A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas"— Transcrição da apresentação:

1 Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas

2 Georeferenciamento Georeferenciamento é a forma com que os pontos em um mapa estão relacionados aos pontos no mundo real. Para isto é necessário: Uma sistema lógico para referenciar pontos na superfície da terra (Geodésia); Uma implementação específica desta lógica (um datum); Um sistema lógico para relacionar pontos no mapa (Cartografia); Uma implementação desta lógica em um software (SIG).

3 Geodésia Distância entre A e B depende do caminho que se segue.
Mas qual caminho deve ser seguido? Adotar uma superfície de referência para diminuir as irregularidades da Terra.

4 Geóide Superfície de referência equipotencial de gravidade.
Se todo planeta fosse coberto por água, o nível médio do mar formaria uma superfície igual ao Geóide. A força da gravidade não é constante, mas varia de acordo com a distribuição das massas internas da Terra. Também varia no tempo.

5 Elipsóide de referência
Aproxima a forma irregular do geóide por uma superfície mais regular.

6 Elipsóides no Idrisi

7 Elipsóides no Idrisi Novo sistema brasileiro: SIRGAS

8 Datum e Idrisi Adotar um Elipsóide de referência adequado para a região que se deseja mapear. Posicionar o Elipsóide de referência em relação ao Elipsóide WGS84 WGS 84 – utilizado por GPS

9 “Datums” (Data) no Idrisi

10 Datum SAD 69

11 Datum Córrego Alegre

12 Datum e coordenadas geográficas
Talvez a coisa mais importante para saber sobre Datum para quem trabalha com SIG é que cada Datum define um conceito diferente de coordenadas (latitude e longitude). Por isso, quando existe mais de um Datum para um único ponto, este ponto terá mais do que um conjunto de coordenadas (latitude e longitude). Dependendo do local e dos Data (Datums), estas coordenadas podem estar distantes alguns milímetros até algumas dezenas de metros.

13 Muitos Datums e Projeções em SIG
A probabilidade de que mais de um Datum, ou mais de uma projeção, sejam encontrados ao longo de um projeto de geração de mapas ou de um trabalho qualquer no SIG é muito alta. Em bacias de fronteira, onde mapas de dois países devem ser combinados, por exemplo, isto é muito comum. Um mesmo país, com dimensões como o Brasil, adota muitos meridianos UTM diferentes. As coordenadas de mapas vizinhos às vezes não combinam. Os Data são revisados ao longo do tempo, com o objetivo de melhorar a adequação para determinadas áreas. Assim, muitas vezes os Data tem uma data associada ao nome. SAD 69; WGS 84; etc. Uma ferramenta importante em qualquer SIG é a transformação das coordenadas de um ponto a partir de um datum para outro datum e de uma projeção para outra projeção.

14 Sistemas de coordenadas em SIG
Um arquivo georeferenciado em um SIG contém os dados que ele pretende representar e algumas informações sobre o sistema de coordenadas que utiliza. A definição do sistema de coordenadas envolve duas partes: Dados sobre o sistema de coordenadas geográfico adotado Dados sobre a projeção adotada

15 Exemplo Sierradem

16 Projeção Projeção Projeção Projeção Projeção Projeção Projeção
Geográfico Projeção Projeção Projeção Projeção Projeção Projeção

17 O sistema UTM Usado para projeção em coordenadas planas de bandas de 6 graus de largura Meridiano central usado como referência Coordenadas da origem verdadeira (sobre o meridiano central) são arbitrariamente estabelecidas como m (longitude) e ? m (latitude no equador)

18 Coordenadas no Idrisi Sistema paralelo às bordas da imagem.
Arquivo doc do Idrisi indica Datum e valores xmin, xmax, ymin, ymax.

19 Sistemas de referencia no Idrisi
Arquivos com extensão .ref

20 Sistemas locais x Sistemas globais
Locais: aplicados para regiões pequenas Globais: aplicados para todo o globo O sistema UTM é um exemplo de sistema de coordenadas local

21 O UTM-22S

22 O UTM-22S baseado no WGS84 baseado no SAD69 mapas do IBGE e exército
usam este

23 O sistema LATLONG

24 Operação Projection

25 Georeferenciamento Veja próximos slides
Veja apresentação de Roni (Registro de imagens revisado)

26 Georeferenciamento no ArcGIS

27

28

29 Georeferenciamento em ArcGIS

30

31 Georeferenciamento de imagens no IDRISI
Identificar coordenadas de pontos que podem ser identificados na imagem e no mapa que serve de referência ou no mundo real. Estes pontos são chamados pontos de controle. Criar um arquivo de correspondência de coordenadas do tipo: Number of Points Xold Yold Xnew Ynew Com base neste arquivo é criada uma equação que relaciona os dois sistemas de coordenadas. Usando esta equação o Idrisi converte o arquivo original num arquivo modificado através de transformações conhecidas como rubber-sheet (folha de borracha).

32

33 Algumas particularidades do Resample

34 Exercício Georeferenciar a imagem ao lado usando GPS

35 Exercício x= 1803,6 y= 764,5 Xnovo=? Ynovo=?

36 Exercício

37 Exercício Vetor estados do Brasil está em latlong
Projete para um sistema utm


Carregar ppt "Georeferenciamento e projeção de sistemas de coordenadas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google