A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Campina Grande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Campina Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Campina Grande
MCT – CT HIDRO - FINEP Projeto Cisternas Tutorial TWiki Marília Silva Dantas 03 e 04 de maio de 2007 Campina Grande - PB

2 Tutorial TWiki Imagine você um dia poder alterar diretamente o conteúdo de uma web, sem precisar de um programa específico, conhecimentos de programação, ou mesmo de autorização de webmasters de plantão. Hoje isso é possível graças ao TWiki. Através do TWiki ganhamos uma descentralização do pólo de emissão das informações, maior liberdade de expressão, e atualização das páginas web de forma muito mais fácil, dinâmica e democrática.

3 O que é e como utilizar o TWiki
O que é o TWiki? O TWiki é uma ferramenta de escrita colaborativa na Web, que consiste em possibilitar que várias pessoas separadas geograficamente interajam, criando conteúdo utilizando apenas um navegador. O que é necessário para utilizar o TWiki? Para a edição em TWiki o usuário necessita apenas de um navegador Web, concedendo a quebra das barreiras geográficas para grupos de pesquisadores que querem compartilhar suas informações em um mesmo ambiente na Internet, de uma forma dinâmica e sem a necessidade de software especializado.

4 Conceitos Básicos  WikiName WikiName nada mais é do que o seu nome de usuário.  WikiWord ou PalavrasWikis São nomes de tópicos. Um nome do tópico de TWiki tem sempre um formato fixo: duas ou mais palavras com iniciais maiúsculas e escritas juntas. Ao se criar um WikiWord, cria-se automaticamente um hiperlink para esse novo tópico, isso facilita o manuseio das webs, pois não é necessário saber em qual diretório está o arquivo com o tópico - você apenas digita o nome, assim como também conduz facilmente a tópicos de interesse, já que não é necessário escrever códigos e mais códigos para criar tal link, facilitando até mesmo, ler o texto do tópico quando este estiver em edição.

5 Ferramentas de Trabalho
As ferramentas de trabalho do TWiki estão localizadas sempre no fim do corpo da web como podemos ver na figura abaixo.

6 Ferramentas de Trabalho
As ferramentas de trabalho são: [Edit] – Adiciona ou modifica o tópico [Attach image or document] – Anexa arquivos ao tópico [Printable version] – vai para uma versão selecionada da página, preparada para impressão [Raw text] – Mostra o texto cru, sem converter a formatação [More topic actions] – controles adicionais, como [Rename/move], controle de versão e configurações da origem do tópico [r1.3 | > | r1.2 | > | r1.1] – mostra uma versão previa do tópico ou a diferença entre duas versões [Total page history] – tópicos estão sob controle de revisão – [diffs] mostra o histórico completo de mudanças do tópico, ex. quem mudou o que e quando. [Backlinks] - pesquisa quais outros tópicos que linkam a esse link

7 Edição de Webs Para editar Tópicos TWiki é preciso entrar no modo de edição da página, que de modo geral se acessa através do link [Edit]. O sistema solicitará então seu WikName e Senha de usuário para a autenticação. Como na figura abaixo

8 Edição de Webs Uma vez autenticado, aparece na tela a área de edição.
Daí, basta editar o conteúdo desejado e clicar no botão [Preview Changes] na base da página para prever o resultado da edição. Caso precise corrigir algo clique no botão voltar do navegador e após as alterações clique no [Preview Changes], de novo. Definido o conteúdo, é só confirmar a edição clicando no botão [Save Changes] e pronto!

9 Criação de Webs Para criar um novo tópico (web), é necessário entrar no modo de edição, da mesma forma citada anteriormente, e digitar um novo texto com uma WikiWord (ex: MinhaPagina). Agora segue-se o mesmo procedimento de edição de webs (verifica-se as alterações [Preview Changes] e salva-se o tópico [Save Changes]) O WikiWord aparecerá com uma tarja amarela e um sinal de interrogação no final, como na imagem abaixo. Isso significa que o tópico ainda não existe, ao clicar na interrogação entra-se no modo de edição do novo item, daí é só editar (como foi visto no parágrafo anterior).

10 Escrita TWiki Embora o TWiki aceite códigos HTML 3.2 e Javascript, ele utiliza uma “linguagem” própria, muito simples e fácil para edição de suas webs. Vejamos alguns recursos simples de usar que têm o objetivo de melhor organizar os textos e outros elementos no ambiente de edição de uma web desenvolvida em TWiki.  Títulos e subtítulos podem ser formados usando antecedendo os títulos e antecedendo os subtítulos.  Separe cada parágrafo com uma linha em branco.  Três (ou mais) hifens consecutivos expandem-se em uma linha horizontal: ---  Para indicar uma palavra ou frase em negrito, coloque-a entre asteriscos: *negrito*.  Para indicar uma palavra ou frase em itálico, coloque-a entre sublinhados: _itálico_.  Para criar uma lista adicione seus itens um em cada linha no formato: [espaço][espaço][espaço][*][espaço]Texto....  Iniciar itens em uma lista numerada com [espaço][espaço][espaço][1][espaço]Texto.... O "1" (ou qualquer número) será substituído pelo número correto, em ordem. Comece a contar espaços para o "1" do começo de uma nova linha.

11 Anexando Arquivos O TWiki também disponibiliza a opção de anexar qualquer tipo de arquivo em suas webs, isso significa que depois de anexados, estes podem ser abertos, baixados e visualizados. Vejamos como utilizar esse recurso. Anexar um arquivo no TWiki é exatamente como incluir um arquivo num .  Clique na ferramenta [Attach]  Clique em Browse para procurar o arquivo  Caso queira criar um link automaticamente para o arquivo na sua web, basta marcar a opção Create a link to the attached file, e no caso de desejar que este arquivo não apareça em uma tabela na web clica-se em Do not show attachment in table.  Em seguida, clique em Upload file, e desça até o final da página e veja se seu anexo está na listagem. É recomendável que no caso de se anexar uma imagem que deve ser exibida junto com o texto, marcar a opção Create a link to the attached file. Para mover a disposição da imagem / arquivo em relação ao texto, basta editar o tópico e posicionar a última linha (a linha contém %ATTACHURL%) onde desejar.

12 Dicas TWiki  http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Arte/DicasTWiki

13 Exemplos de Webs em TWIki
 Wikipédia -  LSD -  Projeto SegHidro -  Laboratório de Hidráulica II -

14 Sites Relacionados  http://pt.wikipedia.org/wiki/TWiki


Carregar ppt "Universidade Federal de Campina Grande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google