A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Final Arthur Leonelo # Bárbara Rodrigues # 110008979 Maíra Martins # Tiago Furtado # 110154843.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Final Arthur Leonelo # Bárbara Rodrigues # 110008979 Maíra Martins # Tiago Furtado # 110154843."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Final Arthur Leonelo # Bárbara Rodrigues # 110008979 Maíra Martins # Tiago Furtado # 110154843

2 Apresentação A empresa Eco Lógica pode ser classificada como prestadora de serviço na área de reciclagem. Ela recolhe nos estabelecimentos conveniados os materiais descartados, os quais serão posteriormente reciclados por outras empresas.

3 Objetivo O mercado de Brasília já está dominado pelas grandes empresas pioneiras no processo de reciclagem. É muito difícil concorrer diretamente com elas devido ao grande capital de investimento. Essas empresas inibem as pequenas, fazendo com que essas menores sejam compradas pelas maiores. A estratégia adotada foi direcionar o produto fugindo da linha das grandes concorrentes. Viu-se uma janela de oportunidade na área de reciclagem do plástico, que é um material que demanda pequeno/médio investimento em maquinário.

4 Objetivo A Eco - Lógica foca na rede de prestação de serviço no varejo, logo seu objetivo é dominar o maior número de lojas possível. A empresa pretende no futuro, coletar e reciclar os materiais, sem ter que depender de outras empresas. Estão buscando melhorar o maquinário para poder acelerar cada uma dessas etapas.

5 História e caracterização A empresa surgiu em outubro de 2011, da parceria dos sócios José Alexandre Seabra, Moisés Seabra e Diogo Ker, com intuito de prestar um serviço com qualidade na área do varejo, que atualmente não tem sido explorada de maneira correta. Utiliza como sede a empresa parceira C Papel, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Trata-se de uma microempresa, que não apresenta nenhuma filial. Também não conta com departamentos das áreas de compras, logística, marketing, produção e finanças.

6 Processo produtivo A Eco Lógica primeiramente coleta os materiais nas lojas contratantes do serviço. Em seguida, o que foi recolhido é separado e organizado. Na etapa seguinte os resíduos soltos selecionado seguem até as instalações físicas da empresa parceira, onde são prensados até atingir o formato de um cubo.

7 Por último, a empresa contrata uma transportadora para levar os cubos prensados até Goiânia, onde o material será reciclado por outra entidade. Ressalta-se que Goiânia o custo da reciclagem é mais barato e paga-se mais pela mercadoria do que em Brasília. A produção é do tipo contra pedido. O tempo de resposta varia entre 1 e 2 dias e praticamente não existem sobras. A Eco - Lógica não possui nenhum mecanismo de previsão, apenas utiliza técnicas quantitativas de séries temporais, procura considerar a média do que foi demandado nos meses anteriores. Processo Produtivo

8 Quanto ao sistema produtivo, classifica-se em produção de massa, por produzir grandes quantidades e pequena variedade de produtos. As operações são previsíveis e repetitivas focadas nas tarefas e utilização de recursos. Esse tipo de sistema consegue entregar produtos com menores custos. No que diz respeito aos sistema de administração, trata-se do Just in time. É uma produção enxuta, em que os estoques zero são termos que indicam a mesma coisa, o sistema que movimenta materiais numa planta com a necessidade mínima de estoque. Porém, o sistema MRP (Materials Requirements Planning) não é utilizado, pois a empresa não programa o fluxo de estoques com base em previsões de vendas

9 Funcionários Por ser uma empresa de pequeno porte, o número de funcionários é bem reduzido. A prestadora de serviço conta com um motorista, um ajudante, um funcionário responsável pelos atacados e sete funcionários pelos supermercados. Eles são escolhidos por análise de currículo e entrevista. Geralmente são alvo de indicação de outros funcionários.

10 Tecnologia Baseia-se na prensa vertical, mecanismo que diminui o volume do material a ser reciclado, sendo possível armazenar mais no galpão da empresa. Reduz-se o custo do transporte, pois serão necessárias menos viagens. Quando o material está bem prensado também há ganho no tempo de transporte. O equipamento é fundamental para cumprir a estratégia de liderança de custo total, ou seja, busca pelos menores gastos.

11 Transporte O transporte é terceirizado, sendo do tipo modal rodoviário. Não é necessário o uso de embalagem, pois o material não precisa. Como o material transportado é de tamanho compacto, o carregamento do material é de fácil acomodação. No que diz respeito à transportadora, a escolha se deu, sobretudo com base nos custos. Os proprietários também levaram em consideração a qualidade do serviço, acima de tudo a pontualidade e disponibilidade. Por não ser um produto frágil ou de alto valor comercial, não foi contratada nenhuma seguradora.

12 Modelo de transporte Figura 1: Modelo de transformação Fonte: Slack et al. (1999)

13 Estoque Como a empresa em questão é uma prestadora de serviços, e não há como estocá-los, a denominação estoques será usada para tratar da matéria prima. O estoque é centralizado e não depende da demanda, que no caso seria empurrada, executada para atender uma previsão de solicitação de um cliente e não uma solicitação propriamente dita. Trabalha-se com os menores níveis possíveis de mercadorias estocadas. Não há preocupação com estoque de segurança e com o controle, talvez pelo ramo em que está inserida a empresa. A alocação segue apenas uma separação de acordo com o tipo de material.

14 Stakeholders Os indivíduos que mais afetam a organização são: sócios proprietários, sócios investidores, clientes internos, clientes externos (lojas de varejo), parceiros, fornecedores e vigilância sanitária. Os clientes não seguem nenhum perfil específico. Um exemplo é o Grupo Pão de Açúcar. Os fornecedores por sua vez se resumem as empresas que descartam materiais possíveis de serem reciclados, nos vendedores de material de escritório, cordas e peças para as prensas. Exceto no que se refere aos estabelecimentos de coleta, os pedidos normalmente são feitos via telefone e de acordo com a necessidade. Os donos optam por grandes quantidades.

15 Receitas e despesas O lucro da empresa ECO-LÓGICA tem origem da quantidade de material vendido no mês menos os custos fixos e variáveis. Os custos fixos, por exemplo, são os salários de seus funcionários, contas de energia e água. Já os custos variáveis estão relacionados com o valor pago à transportadora por cada viagem, sendo que quanto mais material recolhido, maior o número de viagens, assim os gastos aumentam. Também é possível incluir nos custos variáveis a manutenção da prensa, fato que ocorre aleatoriamente. A empresa não forneceu informações sobre os valores de seus lucros e custos fixos e variáveis. Sabe-se apenas que se faturamento anual é inferior a R$ 360.000,00. A empresa não faz uso de nenhum indicador de desempenho.


Carregar ppt "Projeto Final Arthur Leonelo # Bárbara Rodrigues # 110008979 Maíra Martins # Tiago Furtado # 110154843."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google