Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
2
CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS
a - função do setor econômico (macroeconômica) agrícola Projeto comercial industrial de serviços b - do ponto de vista microeconômico (ou seja, de impacto na empresa) implantação expansão / ampliação Projeto modernização relocalizacão diversificação
3
CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS
Ø Implantação Observar o cadastro dos promotores e os aspectos relativos à viabilidade econômica do empreendimento. Ø Ampliação Objetiva identificar se de fato, atingiu o nível pleno de otimização da utilização de sua capacidade instalada. ØModernização Implica em intervenções que objetivam remover os obstáculos que impeçam o funcionamento pleno de uma empresa.
4
ETAPAS DE UM PROJETO ØGeração de proposta: Podem ser feitas por pessoas em todos os níveis da empresa. ØAvaliação: Para assegurar que atendem aos planos globais da Empresa e sua viabilidade econômica. ØTomada de decisão: Por envolver valores monetários é preciso determinar qual o nível da organização tem autonomia para decidir ou rejeitar a proposta. ØImplementação: Uma vez aprovada e definida a fonte de recursos ( financiamentos) inicia-se a implantação da proposta. ØAcompanhamento: Envolve a comparação dos resultados obtidos com os previstos.
5
LOCALIZAÇÃO DE UM PROJETO
Segundo Holanda (1975), “A localização ótima é aquela que assegura a maior diferença entre custos e benefícios, privados ou sociais. Vale dizer, a melhor localização é a que permite obter a mais alta taxa de rentabilidade (critério privado) ou o custo unitário mínimo (critério social).”
6
ANÁLISE DE MERCADO O Mercado Alvo
O Mercado Alvo Quem vai comprar? Quais são as impressões sobre o produto? O consumidor acha que o produto é básico ou supérfluo? As premissas de crescimento de mercado devem estar apoiadas, sempre que possível, em análises quantitativas sólidas
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.