A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOTA PRÉVIA AO CURSO ESTES SLIDES CONTÊM UMA SINTESE DOS ASSUNTOS DO LIVRO-TEXTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOTA PRÉVIA AO CURSO ESTES SLIDES CONTÊM UMA SINTESE DOS ASSUNTOS DO LIVRO-TEXTO."— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOTA PRÉVIA AO CURSO ESTES SLIDES CONTÊM UMA SINTESE DOS ASSUNTOS DO LIVRO-TEXTO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS. OS SLIDES SERVEM COMO UM GUIA PARA A LEITURA DO LIVRO, E NÃO PARA SUBSTITUI-LO. NO LIVRO, OS ASSUNTOS ESTÃO MAIS DETALHADOS, EXEMPLIFICADOS E COM BIBLIOGRAFIA E HYPERLINKS, PERMITINDO UM MAIOR INSIGHT SOBRE O ASSUNTO.

2 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOTA PRÉVIA AO CURSO (CONT.) ESTAS AULAS DEVEM SER ESTUDADAS HOMEOPATICAMENTE. NÃO DEIXE PARA ESTUDAR À VÉSPERA DAS PROVAS E EXAMES. VOCÊ FICARÁ INTOXICADO E NÃO CONSEGUIRÁ APRENDER DIREITO. ESTES SLIDES ESTÃO EM PARA DOWNLOAD.

3 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O QUE É SISTEMA 1 - UMA COLEÇÃO DE OBJETOS UMA RELAÇÃO LÓGICA ENTRE ELES EXEMPLOS: SISTEMA BANCÁRIO: BANCOS (OBJETOS) + LEIS BANCÁRIAS SISTEMA SOLAR: SOL E PLANETAS + LEI GRAVITACIONAL DE EINSTEIN SISTEMA DE INFORMAÇÕES EMPRESARIAIS: SEUS EMISSORES, RECEPTORES E CANAIS DE COMUNICAÇÃO + DADOS RELACIONADOS À EMPRESA ATENÇÃO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO NÃO PRECISA TER COMPUTADORES

4 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NÃO SÃO SISTEMAS: 1 – UM PACOTE DE DINHEIRO (NÃO HÁ RELAÇÃO LÓGICA ESTABELECIDA) 2 – DIREITO ROMANO (RELAÇÕES LÓGICAS INAPLICÁVEIS A OBJETOS)

5 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS DADO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO DADOS: "Theremin 1919 Leon instrumento DADOS NÃO TÊM SIGNIFICADO PARA PESSOAS, NEM PARA MÁQUINAS INFORMAÇÃO: "Em 1919, Leon Theremin inventou o instrumento musical Theremin". SOMENTE AS PESSOAS TRANSFORMAM DADOS EM INFORMAÇÕES. ASSIM, DIZER QUE COMPUTADORES TÊM INFORMAÇÕES, NÃO FAZ SENTIDO. CONHECIMENTO: Um texto sobre a "História do Theremin CONJUNTO DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS LOGICAMENTE.

6 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 6 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MÓDULO DE COMUNICAÇÃO DADOS PROTOCOLO: UMA LINGUAGEM COMUM ENTRE EMISSOR E RECEPTOR SEM PROTOCOLO, VIRA TORRE DE BABEL EXEMPLO: ESTA AULA MINISTRADA EM CHINÊS CANAL DE COMUNICAÇÃORECEPTOREMISSOR

7 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MÓDULO DE MEMÓRIA ONDE OS DADOS FICAM ARMAZENADOS, EM UM FORMATO FIXO, PARA QUE DEPOIS SE CONSIGA SABER COMO LÊ-LOS. EXEMPLOS: FORMATO TXT, PDF, EXE, GIF, MP3, ZIP FISICAMENTE PODE SER: DVD, MEMÓRIA DE PC, DVD, CÉREBRO, PAREDES DE CAVERNAS, FOLHA DE PAPEL ETC.

8 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 8 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MÓDULO DE PROCESSAMENTO DADOS DE ENTRADA PROCESSAMENTO DOS DADOS DADOS DE SAIDA É ONDE OS DADOS DE ENTRADA SÃO TRANSFORMADOS EM DADOS DE SAIDA EXEMPLO: CPU (CENTRAL PROCESSING UNIT), CÉREBRO, SOROBAN PROCESSADOROUTPUTINPUT = 552 3

9 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 9 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOS COMPUTADORES, OS DADOS SÃO SEMPRE UMA CARREIRA (STRING) DE NÚMEROS BINÁRIOS, ESTES CHAMADOS DE BITS (BIT 0 ou BIT 1) (BIT = BINARY DIGIT) EXEMPLO: O NÚMERO 2 SE REPRESENTA A CONVERSÃO DE UM DADO DECIMAL OU ALFABÉTICO PARA BINÁRIO É (GERALMENTE) FEITA PELA TABELA ASCII, ONDE OS DADOS BINÁRIOS TÊM SEMPRE UMA CARREIRA DE 8 BITS, COMO NO EXEMPLO ACIMA.

10 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 10 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MÓDULO DE CONTROLE

11 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 11 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SISTEMA DE INFORMAÇÃO É O RESULTADO DA INTERLIGAÇÃO DE MÓDULOS DE COMUNICAÇÃO, DE PROCESSAMENTO E DE CONTROLE. EXEMPLO: A REDE NEURAL ANIMAL INPUTS: ÓRGÃOS DO OLFATO (NARIZ), AUDIÇÃO (OUVIDOS), GUSTAÇÃO (LINGUA), VISÃO (OLHOS), TACTO (PELE E MÚSCULOS) E SEXTO-SENTIDO (FEELING, PREMONIÇÃO, TELEPATIA ETC.) OUTPUTS: FALA E MOVIMENTOS MUSCULARES (GESTOS) PROCESSADOR: MEDULA ESPINHAL, CEREBELO, CÉREBRO

12 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 12 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOTE QUE A REDE NEURAL TEM SEIS INPUTS E APENAS DOIS OUTPUTS OUTRO EXEMPLO SISTEMA DE INFORMAÇÕES EMPRESARIAIS (PRÓXIMO SLIDE)

13 CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 13 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS


Carregar ppt "CAP. 01 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 1 DE 13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NOTA PRÉVIA AO CURSO ESTES SLIDES CONTÊM UMA SINTESE DOS ASSUNTOS DO LIVRO-TEXTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google