenho

10 Insonias e cefaléias: Intervenções são redes de práticas, conexões instáveis, adaptativas, muitas vezes improvisações intencionais dependentes do contexto e da competência do staff Intervenções são redes de práticas, conexões instáveis, adaptativas, muitas vezes improvisações intencionais dependentes do contexto e da competência do staff

11 Insonias e cefaléias: O que funcionou? Para quem? Onde? porque e quando? Mas não só isso: como funcionará no futuro ( o valor preditivo) O que funcionou? Para quem? Onde? porque e quando? Mas não só isso: como funcionará no futuro ( o valor preditivo) A questão é se a evidência é util, isto é, se ela pode ser transformada em ação... A questão é se a evidência é util, isto é, se ela pode ser transformada em ação...

12 12 Além disso... É possivel um julgamento científico? Scriven (1986) envolve teorias: Avaliando - O objeto a ser avaliado Avaliando - O objeto a ser avaliado O processo de valoração: O processo de valoração: mérito e pertinência mérito e pertinência padrões e parâmetros padrões e parâmetros A prioridade dos valores Quais e de quem ( de quais atores) ? Quais e de quem ( de quais atores) ?

13 13 A insustentável leveza das evidências… Evidências científicamente válidas Evidências científicamente válidas Socialmente legítimas Socialmente legítimas Traduzidas em ações Traduzidas em ações

14 Mobilizado e não dito: Teorias sobre a prática (habitus, discurso, jogos de linguagem, trabalho) Valoração do conhecimento científico, técnico racional dos modos de fazer Fragmentação do saber, fazer e ser O imperativo da norma

15 Mobilizar e dizer: A ontologia: realidade é necessariamente polifônica, polissêmica e implica na convivência de múltiplos interesses A epistemologia: natureza das relações entre os atores, os podres poderes

16 Mobilizar e dizer: A axiologia: o compromisso com os princípios éticos e a justiça social A metodologia: a liberdade do pensamento sistemático, dialógico, a interação dinâmica com o contexto.

17 E no mundo real? Importância dos Stakeholders compartilharem o processo de valoração e a escolha do desenho Importância dos Stakeholders compartilharem o processo de valoração e a escolha do desenho A importância ética de ouvir aqueles com menor poder e protegê-los A importância ética de ouvir aqueles com menor poder e protegê-los Importância dos desenhos identificarem o valor preditivo da intervenção ( conectar a efetividade no passado com a no futuro) Importância dos desenhos identificarem o valor preditivo da intervenção ( conectar a efetividade no passado com a no futuro)

18 Obrigado!


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