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RELATÓRIO DE GESTÃO 2007 Dezembro - 2007. CONSELHO CURADOR Presidente Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior Vice-Presidente Profª. Dra. Josânia Lima Portela.

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1 RELATÓRIO DE GESTÃO 2007 Dezembro - 2007

2 CONSELHO CURADOR Presidente Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior Vice-Presidente Profª. Dra. Josânia Lima Portela Membros Efetivos: Prof. Dr. Wilson Martins de Sousa Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto Prof. Esp. Edilberto Duarte Lopes Econ. Jovita Maria Terto Madeira Nunes Estudante Universitário Sr. Felipe Castelo Branco Teixeira Membros Suplentes Prof. Dr. Francisco Solano Feitosa Júnior Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes SUPERINTENDÊNCIA Superintendente Prof. Dr. Cristóvam Colombo Belfort Diretoria Executiva Maria Doris Carvalho de Amorim Mota Gerência de Projetos e Relações Institucionais Maria Carme Mota Gerência de Administração Astrid Cassandra Nery Ramos Macêdo Contadora Belinda Ferreira dos Santos

3 COLABORADORES Coordenação de Administração de Projetos e Convênios Paula Adriana de Sousa Melo Coordenação de Relações Institucionais e Eventos Izabel Aragão de Sousa Santos Chefe da Secretaria Executiva Juliene de Araújo Mendes da Costa Coordenadora de Contabilidade Elineves Moura Area Leão Costa Coordenador de Finanças Adriano Mendes de Sousa Responsável pela elaboração do Relatório GERÊNCIA DE PROJETOS E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS Maria Carme mota Coleta de dados – Projetos Donizeth Figueredo da Silva Informática Paulo Humberto Lima Nunes Seleção de Fotos Projeto APL Opala de Pedro II

4 SUMÁRIO 1APRESENTAÇÃO 2A INSTITUIÇÃO 2.1Perfil 2.2Gestão 2.3Forma de Atuação 2.4Parcerias 3ATIVIDADES DESENVOLVIDAS VISANDO OS RESULTADOS PROPOSTOS 3.1Resultado 1 – Projetos desenvolvidos no período (2005 a 2007) 3.2Resultado 2 – Panorama dos Projetos Financiados em 2007 3.3Resultado 3 – Situação Detalhada por Área de Atuação 3.4Resultado 4 – Gestão Administrativa Financeira FADEX 3.5Resultado 5 – Análise Situacional Econômico Financeira 3.6 Resultado 6 – Plano de Trabalho 2008 4CONCLUSÃO

5 APRESENTAÇÃO

6 1. APRESENTAÇÃO A FADEX em 2007 voltou- se substancialmente para firmar a sua estruturação física, administrativa, funcional e financeira, visando a melhoria do seu desempenho técnico e de gestão global da entidade, com foco especial para as ações empreendedoras voltadas para a prospecção de recursos e a expansão dos seus serviços à comunidade acadêmica, especialmente, aqueles vinculados a UFPI – Universidade Federal do Piauí, a sua principal parceira e entidade apoiada. Para atingir seus objetivos, empreendeu ações no sentido de melhorar as instalações físicas da FADEX promovendo a sua mudança de endereço, fixando suas novas instalações em área contígua à UFPI. Foram adquiridos novos equipamentos de informática e modernizado o sistema de informações gerenciais da instituição, desde a gestão de projetos (formalização de novos projetos, seu acompanhamento e finalização), até a gestão administrativa, favorecendo a melhoria dos controles de recursos humanos, financeiros, patrimoniais e contábeis. Tudo isso, sem perder de vista a dinâmica maior da instituição que é servir bem à academia. Nesse sentido, há que se observar os resultados positivos alcançados pela FADEX nessa parceria inconteste com a UFPI gerando no período a introdução e expansão de aproximadamente 124 novos projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional e tecnológico, perfazendo um total de 288 projetos entre executados e em andamento desde a sua constituição até o presente. 6

7 Todavia, nada disso seria possível sem o apoio incondicional do corpo de colaboradores e estagiários da FADEX em consonância com o corpo de coordenadores de projetos da instituição apoiada e demais parceiros. Em 2008 a FADEX aprimorará a busca por novas parcerias, sempre leal aos princípios norteadores de sua criação, das finalidades e principalmente, buscando assegurar o dispositivo de servir com dignidade, na trilha da eficiência, eficácia e efetividade. O presente documento tem a pretensão de demonstrar, de modo claro, sucinto e objetivo as ações e atividades desenvolvidas pela instituição, os avanços conquistados ao longo do período, e as dificuldades e entraves observados na busca incessante do cumprimento dos seus objetivos estatutários. Ademais, ensejamos aos leitores e interessados neste Relatório, que possam compartilhar com a FADEX dos avanços e vitórias alcançadas em 2007, mais bem demonstrados no decorrer deste documento. 7

8 PROJETO: Desenvolvimento de Tecnologias e Equipamento I Integradoao APL Opala da Região de Pedro II A INSTITUIÇÃO

9 2. A INSTITUIÇÃO A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão – FADEX, foi instituída em Maio de 2005, com a finalidade de apoiar programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, cientifico e tecnológico da UFPI – Universidade Federal do Piauí como instituição apoiada, assim como, da comunidade em geral. DESEMPENHO OPERACIONAL / QUALIFICAÇÃO  06 Cursos de Mestrados nas áreas de educação e ciências em andamento;  06 Cursos de Graduação nas áreas de: licenciatura em educação (04), 02 em saúde;  05 Bacharelados, (03) em Administração a Distância, (02) em Sistema de Informação na modalidade a distância;  56 Cursos de Especialização nas diversas áreas do conhecimento, parte concluídos e partes em andamento;  105 projetos de extensão entre cursos executados e em andamento.  20 projetos de pesquisa nas áreas de ciências e tecnologia: parte executados e parte em execução;  15 Concursos realizados;  77 projetos de desenvolvimento institucional em andamento. » TOTAL: 288 PROJETOS 2.1 Perfil 8

10 MISSÃO A missão da FADEX objetiva viabilizar o fomento e a execução de planos, programas e projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional e tecnológico, na forma de convênios e contratos com a academia e outras entidades públicas e privadas, apoiando na adequada captação e aplicação dos recursos, consoante aos paradigmas do terceiro setor. Envolve ainda, além das iniciativas para a captação de recursos, a gestão administrativa e financeira dos projetos, seu acompanhamento intelectual, estando constantemente interagindo com as ações sociais, educativas e de preservação ambiental, respeitando, na integralidade, as propostas deles decorrentes. 9

11 Em 2005 a instituição administrou um volume de aproximadamente R$ 480.445,29 oriundos de convênios e projetos com a UFPI. Já em 2006, registrou um crescimento superior a 5.194% em relação a 2005, administrando um volume de recursos da ordem de R$ 25.410.349,31 e, realizando repasses na forma de impostos e encargos sociais de aproximadamente R$ 2.107.262,32. Figura 1 - Evolução dos Recursos 2005 / 2006 No mesmo exercício, repassou como receita para a UFPI a importância de R$ 52.371,36 e, contabilizou como receita própria a importância de R$ 118.061,30, dos quais, apenas R$ 97.708,88 foram provenientes de taxas administrativas. 10

12 Todavia, ressalta-se que, dos recursos administrados pela FADEX em 2006, aproximadamente 99,4% são frutos de convênios com a própria UFPI e, em grande parte, oriundos de recursos públicos, portanto, impedidos de taxação. Em decorrência, se verifica o grande volume de recursos administrados, em contraste com o pouco volume de recursos efetivamente captados para garantir a transferência de receita à UFPI e a sustentabilidade da FADEX. Em dados gerais, dos recursos administrados, apenas 0,60% representaram receita efetivamente captada para as duas instituições no exercício referido. Em 2007 a FADEX administrou aproximadamente R$ 33.129.545,61. Se comparado a 2006 perfaz um percentual de aproximadamente 30,38% de crescimento real, conforme figura abaixo. Figura 2 - Evolução dos Recursos 2006 / 2007 11

13 Desse modo, as receitas geradas em taxas para UFPI foram superiores a 2006, totalizando R$ 224.102,14. No mesmo período a FADEX contabilizou para si uma receita de aproximadamente R$ 290.773,51, cuja soma de receitas captadas entre e UFPI e FADEX, corresponde a 1,55% do volume total de recursos administrados. 2.2 Gestão A FADEX administra recursos que, na sua quase totalidade, são oriundos de convênios e contratos com instituições públicas e privadas. A administração desses recursos é realizada de forma segura e obediente às determinações emanadas dos respectivos documentos formalizadores, aos quais a instituição cumpre diligentemente. Os recursos próprios da FADEX são administrados com autonomia e em concordância com as diretrizes emanadas do seu Plano de Trabalho. Nesse sentido, o Conselho Curador cumpre o importante papel de deliberar sobre a aprovação desse plano e do orçamento a este vinculado. A direção da entidade é composta pelo Conselho Curador e pela Superintendência. O Conselho Curador é responsável pela definição das diretrizes e estratégias para o funcionamento geral, cumprindo ainda, o papel de fiscal das ações executivas visando assegurar o efetivo cumprimento das diretrizes aprovadas. 12

14 A Superintendência é responsável pela execução das ações e atividades definidas pelo Conselho Curador, tomando como princípio o Plano de Trabalho aprovado para o exercício, combinado com a respectiva Proposta Orçamentária. A Superintendência é exercida por seu titular, Prof. Dr. Cristóvam Colombo Belfort. Para atender a efetiva execução dos trabalhos a FADEX em 2007 logrou a aprovação da estrutura administrativa que passou a ser composto pelos seguintes órgãos: 1. Conselho Curador; 2. Superintendência composta por: Assessoria Técnica; Conselho Técnico; Secretaria da Superintendência (Recepção); Diretoria Executiva composta por 02 Gerências: a)Gerência de Administração formada por: Coordenação de Recursos Humanos; Coordenação de Finanças; Coordenação de Material e Patrimônio; Coordenação de Contabilidade; b) Gerência de Projetos e Relações Institucionais formada por: Coordenação de Planejamento Estratégico; Coordenação de Administração de Projetos e Convênios; Coordenação de Relações Institucionais e Eventos; Coordenação de Bolsas, Estágios e Prestação de Serviços. Em conformidade com o quadro abaixo. 13

15 Figura 3 - ORGANOGRAMA Nas ausências e impedimentos, a Superintendência foi exercida pelo Vice-Presidente do Conselho Curador, conforme alude o parágrafo 2.º, inciso X do Art. 14 do Estatuto. 14

16 O Conselho Técnico é uma unidade interna de assessoramento, composto pela superintendência, diretoria executiva e as gerencias, para uso na abordagem de questões de elevada complexidade onde seja de grande importância coletivizar as decisões. A Assessoria Técnica é composta por pessoal altamente qualificado das seguintes áreas: Jurídica, formada por advogados de expressivo saber, notadamente com conhecimento especial sobre a juridicidade das instituições vinculadas ao terceiro setor; e na área de informática, por pessoal com conhecimento superior e domínio sobre programação e controle de IT – Tecnologia da Informação. Figura 4 - UNIDADES ESTRUTURAIS E ATIVIDADES 15

17 O quadro acima apresenta as unidades estruturais combinada com as respectivas atividades que compõe cada função básica. Com a nova estruturação programada e aprovada pelo Conselho Curador através da Resolução 001/2007 de 13.04.07, a FADEX partiu em busca da sua implementação, de modo sistemático e cuidadoso, a fim de consolidar a sua organização administrativa, em consonância com os recursos financeiros efetivamente captados para cobertura dos respectivos custos. A autosustentabilidade tem sido a tônica da instituição para se firmar como uma entidade fomentadora de projetos e recursos. Todavia, há que ser lembrado que a administração de recursos públicos tem se tornado uma atividade extremamente onerosa para as instituições sem fins lucrativos, na medida em que a mesma gera custos, nem sempre cobertos pelas instituições financiadoras, tais como: encargos sociais, impostos, despesas bancárias, tarifas alfandegárias, apólices de seguros, etc., além de não permitir o ressarcimento por despesas operacionais (taxas de manutenção), obrigando desse modo, as instituições a uma situação de incipiência financeira. Essa situação, de certo modo, termina por penalizar a instituição apoiada, uma vez que a mesma, também deixa de auferir receitas e, assim, certamente, irão faltar recursos para incentivar as atividades de pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. A captação de recursos é, portanto uma reação em cadeia, que deve atender às necessidades de sustentabilidade da Fundação, como também contribuir para o fomento de programas e projetos de pesquisa e extensão da instituição apoiada. Nesse sentido, faz-se necessário observar que, dos recursos administrados em 2007, apenas 1,55% foram passíveis de taxação, cuja receita captada foi efetivamente distribuída entre a UFPI e FADEX, respectivamente. Desse modo, a geração de recursos para manutenção administrativa foi deveras insuficiente para a cobertura total das necessidades intrínsecas ao funcionamento geral da FADEX (contratação, capacitação, treinamento e melhor remuneração de pessoal, aquisição de novos equipamentos, melhoria das instalações, produção de softwares etc.,), em contraponto ao grande volume de projetos administrados. Mesmo assim, a instituição procurou, com grande esforço, corresponder às expectativas da UFPI e demais parceiros cumprindo com suas responsabilidades administrativas legais. 16

18 2.3 Forma de Atuação A FADEX proporciona à sua clientela o estímulo fundamental à realização de projetos e eventos visando facilitar a coordenação e administração dos mesmos. A demanda de novos projetos se dá consoante ao programa de desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, e o incremento ao desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da instituição apoiada. Todavia, aporta ainda condições técnicas especiais para o fomento de projetos através da iniciativa privada e em parceria com outras instituições públicas e ou privadas. Sua atuação visa estabelecer o fortalecimento das relações entre os diversos parceiros, primando pela execução tempestiva e eficiente dos projetos que executa. Nesse contexto, é importante salientar que os recursos captados para a instituição apoiada, sempre foram repassados integralmente à mesma, em obediência aos preceitos legais, bem como, visando apoiá- la financeiramente no aporte de recursos para o fomento de novos projetos. 17

19 Através da UFPI, a FADEX mantêm estreita relação de parceria com diversas instituições de âmbito nacional e estrangeiras, tais como: NACIONAIS: 1) MEC – Ministério da Educação e Cultura; 2) MS – Ministério da Saúde 3) ANVISA - Agencia Nacional de Vigilância Sanitária; 4) CHESF - Companhia Hidroelétrica do São Francisco; 5) UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; 6) BB – Banco do Brasil; 7) EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária; 8) FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos; 9) CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco; 10) Prefeituras Municipais do Estado do Piauí, inclusive de Teresina; 11) SEMEC - Secretaria Municipal de Educação e Cultura Teresina. INTERNACIONAIS: 1) OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde; 2) OMS - Organização Mundial da Saúde; 3) PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; 4) Universidade de Verona - Itália 5) Universidade de LIVERPOOL - Inglaterra. 6) Comunidade Européia. 2.4 Parcerias 18

20 Dentre os projetos financiados em parceria, merecem especial destaque os voltados para o fortalecimento da saúde pública, da pesquisa na UFPI, e do desenvolvimento institucional tais como: FINANCIADOS PELA OPAS/OMS a) O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRO-SAÚDE, que visa reorientar os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem de modo a oferecer à sociedade, profissionais habilitados para responder às necessidades da população brasileira e a operacionalização do SUS, no marco do Projeto Pró- Saúde; b) O Projeto de Implementação da Rede de Ensino para a Gestão Estratégica do SUS – REGISUS, que objetiva a conjugação de esforços para a execução do programa REGISUS no estado do Piauí. FINANCIADOS PELA UNESCO a) Curso de Especialização em Saúde da Família, visando qualificar médicos, enfermeiros, e cirurgiões dentistas para atuarem com os preceitos organizativos e funcionais tendo como principio básico a prática multiprofissional e interdisciplinar de saúde da família, de modo a compreenderem a multicasualidade do processo saúde-doença, tendo como eixo estruturante a família, o território e a educação. FINANCIADOS PELO FINEP a) Projeto de Expansão e Modernização de Infra- Estrutura para Pesquisa na Pós – Graduação da Universidade Federal do Piauí, através da liberação de recursos financeiros para aquisição e “Implantação do Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear na UFPI”. 19

21 b) Projeto “Implementação de Estrutura de Pesquisa nos Novos Campi – UFPI”, através da liberação de recursos financeiros para aquisição de equipamentos e implementação de laboratórios de pesquisa. FINANCIADOS PELA CODEVASF a) Estudo Ambiental do Baixo Parnaíba, visando determinar a presença de cromo no sedimento do rio Parnaíba, sua influência na cadeia trófica e os agentes impactantes e, analisar a qualidade da água na Região de Lagoa Grande no município de Buriti dos Lopes e do Rio Parnaíba avaliando sua qualidade para o uso em atividades de piscicultura. FINANCIADOS PELO BANCO DO BRASIL a) Projeto de Graduação em Administração na Modalidade de Educação a Distância, objetivando oferecer apoio didático pedagógico no âmbito do ADM/EAD para 218 funcionários do banco em cumprimento das suas responsabilidades sociais, no âmbito da formação profissional dos seus colaboradores. FINANCIADOS PELA UNIVERSIDADE DE VERONA – ITÁLIA a) Projeto “Sujeitos e Saberes na Mediação Social e Educacional”, com a finalidade de facilitar e intensificar intercâmbios culturais e a colaboração entre as entidades convenentes nas áreas da pesquisa e da didática, obedecendo às normas vigentes no campo do ensino universitário no Brasil e na Itália. Em termos de igualdade e de recíproca vantagem colocando à disposição da comunidade local. 20

22 FINANCIADOS PELA UNIVERSIDADE DE LIVERPOOL – INGLATERRA a) Projeto “Papel das Galinhas Domésticas na Transmissão de Leishmaniose Visceral”, objetivando comparar a acurácia da PCR para determinação do DNA de Leishmania Chagasi de aspirado de medula óssea, do sangue e pele em preparações de material fixado em lâminas em relação ao espécime não fixado, no momento do diagnóstico e na fase de acompanhamento do tratamento da doença. FINANCIADOS PELA COMUNIDADE EUROPÉIA a) Projeto de Pesquisa em Rede com a Comunidade Européia Intitulado para o Controle da Leishimaniose, com duração até 2009. Os demais projetos, igualmente importantes, relacionam-se a projetos de especialização, em grande parte, autofinanciáveis e, projetos de extensão. Todos recepcionados pela grife da Universidade Federal do Piauí. Estes projetos estarão mais bem demonstrados no decorrer deste relato. 21

23 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS VISANDO OS RESULTADOS PROPOSTOS

24 O Plano de Atividades para 2007 tencionou, sobretudo, melhorar e adequar o funcionamento geral da FADEX, a partir das suas instalações físicas, e do fortalecimento da sua estrutura organizacional, administrativa e funcional, visando proporcionar à instituição apoiada, aos parceiros e aos coordenadores de projetos, um suporte tecnicamente compatível com as necessidades da UFPI e da comunidade em geral. Além desses objetivos mais imediatos, a FADEX se propôs ainda, a contribuir com a Academia na prospecção de novos projetos, viabilizando o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento institucional da UFPI, bem como, a autosustentabilidade da fundação. A autosustentabilidade têm sido um dos enfoques centrais. A instituição deve buscar a sua sobrevivência em bases sólidas, seja do ponto de vista financeiro, seja do ponto de vista legal, institucional, técnico, administrativo e funcional, para que possa atuar e crescer, de modo a contribuir estavelmente com o desenvolvimento da UFPI e da comunidade em geral, firmando-se como uma entidade de referência no cenário político do terceiro setor no Estado do Piauí e do Brasil. 23

25 Das ações de organização empreendidas no período referenciado destacam-se: 1. A estruturação e organização da nova sede da entidade; 2. A aquisição de equipamentos de IT – Tecnologia da Informação visando o fortalecimento e controle sistemático das ações / atividades; 3. O fortalecimento da sua estrutura organizacional - Organograma; 4. A contratação de Pessoal Técnico em regime Celetista; 5. A contratação de uma Assessoria Jurídica; 6. A realização de concurso para escolha da logomarca, iniciada em 2006 e concluída em janeiro de 2007, com a premiação do ganhador, em evento prestigiado pela UFPI; 7. O apoio a eventos realizados pela UFPI através de patrocínio financeiro; 8. O apoio financeiro e logístico ao 1º Encontro Sobre o Terceiro Setor, realizado pelo Ministério Púbico do Estado do Piauí; 9. A participação em encontros e eventos realizados pelo CONFIES no período; 10. A formalização e administração de 124 novos projetos de ensino, pesquisa e extensão; 11. A formalização da prestação de contas de 53 Projetos; 12. A administração global de 269 projetos, correspondentes à mesma quantidade de contas ativas controladas; 13. Manutenção e fortalecimento das relações de parceria existentes através de uma execução transparente e célere dos compromissos assumidos. 24

26 3.1 Resultado 1 – Projetos desenvolvidos no período (2005 a 2007)

27 Considerando que a FADEX é uma instituição ainda bastante jovem, todavia ocupando-se de responsabilidades grandiosas, que envolve o desenvolvimento da própria instituição apoiada, importa neste relato realizar uma retrospectiva das ações já realizadas, desde a sua constituição até o presente. A tabela 1, apresenta a quantificação dos projetos executados por área de atuação, seguida de uma análise comparativa entre os mesmos. 26

28 A tabela indica um total de 288 projetos formalizados e administrados pela FADEX até o presente. É importante caracterizar que destes, apenas 56 foram concluídos, encerrados e prestado contas no período, sendo 03 encerrados em 2005, e 53 em 2007. A figura 5, apresenta um cenário comparativo entre os vários projetos desenvolvidos, observando a sua especialidade. 27

29 p Esse panorama é fundamental, não apenas para uma análise mais apurada sobre os caminhos que a instituição apoiada esta seguindo, mas, sobretudo, para apontar os caminhos e as lacunas que devem ser preenchidas quando se trata de incentivos ao desenvolvimento da comunidade científica e dos avanços tecnológicos. Além disso, deve-se observar ainda, a alta qualificação técnica que a instituição apoiada deve demandar em atenção aos diversos setores da sociedade.

30 3.2 Resultado 2 – Panorama dos Projetos Financiados em 2007

31 29

32 30

33 Observa-se ainda, que os projetos de desenvolvimento institucional figuram em segundo lugar, com 30% do total de projetos financiados, e em primeiro lugar no volume de recursos administrados. São projetos de grande relevância para a UFPI, todavia, por serem totalmente financiados com recursos públicos, demandam para a FADEX um grande volume de tarefas e compromissos, sem, contudo, contribuir para a sustentabilidade financeira da Fundação. Todavia, pela valoração desses projetos, os esforços e recursos executados, se afiguram para a FADEX como contribuição social. 31

34 3.3 Resultado 3 – Situação Detalhada por Área de Atuação

35 Tabela 3: Comparativo dos Cursos de Especialização quanto à quantidade e recursos orçamentados ano a ano (2005/2006 e 2007) 33

36 Figura 7: Comparativo Recursos Captados na Especialização (2005/2006 – 2007) 34

37 O quadro apresentado é indicativo da necessidade de se atentar sobre os anseios dos profissionais e setores produtivos da sociedade, no sentido de verificar qual é a demanda existente? Quais áreas estão a descoberto? E, como atender com eficácia a essa demanda, para que possa surtir resultados objetivos e concretos no fazer laboral desses sujeitos? Buscando responder a esses questionamentos, a FADEX já iniciou a construção de um canal de diálogo permanente com vários segmentos da UFPI, nas diversas áreas do conhecimento, abrindo uma interlocução com variados setores da sociedade. O objetivo é contribuir na formatação de um planejamento a curto, médio e longo prazos, que possa efetivamente promover o desenvolvimento socioeconômico do estado e da região, através do aprimoramento e disseminação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. Atualmente, os cursos de especialização administrados pela FADEX em parceria com a UFPI subdividem- se nas seguintes áreas: Tabela 4: Quantificação da Especialização por Área do Conhecimento (2005-2007) 35

38 Figura 8: Comparativo da Especialização por área do Conhecimento (2005-2007)

39 Tabela 5: Comparativo dos Cursos de Mestrados por Área do Conhecimento. Tabela 6: MESTRADOS 2005/2006 *REPRESENTA TAXA DE INSCRIÇÃO 36

40 Tabela 7: MESTRADO 2007 3.3.3 – Projetos de Extensão 37

41 38

42 39

43 40

44 41

45 42

46 3.4 Resultado 4 – Gestão Administrativa Financeira FADEX

47 43

48 44

49 45

50 46

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