A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pastor Washington Roberto Nascimento. 1. O título deste livro em Hebraico vem de seu autor: Obadias – עֹֽבַדְיָה que significa: Servo do Senhor. 2. Na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pastor Washington Roberto Nascimento. 1. O título deste livro em Hebraico vem de seu autor: Obadias – עֹֽבַדְיָה que significa: Servo do Senhor. 2. Na."— Transcrição da apresentação:

1 Pastor Washington Roberto Nascimento

2 1. O título deste livro em Hebraico vem de seu autor: Obadias – עֹֽבַדְיָה que significa: Servo do Senhor. 2. Na LXX o título segue o Hebraico: Αβδιου – Obadias.

3 3. A Vulgata também segue a Bíblia Hebraica. O título em Latim, portanto, é: Abdiae – Obadias. 4. Assim sendo, o título deste livro em Português: Obadias, encontra-se de acordo com as Bíblias acima mencionadas, o que é muito positivo.

4 1. O autor deste livro tem um nome muito comum em Israel. Só no Antigo Testamento há cerca de treze pessoas com o nome de Obadias. Vejamos alguns exemplos:

5 1.1. I Reis 18:3... fala do mordomo do iníquo rei Acabe, mas servo de Deus, Obadias, que escondeu os profetas do Senhor. E Acabe chamou a Obadias, o mordomo ( Obadias temia muito ao Senhor) II Crônicas 17:7, fala de um dos príncipes ou mestres da Lei de Deus no tempo do rei Josafá.

6 E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Bem-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.

7 1.3. II Crônicas 34:12 fala de um levita, superintendente da reforma da Casa de Deus, promovida pelo rei Josias. E estes homens trabalhavam fielmente na obra, e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas.

8 1.4. Um dos descendentes do rei Davi (I Crônicas 3:21) Um dos descendentes de Issacar (I Crônicas 7:3) Veja também outras referências: I Crônicas 8:38; 9:44; 9:16; 12:9; Esdras 8:9; Neemias 10:5).

9 2. Obadias era um nome comum, porém, muito significativo: Servo do Senhor. 3. Cremos que o profeta Obadias viveu no século VI a.C, quando o Reino do Sul foi destruído pelo Império Babilônico e os Edomitas, irmãos dos Israelitas (Gênesis 25:19-34; ) não tiveram misericórdia. Este livro é um grito por justiça.

10 E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque. E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu.

11 E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu. E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

12 E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú. E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.

13 E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado.

14 E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?

15 Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

16 4. Os Israelitas vêm de Jacó e os Edomitas de Esaú (Gênesis 36:1). Eles eram irmãos. Tanto o texto bíblico a seguir quanto o anterior, já citado acima, comprovam isto. E estas são as gerações ( תֹּלְדֹות ) de Esaú (que é Edom).

17 5. A briga entres estes dois irmãos (povos irmãos) vem se arrastando por milênios, veja Números 20: Depois Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio.

18 Como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muitos dias; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais. E clamamos ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.

19 Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos. Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro.

20 Então os filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho aplanado, e se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; não desejo alguma outra coisa, senão passar a pé. Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão forte. Assim recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele.

21 1. Obadias é o menor livro do Antigo Testamento. 2. O contexto histórico deste livro encontra em II Reis capítulos 24 e Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou e invadiu e saqueou e queimou a cidade de Jerusalém, seu templo e palácios e casas, durante o período de 606 a 586 a. C.

22 4. Edom, vizinho de Israel, do Reino do Sul, praticou violência contra seu irmão. Veja Obadias versículo 10 e o mapa que mostra onde Edom estava em termos geográficos. Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e será exterminado para sempre.

23

24 5. Os edomitas aproveitaram a situação de invasão babilônica e saquearam, também, os bens de seus irmãos, os israelitas. Obadias versículo 11. No dia em que estiveste em frente dele, no dia em que os forasteiros levaram cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles.

25 6. O edomitas se alegraram na desgraça de seus irmãos. Obadias versículos 12 e 13. Mas tu não devias olhar para o dia de teu irmão, no dia do seu desterro; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína, nem alargar a tua boca, no dia da angústia.

26 Nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade, sim, tu não devias olhar satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem estender as tuas mãos contra o seu exército, no da sua calamidade.

27 7. Muitos judeus tentaram escapar, fugindo de Nabucodonosor e seu exército; na fuga, eles eram surpreendidos pelo edomitas nas encruzilhadas, e assim acabavam mortos cruelmente. Obadias versículo 14. Nem parar nas encruzilhadas, para exterminar os que escapassem, nem entregar os que restassem, no dia da angústia.

28 8. É à luz deste contexto que devemos ler o Salmo 137 como um grito por justiça em face de todo o sofrimento do povo de Deus. Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.

29 Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai- nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha mão direita da sua destreza.

30 Se me não lembrar de ti, apegue-se- me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria. Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces. Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

31 9. As pessoas podem agir e reagir em vários níveis: 9.1. Nível animal (De acordo com a carne) Nível humano (De acordo com o Antigo Testamento - Moisés) Nível divino (De acordo com o Novo Testamento – Jesus).

32 10. O orgulho e a soberba dos edomitas vinham da posição geográfica de sua capital, que recebeu vários nomes ao longo da história: Rocha (Penha – Petra em grego – LXX πέτρα – Juízes 1:36), Sela (II Reis 14:7), Bozra (Isaías 63:1). 11. De onde vem o nosso orgulho e soberba? Do dinheiro que temos? De nossa religião?

33 12. A descrição de Obadias da posição geográfica de Petra é precisa. Obadias versículos 3 e 4. A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na alta morada, que diz no teu coração: Quem me derribará em terra?

34

35

36

37

38 Esaú. Carnal. Orgulhoso(v.4). Soberbo (v.3). Presunçoso (v8) Cruel (v.10-14). Vingativo. Jacó. Espiritual. Dependente. Humilde. Pobre. Misericordioso. Perdoador.

39 12. Que natureza prevalece em sua vida: a de Esaú ou a de Jacó? A de Edom ou a de Israel? A da carne ou a do Espírito? 13. Um dos temas mais importantes da Bíblia nós encontramos aqui em Obadias: O Dia do Senhor.

40 Obadias versículo 15. Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações. Este será um dia de julgamento de todas as nações e de todos os homens (Mateus 25:31-46; II Timóteo 4:1; Romanos 14:10-12; etc).

41 14. Um outro tema fascinante na Bíblia é: O Reino de Deus. Tal tema se encontra presente neste livro também. Obadias versículo 21. E levantar-se-ão salvadores no monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú, e o Reino será do Senhor.

42 15. O livro de Obadias começa de uma maneira triste, mas termina de forma alegre. 16. Este livro de Obadias não tem apenas uma palavra de condenação, há uma palavra de salvação: Mas no Monte Sião haverá livramento. Aleluias! Pastor Washington Roberto Nascimento.


Carregar ppt "Pastor Washington Roberto Nascimento. 1. O título deste livro em Hebraico vem de seu autor: Obadias – עֹֽבַדְיָה que significa: Servo do Senhor. 2. Na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google