A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Cópias: 1
SBP: Um Compromisso com a Esperança. APRESENTAÇÃOINSTITUCIONAL Portfolio Novembro / 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
SBP: “Um Compromisso com a Esperança”. Portfolio Novembro / 2012

2 Histórico

3 Desde 1910, ano de sua fundação, o principal desafio da Sociedade Brasileira de Pediatria tem sido defender os interesses globais da infância e da adolescência com idéias e ações práticas. Atualmente, 27 Sociedades Estaduais, 26 Departamentos Científicos e uma equipe de 37 membros sustentam a responsabilidade de humanizar e unificar a promoção social de crianças e adolescentes, oferecendo assistência médica de qualidade. Identificada com as dificuldades e expectativas de seus mais de 16 mil associados, a SBP também defende a cidadania dos pediatras, a excelência da formação profissional e a atualização ininterrupta do conhecimento. Fundada em 2003, a Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria foi criada com finalidade de dinamizar a captação de verbas e a implementação de políticas em prol da infância e da adolescência. Embora a FSBP tenha estrutura própria para articular projetos e campanhas com órgãos governamentais, associações e empresas interessadas em propiciar saúde e desenvolvimento a crianças e adolescentes, é presidida pelo Presidente da SBP. Apoiar atividades culturais, de ensino, pesquisa e de assistência à criança, ao adolescente e à família é a principal finalidade da FSBP, convertendo números e cifrões em grande campanhas sociais.

4 Estrutura Organizacional

5 Conselho de Administração Executivo
Assembléia Geral Conselho Superior (Presidentes das 27 Filiadas Estaduais) Conselho de Administração Executivo Diretorias, Coordenações e Grupos de Trabalho 26 Departamentos Científicos 27 Filiadas Estaduais

6 Departamentos Científicos
Os Departamentos Científicos da SBP trazem em si a pluralidade das ações que se desdobram da doutrina pediátrica sem perder de vista a essência una e indivisa do ser humano em crescimento e desenvolvimento. Os Departamentos da SBP têm a finalidade de congregar pediatras capacitados ou interessados nas diversas áreas do conhecimento pediátrico e fomentar pesquisas, desenvolver diretrizes, colaborar na organização de eventos científicos, elaborar documentos técnicos para divulgação nas publicações da SBP, prestar informações às autoridades ou comunidade quando necessário, estabelecer vínculos com organizações congêneres nacionais e internacionais com o objetivo de fortalecer a área de atuação pediátrica, agremiar os profissionais com o interesse comum e assessorar a Diretoria da SBP sobre assuntos concernentes ao seu respectivo domínio de conhecimento. Os Conselhos Científicos de cada Departamento Científico são constituídos por um número de 12 representantes, devidamente associados da SBP, sendo 1 Presidente, 1 Secretário, 5 membros efetivos e 5 membros suplentes, que atuam por meio de reuniões administrativas e/ou científicas presenciais com 7 (sete) de seus representantes para discussão de assuntos referentes à sua área de atuação.

7 Departamentos Científicos
Adolescência Aleitamento Materno Alergia e Imunologia Bioética Cardiologia Cuidados Hospitalares - Emergência Dermatologia Endocrinologia Gastroenterologia Genética Clínica Infectologia Nefrologia Neonatologia Neurologia Nutrologia Medicina Paliativa Onco-Hematologia Otorrinolaringologia Pediatria Ambulatorial Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento Pneumologia Reumatologia Saúde Escolar Segurança da Criança e do Adolescente Suporte Nutricional Terapia Intensiva

8

9 Sede e Escritórios São Paulo | SP Belo Horizonte | MG
Rio de Janeiro | RJ Porto Alegre | RS Brasília | DF

10 Memorial da Pediatria Brasileira Lincoln Freire
Cosme Velho – Rio de Janeiro | RJ

11

12

13 PROJETO DE UNIFICAÇÃO SEDE - MEMORIAL

14 Título de Especialista e
Certificados de Áreas de Atuação

15

16 SBP On-Line e Principais
Publicações

17 Site SBP Totalmente interativo, oferece informes e notícias ao público em geral com interesse em conhecer mais sobre a estrutura, campanhas, projetos, publicações, eventos e atuação política da instituição na defesa profissional e também dos direitos de crianças e adolescentes brasileiros, que são atualizados constantemente. São mais de 200 mil acessos mensais, com tempo médio de permanência de 10 minutos.

18 Jornal de Pediatria www.jped.com.br
Totalmente reformulado, o site é a versão eletrônica do Jornal de Pediatria, considerando a maior e mais completa revista de pediatria da América Latina, com mais de 16 mil leitores. Além de apresentar na íntegra todas as edições da revista impressa desde 1994, o site disponibiliza a versão completa da revista em inglês a partir de Anualmente, são publicadas 6 edições do jornal de pediatria. São mais de 85 mil acessos mensais, com tempo médio de permanência de 15 minutos.

19 SBP CIÊNCIA www.sbp.com.br/sbpciencia
O site possui um conteúdo científico em contínua renovação que informa, em tempo quase real, os últimos avanços da pediatria, extraídos dos periódicos nacionais e internacionais mais renomados. Oferece, além disso, artigos originais ou de revisão produzidos pelos Departamentos Científicos da SBP, ao lado de discussões de casos clínicos bem documentados e espaços para a atualização interativa dos pediatras brasileiros, bem como o acesso à Britsh Medical Journal (BMJ), que abrange todos os aspectos da saúde da criança desde a concepção até a adolescência. É o instrumento que garante aos associados o acesso rápido aos temas de interesse prático, recurso necessário ao contínuo aperfeiçoamento do seu exercício profissional.

20 RESIDÊNCIA PEDIÁTRICA
Totalmente nova e de acesso grátis, possui artigos originais ou de revisão produzidos pelos médicos residentes, bem como informes técnicos e casos clínicos, voltados para o aperfeiçoamento acadêmico e incentivo à educação continuada. Em breve oferecerá, somente para cadastrados no projeto médico residente da SBP, questionários de múltipla escolha com pontuação junto à Comissão Nacional de Acreditação (CNA) e premiação para o melhor artigo publicado. São, anualmente, publicadas 3 edições.

21 Conversando com o Pediatra
O site voltado para as famílias, lançado em outubro de 2011, totalmente interativo e de acesso grátis, possui informações desde a consulta pré-natal à adolescência, dicas do pediatra, publicações e vídeos, bem como os direitos da criança, do adolescente e dos pais. Além disso, destaca a campanha de prevenção à violência contra crianças e adolescentes.

22 Principais Programas de
Educação Continuada

23 PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA
Totalmente inovado, desde 2003, o associado da SBP tem oportunidade de reciclar seus conhecimentos científicos pela internet, durante aulas interativas com data e horário pré-agendados. As aulas são filmadas em Porto Alegre/RS e transmitidas ao vivo para todo o Brasil. O conteúdo fica a critério do palestrante visando um assunto de interesse do pediatra geral. Após as transmissões, as aulas ficam armazenadas em uma biblioteca virtual e podem ser assistidas sempre que necessário. Participam do programa mais de 4 mil médicos.

24 PRONAP Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria
O Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria (PRONAP) já se encontra no XV ciclo e com mais de assinantes. A cada ciclo, no período de um ano, os assinantes recebem artigos científicos referentes a 12 temas divididos em 4 fascículos, além de exercícios de reforço para autoavaliação. O material é encaminhado via correio e permite a atualização de pediatras de todo o país. Ao final de cada ciclo, os assinantes participam de um processo de avaliação que, no caso de obterem suficiência, lhes confere um certificado. Após cumprir 3 ciclos, num intervalo máximo de cinco anos, o assinante recebe um diploma de parede. Por se tratar de um programa ininterrupto, porém com ciclos independentes, a cada ano podem ser incluídos novos assinantes que, após um novo período de três anos, também farão jus ao diploma.

25 PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL
Realizado através de aulas teóricas e práticas com duração de 8 horas, este curso, com mais de 700 instrutores em todo Brasil, treina profissionais de saúde que atuam nas salas de parto de acordo com as modernas técnicas de ressuscitação de recém-nascidos, reduzindo a mortalidade perinatal e a prevalência de sequelas. Mais de 54 mil profissionais já foram treinados desde a sua criação, em Lançamento do novo livro em junho de 2012.

26 PROGRAMA DE REANIMAÇÃO NEONATAL
Curso de Transporte de Recém-Nascido de Alto Risco Formado por 1 aula teórica e 4 aulas práticas, com pré e pós-testes, com duração de 8 horas, este curso capacita profissionais de saúde, previamente habilitados no curso de Reanimação Neonatal, a realizar o transporte inter e intra-hospitalar de recém-nascidos de alto risco. É obrigatória a leitura do livro que contém 48 páginas, lançado em março de 2011.

27 PROGRAMA DE REANIMAÇÃO PEDIÁTRICA
Desde 1999, o curso capacita pediatras para atendimentos de emergência a crianças e adolescentes em risco de vida, tanto vítimas de trauma como doenças agudas. Mais de 10 mil médicos já participaram do treinamento, que leva 28 horas em 2 dias. Mais de 50 cursos são oferecidos por ano, em 16 polos nas maiores capitais brasileiras.

28 PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA
O PRORN tem por objetivo atualizar, de forma continuada e constante, todos os neonatologistas, com tópicos de importância fundamental na área. Com duração de 2 anos, cada ciclo tem 4 módulos trimestrais que contém um programa de 21 tópicos científicos com autoavaliação. Mais de 28 mil inscritos, sendo mais de 4 mil inscritos ativos. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA O PROTIPED, com tópicos fundamentais na área da terapia intensiva pediátrica, tem o objetivo de atualizar profissionais selecionados pela SBP e AMIB. Com duração de 2 anos, cada ciclo tem 4 módulos trimestrais que contém 18 temas científicos com autoavaliação. Mais de 7 mil inscritos, sendo mais de 3 mil inscritos ativos.

29 Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica
Lançado em 2011, com duração de 16 horas de aula em 2 dias, o CANP auxilia na prevenção e redução da prevalência de distúrbios nutricionais, por meio da disseminação de conhecimentos relativos à nutrição na faixa etária pediátrica, realizados nas maiores capitais brasileiras.

30 CURSOS DE RECICLAGEM E ATUALIZAÇÃO EM
ÁREAS DE ATUAÇÃO Implantados neste ano, cada curso é constituído, no mínimo, de 5 módulos, com duração de 16 horas em 2 dias e contam com a participação de membros dos Departamentos Científicos da SBP e especialistas locais, professores de notório saber na área do conhecimento científico, cujo objetivo é capacitar multiplicadores, promovendo assim maior qualidade no atendimento às crianças e aos adolescentes, sendo eles: Alergia e Imunologia Adolescência Comportamento e Desenvolvimento Cuidados Hospitalares - Emergência

31 Principais Campanhas e
Projetos Sociais

32 CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO
Desde 1999, a SBP promove a campanha nacional anual de promoção do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida.

33 Licença Maternidade Seis meses é melhor!
A Lei nº , de 09/09/08, que institui o Programa Empresa Cidadã, destinada à prorrogação da licença maternidade mediante concessão de incentivo fiscal é um projeto da SBP, em parceria com a senadora Patrícia Saboya. Prorrogação de 2 meses. Facultativo. Benefício fiscal para empresa. Garantia do emprego. Não é restrita à mãe que amamenta.

34 Programa Nacional de Educação Infantil
PRONEI Programa Nacional de Educação Infantil O projeto de lei (PL) 698/07, que institui o Programa Nacional de Educação Infantil (Pronei), foi aprovado em 26/05/09, por unanimidade, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A proposta, da SBP e da senadora Patrícia Saboya, coordenadora da Frente Parlamentar pela Criança e pelo Adolescente, visa expandir rapidamente a rede de creches e pré-escolas gratuitas, de qualidade e em tempo integral, beneficiando a população de baixa renda. Além de definir como as unidades educacionais deverão funcionar, explicita de onde virão os recursos (do FGTS e do Fundeb, o fundo da educação básica).

35 Teste do Olhinho A cobertura obrigatória dos planos de saúde foi ampliada em junho de 2010, incluindo, ente outros procedimentos, o Reflexo Vermelho, ou “Teste do Olhinho”, feito por pediatra. Assim, as crianças passaram a ter acesso ao procedimento, conforme a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) publicada. A recomendação da SBP é que o Teste faça parte do exame clínico realizado pelo pediatra no recém-nascido antes da alta da maternidade. Quando isto não ocorrer, o pediatra deverá, obrigatoriamente, fazê-lo na primeira consulta de puericultura. A regulamentação, em 2009, especificou que o Reflexo Vermelho deve ser feito sem custo para a família. No caso da medicina privada deve, portanto, ser pago pela operadora que fez o parto.

36 Teste da Orelhinha A triagem auditiva neonatal, chamado Teste da Orelhinha, é um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por nascidos vivos. O exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs) é um dos que avaliam a integridade da função auditiva e SBP é favorável à triagem auditiva universal, com a implantação de todas as ações necessárias para a prevenção, o diagnóstico e a reabilitação das crianças que sofrem de deficiência auditiva. Desde o ano passado, com a lei /10, hospitais e maternidades precisam, obrigatoriamente, realizar o exame, gratuitamente, nas crianças nascidas em suas dependências.

37 TESTE DO CORAÇÃOZINHO A SBP, através de seus Departamentos Científicos (DCs) de Cardiologia e Neonatologia, redigiu um consenso técnico para a realização da oximetria de pulso, também conhecida como Teste do Coraçãozinho. Trata-se de um exame simples, indolor, rápido, que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de cardiopatia congênita crítica. O Teste já é obrigatório em alguns estados mas não há ainda uma legislação federal. Na Câmara dos Deputados tramita o projeto de lei (PL) 484/2011, de autoria do senador Eduardo Azeredo, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, incluindo vários testes de triagem neonatal, dentre os quais o da oximetria de pulso. Está na Comissão de Seguridade Social e Família, onde aguarda parecer da deputada Teresa Surita.

38 Congressos e Eventos

39 2001 – 2011 4 Congressos Brasileiro: 15.341 inscritos
50 Congressos de Especialidades: inscritos 5 Simpósios Internacionais: inscritos 4 Simpósios de Vacinas: inscritos 1 Congresso Residente: 220 inscritos

40 Calendário 2013 12º Simpósio Brasileiro de Vacinas
10 a 13/ Recife/PE 10º Congresso Brasileiro Pediátrico de Endocrinologia e Metabologia 01 a 04/ Brasília/DF 14º Congresso Brasileiro de Ensino, 9º Cong. Bras. de Pesquisa em Saúde da Criança, 2º Cong. Bras. de Médicos Residentes em Pediatria e 2º Encontro da Liga de Pediatria 29 a 31/ São Paulo/SP 36º Congresso Brasileiro de Pediatria, 9º Cong. Bras. de Reumatologia Pediátrica e 7º Cong. Bras. de Otorrinolaringologia Pediátrica 08 a 12/ Curitiba/PR

41 36º Congresso Brasileiro de Pediatria
A cada dois anos, mais de 5 mil pediatras de todo o país participam deste que é o maior encontro da especialidade na América Latina. Desde a realização do primeiro em 1947, o Congresso Brasileiro de Pediatria tem uma programação científica voltada às necessidades globais do pediatra brasileiro, bem como as mais recentes transformações sociais. O 36º Congresso Brasileiro de Pediatria será realizado no período de 08 a 12 de outubro de 2013, em Curitiba/PR, concomitantemente ao 9º Congresso Brasileiro de Reumatologia Pediátrica e o 7º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia Pediátrica.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google