A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O DESPERDICIO NA INFORMÁTICA EM 20-DEZ-1996, O WALL STREET JOURNAL,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O DESPERDICIO NA INFORMÁTICA EM 20-DEZ-1996, O WALL STREET JOURNAL,"— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O DESPERDICIO NA INFORMÁTICA EM 20-DEZ-1996, O WALL STREET JOURNAL, EM EDITORIAL, COMENTOU QUE: NO FUTURO PRÓXIMO, ALGUÉM DEVERÁ ESCREVER UM LIVRO SOBRE COMO OS EXECUTIVOS DOS ANOS 90 GASTARAM MUITO DINHEIRO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, PORQUE ELES TINHAM MEDO DE ADMINISTRÁ-LA ADEQUADAMENTE. CONFIAVAM NOS TÉCNICOS PARA AUMENTAR O VALOR DOS NEGÓCIOS, A PARTIR DE INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

2 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 2 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS UM ANO DEPOIS, PAUL STRASSMAN, ANTIGO RESPONSÁVEL PELO SETOR DE INFORMÁTICA DO PENTÁGONO AMERICANO, ESCREVEU UM LIVRO, QUE SE TORNOU UM BEST-SELLER: THE SQUANDERED COMPUTER (O COMPUTADOR DESPERDIÇADO). A PRINCIPAL CONCLUSÃO DE STRASSMAN FOI QUE NÃO TEM HAVIDO QUALQUER RELAÇÃO ENTRE OS INVESTIMENTOS EM COMPUTADORES E O SUCESSO DA EMPRESA, SEJA ELE REFERENTE À PRODUTIVIDADE, AO AUMENTO DAS VENDAS OU À LUCRATIVIDADE.

3 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 3 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS POR QUE EXISTE DESPERDICIO ? 1.ALHEAMENTO DOS EXECUTIVOS. ACHANDO O ASSUNTO MUITO TÉCNICO, DELEGAM AOS TÉCNICOS, MUITAS VEZES SEM VISÃO EMPRESARIAL, DECISÕES DE MILHÕES DE DÓLARES EM NOVOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS. ESSE FOI O RECADO DO WALL STREET JOURNAL. O EXEMPLO DA RECEITA FEDERAL AMERICANA É TIPICO, ONDE TRÊS TENTATIVAS DE MODERNIZAÇÃO JÁ FORAM FEITAS, E MAIS DE UM BILHÃO DE DÓLARES FORAM JOGADOS NO LIXO.

4 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 4 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 2. INEXISTÊNCIA DE CRITÉRIOS OBJETIVOS DE INVESTIMENTO AS TÉCNICAS USADAS EM ANÁLISE DE INVESTIMENTOS, COMO TAXA INTERNA DE RETORNO, PAYBACK, VALOR PRESENTE LIQUIDO ETC. NÃO FUNCIONAM EM COMPLEXOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES, POIS EXISTEM MUITOS IMPODERÁVEIS ECONÔMICOS (COMO DIZEM OS ECONOMISTAS) OU INTANGÍVEIS CONTÁBEIS (SEGUNDO OS CONTADORES). ESSAS VARIÁVEIS IMPORTANTES, POR NÃO PODEREM SER QUANTIFICADAS, SÃO SIMPLESMENTE DEIXADAS DE LADO NAS ANÁLISES. UM DIRETOR DO BRADESCO AFIRMOU QUE NOSSO MAIOR RETORNO É A SATISFAÇÃO DO CLIENTE. SÓ SERIA VIÁVEL FAZER AS CONTAS NA PONTA DO LÁPIS SE HOUVESSE MAIOR PRECISÃO NAS INFORMAÇÕES. ELE USA O FEELING NA TOMADA DE DECISÕES.

5 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 5 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 3. MODISMO UMA NOVA ONDA SE ESPALHA E TODOS COMEÇAM A SEGUI- LA, COMO OCORRE NOS LANÇAMENTOS DA MODA. COM O TEMPO, ESSE MODISMO PODE SE REVELAR UM GRANDE ERRO ESTRATÉGICO, E VÁRIAS FIRMAS QUE ENTRARAM NA ONDA PODEM ACABAR COM GRANDES PREJUIZOS. TAL OCORREU COM O BAMERINDUS, QUE ACABOU FALINDO, DEPOIS DE ENTRAR NA ONDA DO DOWNSIZING (TROCAR TODOS OS MAINFRAMES POR MICROS) DOS ANOS 80. COMO O MERCADO ACABOU MOSTRANDO, ONDE HÁ GRANDE VOLUME DE TRANSAÇÕES, O MAINFRAME É INDISPENSÁVEL, E NÃO PODE SER SUBSTITUIDO PELOS MICROS.

6 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 6 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 4. MEGALOMANIA A MANIA DE GRANDEZA PODE LEVAR A SISTEMAS ENORMES E DE DIFICIL IMPLEMENTAÇÃO, QUE ACABAM SE TORNANDO INVIÁVEIS. COMEÇAR PEQUENO E IR CRESCENDO AOS POUCOS SEMPRE FOI A MELHOR RECEITA. ESSE FOI O CASO DA EMPRESA BOO.COM, RELATADO NO LIVRO DO LAUDON & LAUDON, QUE MONTOU VÁRIAS LOJAS EM GRANDES CIDADES DO 1o. MUNDO, LIDANDO COM MOEDAS LOCAIS, CALCULANDO OS IMPOSTOS CASO A CASO, E USANDO VÁRIAS LINGUAS DIFERENTES PARA ATENDER O CONSUMIDOR. ACABOU FECHANDO, COM UM PREJUIZO DE US$ 185 MILHÕES.

7 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 7 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 5. DESPREPARO DOS EXECUTIVOS PARA DECIDIR PARA GERENCIAR UMA ÁREA É NECESSÁRIO CONHECÊ-LA. O QUE NÃO É COMUM NAS INDICAÇÕES POLITICAS. O EXECUTIVO PODE NÃO ENTENDER NADA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, MAS TOMA DECISÕES A RESPEITO, PROVAVELMENTE ERRADAS. UM CASO CONHECIDO (ANOS 70), FOI A COMPRA DE UM MAINFRAME DENTRO DO ORÇAMENTO DISPONIVEL. NA INAUGURAÇÃO, COM AUTORIDADES PRESENTES, OS TÉCNICOS NOTARAM QUE SÓ HAVIA A CPU, SEM IMPRESSORAS, UNIDADES DE DISCO ETC. O EXECUTIVO EXPLICOU: COMPUTADOR É COMO CARRO: OS ACESSÓRIOS VÃO SENDO COMPRADOS COM O TEMPO. O EQUIPAMENTO VIROU SUCATA APÓS UM ANO, POIS NÃO HOUVE RECURSOS PARA COMPRAR OS CAROS ACESSÓRIOS.

8 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 8 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 6. CONSULTORIA EXTERNA AS EMPRESAS DE CONSULTORIA TEM SEU FATURAMENTO COM BASE NO CUSTO DO PROJETO, E EM COMISSÕES DO FABRICANTE DE HARDWARE E SOFTWARE, POR ELA RECOMENDADOS. ASSIM, NEM SEMPRE A MELHOR SOLUÇÃO PARA A EMPRESA É TAMBÉM A MELHOR PARA A CONSULTORA. A SEMP TOSHIBA ACABOU DESISTINDO DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO POR DUAS CONSULTORAS, POIS O CUSTO ERA EXORBITANTE PARA RESOLVER UM PROBLEMA QUE PODIA SER MAIS FACILMENTE SOLUCIONADO. O LAUDON & LAUDON TAMBÉM RELATA INÚMEROS CASOS DE SISTEMAS CAROS QUE NÃO CONSEGUIRAM SER INSTALADOS.

9 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 9 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 7. MUDANÇAS BRUSCAS NO AMBIENTE ECONÔMICO. UMA DAS CARACTERISTICAS DOS PAISES DO 3o. MUNDO É A INSTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES POLITICO-ECONÔMICAS (O QUE ACABA AFUGENTANDO CAPITAIS EXTERNOS DE RISCO). UMA DECISÃO TOMADA, EMBORA ACERTADA, EM DADA ÉPOCA, PODE SE MOSTRAR ERRADA COM UMA MUDANÇA POLITICA (COMO UMA REVOLUÇÃO, GOLPE DE ESTADO, OU ELEIÇÃO DE POLITICOS COM ORIENTAÇÃO EXTREMISTA). O PÃO DE AÇÚCAR HAVIA COMPRADO, EM 1989, UM MAINFRAME DE US$ 18 MILHÕES, PARA AS SUAS OPERAÇÕES. COM A CRISE DO PLANO COLLOR, O EQUIPAMENTO FICOU PARADO, VIRANDO SUCATA ALGUM TEMPO DEPOIS (SE TORNOU OBSOLETO).

10 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 10 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 8. FUTZING É O TEMPO GASTO EM ATIVIDADES NÃO PRODUTIVAS (43% DO TEMPO, SEGUNDO ESTATISTICAS), COMO LIMPEZA DO DISCO, ESPERA DA LIBERAÇÃO DA IMPRESSORA, CONSERTAR ESTRAGOS DE VIRUS, PANES NO EQUIPAMENTO, TROCA DE PEÇAS, CHAT NA INTERNET, CONSULTA AO SITE DA PLAYBOY, S SEM RELAÇÃO COM A EMPRESA ETC. RELATÓRIO RECENTE DA IBM (E- BUSINESS ON-DEMAND) MOSTROU QUE, EM MÉDIA: –OS MAINFRAMES NÃO TÊM O QUE FAZER 40% DO TEMPO –OS SERVIDORES TRABALHAM SÓ 10% DO TEMPO –OS PC NADA FAZEM EM 90% DO HORÁRIO COMERCIAL

11 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 11 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS QUEM SE BENEFICIA COM O DESPERDICIO 1.OS FABRICANTES DE SOFTWARE E DE HARDWARE, QUE APENAS MOSTRAM AS VANTAGENS DE SEUS PRODUTOS, DEIXANDO OS RISCOS PARA SEREM DESCOBERTOS PELO COMPRADOR, DEPOIS DE FECHADA A VENDA. 2.A ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA EMPRESA, CUJA INFLUÊNCIA POLITICA E PODER AUMENTAM COM O NÚMERO DE SISTEMAS E EQUIPAMENTOS EM OPERAÇÃO. 3.AS FIRMAS DE CONSULTORIA, CUJO FATURAMENTO É PROPORCIONAL AO TAMANHO DO PROJETO VENDIDO.

12 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 12 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS EVITANDO O DESPERDICIO INFELIZMENTE, NÃO HÁ UMA REGRA GERAL CONTRA O DESPERDICIO. O ASSUNTO É COMPLEXO DEMAIS PARA SER REDUZIDO A MEIA DÚZIA DE REGRAS. E COM UM COMPLICADOR: A INFORMÁTICA ESTÁ EM UM DESENVOLVIMENTO RÁPIDO DEMAIS, ONDE SOLUÇÕES BOAS HOJE PODEM SE REVELAR ERRADAS AMANHÃ. O BOM SENSO, A EXPERIÊNCIA E O FEELING SÃO OS ÚNICOS RECURSOS QUE O EXECUTIVO DISPÕE HOJE, MAS TAMBÉM SUJEITOS A FALHAS. O MÁXIMO QUE SE PODE SUGERIR PARA EVITAR O DESPERDICIO SÃO AS QUATRO REGRAS SEGUINTES, QUE, NO ENTANTO, NÃO SÃO INFALÍVEIS:

13 CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 13 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O MÁXIMO QUE SE PODE SUGERIR PARA EVITAR O DESPERDICIO SÃO AS QUATRO REGRAS SEGUINTES, QUE, NO ENTANTO, NÃO SÃO INFALÍVEIS: 1.NA DÚVIDA, DEIXE COM ESTÁ PARA VER COMO É QUE FICA. 2.NUNCA SEJA BOI DE PIRANHA (O PRIMEIRO A USAR UM PRODUTO NOVO E AINDA NÃO TESTADO PELO MERCADO) 3.CONVERSE ANTES COM QUE JÁ USOU O SISTEMA OU O EQUIPAMENTO (SE HOUVER) 4.NUNCA VÁ ATRÁS DA CONVERSA DO VENDEDOR: O OBJETIVO DELE É DIFERENTE DO SEU.


Carregar ppt "CAP. 12 – DESPERDICIO NA INFORMÁTICA 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O DESPERDICIO NA INFORMÁTICA EM 20-DEZ-1996, O WALL STREET JOURNAL,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google