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CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 1 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS UMA LUCRATIVA APLICAÇÃO DA INTERNET O COMÉRCIO ELETRÔNICO É UMA APLICAÇÃO.

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1 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 1 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS UMA LUCRATIVA APLICAÇÃO DA INTERNET O COMÉRCIO ELETRÔNICO É UMA APLICAÇÃO LUCRATIVA DA INTERNET, MAS SOFISTICADA E CARA, POIS ENVOLVE MANUSEIO DE DINHEIRO. AQUI SE INCLUEM HOME BANKING, BOLSA DE VALORES, LOJAS VIRTUAIS, LEILÕES ETC.

2 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 2 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS ALGUMAS EMPRESAS QUE NO BRASIL JÁ OPERAM COM E- COMMERCE: LIVRARIAS SICILIANO, CULTURA E SARAIVA LOJAS AMERICANAS, MAGAZINE LUIZA, SUBMARINO, SHOP TIME, PÃO DE AÇÚCAR, PONTO FRIO, BRASOFTWARE, MARISA, EBAY CONCESSIONÁRIAS DE VEICULOS: RENAULT, FORD, FIAT, GM, VOLKSWAGEN

3 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 3 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS

4 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 4 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS –Três razões para comprar on-line (1887 entrevistas, EUA): –Não há filas: 80% –Pode-se comprar a qualquer hora: 75% –Não há trânsito nem problemas de estacionamento: 70% –World Research, dez-1998 –Redução da chance de assalto (Brasil) DOIS MODELOS OPERACIONAIS BÁSICOS DO E-COMMERCE -O COMERCIANTE TEM ACESSO AO CARTÃO DE CRÉDITO DO COMPRADOR -O COMERCIANTE NÃO TEM ACESSO AO CARTÃO DE CRÉDITO

5 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 5 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS

6 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 6 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS DESVANTAGENS DO MODELO USUAL Para o vendedor, o recebimento de números de cartões, válidos mas falsos, gerados por programas facilmente encontrados na Internet, como o CreditWizard, por exemplo. A mercadoria é entregue em endereços suspeitos (por exemplo, uma garagem desocupada), e o legitimo proprietário do cartão se recusa a aceitar o débito, pois a compra não foi efetuada por ele. Milhões de dólares têm sido perdidos mensalmente nessas transações fraudulentas. Para o comprador, que poderá nunca receber a mercadoria, se o site for falso. O site aparece, efetua "vendas" durante alguns dias (na realidade, apenas coleta números de cartões de crédito válidos), e depois some, reaparecendo mais tarde com outro nome. Com os cartões coletados, o "esperto" realiza rapidamente inúmeras compras, antes que seu proprietário denuncie a fraude. Essa "coleta de dados de cartões" também tem sido feita através de sites clonados de Bancos: O internauta recebe um "do Banco" dizendo para atualizar seus dados cadastrais, clicando "no endereço do Banco aqui embaixo"..

7 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 7 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O comprador também assume outro risco: o de seu cartão ser utilizado mais de uma vez, pois, ao fornecer os dados do cartão, este pode ser usado livremente, de acordo com a vontade de quem tiver acesso a esses dados. Certa vez, o proprietário de conhecida firma de comércio eletrônico, especializada na venda de CDs, teve que despedir seu webmaster, por desavenças internas. Ao deixar a firma, ele copiou todos os dados dos cartões de crédito dos clientes e vendeu-os a terceiros. As consequências foram bastante danosas para os clientes e para o proprietário, que teve que fechar a firma virtual por perda de credibilidade junto ao mercado.

8 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 8 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS Para o comprador, o risco de a mercadoria não ser entregue, ou por ter "desaparecido" no meio do caminho, ou por demorar demais para ser recebida. O site pode ter vendido os produtos, mas não tê- los em estoque para pronta entrega, ou então não possui uma logística adequada para o delivery da mercadoria. É comum os internautas usarem a Internet para pesquisar produtos e preços, e depois realizar as compras no mundo real, na base do "dá cá, toma lá".

9 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 9 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS PESQUISA SOBRE CONFIANÇA NO E-COMMERCE 58% dos consumidores não acredita que exista alguma transação financeira on-line que seja segura; 67% não confia no fechamento de negócios com uma companhia que só possa ser contatada on-line; 77% acha que não é seguro fornecer o número do cartão de crédito através do computador; e 87% prefere que as transações de e-commerce sejam confirmadas por escrito. E-Commerce Times On-line 21 Jun 99

10 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 10 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SEGUNDO MODELO OPERACIONAL: SET, UMA TRANSAÇÃO SEGURA

11 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 11 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS No SET (Secure Electronic Transaction), os riscos de fraude praticamente desaparecem, pois: (A)O vendedor não tem acesso ao número do cartão de crédito do comprador, mas tem a garantia do recebimento do dinheiro da venda efetuada; (B) O comprador, que autoriza a transferência de dinheiro para o vendedor, tem a garantia de que o vendedor existe, é conhecido, idôneo e está cadastrado no Banco; (C) O Banco autentica o comprador e o vendedor, só liberando o dinheiro se ambos de fato existirem. No entanto, o risco de o comprador não receber a mercadoria continua existindo, como no modelo básico. Porém o vendedor pode ser descadastrado pelo Banco.

12 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 12 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS PROPAGANDA: O INTERNAUTA É AVESSO A ELA

13 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 13 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS UMA PROPAGANDA INTELIGENTE E ÚTIL

14 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 14 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SPAM: PROPAGANDA NÃO SOLICITADA VIA MILHÕES DE S SÃO ENVIADOS, DIVULGANDO UM PRODUTO, E ENTIPINDO OS SERVIDORES DE S DAS EMPRESAS. COMEÇA A SURGIR LEGISLAÇÃO IMPEDINDO ESSE ABUSO. A LISTA NEGRA DOS SPAMMERS ESTÁ NA SPAMHAUS (CASA DO SPAM):

15 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 15 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS WEB DESIGN: TORNANDO O SITE ATRATIVO E AGRADÁVEL UM SITE ELABORADO POR PROGRAMADOR DE INTERNET É FACILMENTE RECONHECIVEL: NÃO TEM COMBINAÇÃO DE CORES, ERGONOMIA, RAPIDEZ (PARA O INTERNAUTA ACHAR LOGO O QUE QUER), CLAREZA ETC. ESSES DEFEITOS ESPANTAM O CLIENTE E REDUZ AS VENDAS. A NOVA PROFISSÃO DO WEB DESIGNER REDUZ ESSAS FALHAS: SÃO PESSOAS QUE POSSUEM O LADO ARTISTICO E TÉCNICO AO MESMO TEMPO. O GURU DO WEB DESIGN É JACOB NIELSEN

16 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 16 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS DIVULGANDO O SITE EM SEARCH ENGINES EXISTEM FIRMAS ESPECIALIZADAS EM CADASTRAR O SITE COMERCIAL NAS SEARCH ENGINES, COMO O GOOGLE (55% DO MERCADO) PODE-SE TAMBÉM CADASTRAR DIRETAMENTE, MAS PODE LEVAR UM MÊS ATÉ QUE O SITE SEJA INDEXADO NA SEARCH ENGINE.

17 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 17 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O MERCADO DA INTERNET CATEGORIAS DE PRODUTOS MAIS COMPRADOS BRASILEUAMUNDO 1CDsLivros 2 Comput.CDs 3Comput.CDsComput. 4EletrônicosVestuárioPassagens 5VídeosPassagensVídeos

18 CAP. 08 – COMÉRCIO ELETRÔNICO 18 DE 18 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O MERCADO NO BRASIL Havia 20 milhões de internautas no Brasil em 2005 (10.8% da população) 12.2 milhões acessaram a Internet pelo menos uma vez, em dez-2005, a partir de suas residências (6.6% da população) Os internautas ficaram 35 minutos por dia na Internet, em É o maior tempo de uso entre 11 paises. Em segundo lugar vem a França, com 34 minutos por dia. 45% baixa músicas em MP3 (1º lugar no mundo) 69% usa comunicadores instantâneos, tipo Messenger (1º lugar no mundo) 70% participa de alguma comunidade, tipo Orkut (2º lugar no mundo, depois do Japão) Ibope e Net Ratings, jan-2006


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