A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Luiz Rodovil Rossi Jr. Programa de Capacitação para a Rede Social Bela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Luiz Rodovil Rossi Jr. Programa de Capacitação para a Rede Social Bela."— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Luiz Rodovil Rossi Jr. Programa de Capacitação para a Rede Social Bela Vista 27 e 29/05/2008

2 Planejamento Estratégico Estratégia. (Do gr. strategia, pelo lat. Strategia.) 1.Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios e aviões, visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados inimigos. 2. Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. Fonte: Dicionário Aurélio

3 Planejamento Estratégico Estratégia. (Do gr. strategia, pelo lat. strategia.) 3. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos. 4.Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. Fonte: Dicionário Aurélio

4 Planejamento Estratégico Definições de Estratégia A estratégia pode ser definida como a determinação dos objetivos e das metas básicas a longo prazo de uma empresa, bem como a adoção de cursos de ação e alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas. Alfred Chandler Jr Fonte: Administração Estratégica, Fernando Serra

5 Planejamento Estratégico Definições de Estratégia Padrão de objetivos e principais políticas para alcançá- los, expressos de maneira a definir em que negócio a empresa está ou deverá estar e o tipo de empresa que é ou deverá ser. Kenneth Andrews Fonte: Administração Estratégica, Fernando Serra

6 Planejamento Estratégico Definições: Planejamento - método integrado, formal e sistemático de tomada de decisão, que busca assegurar que a organização alcance seus objetivos. Estratégia - conjunto de ações para ordenar e alocar os recursos organizacionais, de modo viável e particular, referenciado nas competências e falhas internas, e nas mudanças previstas no ambiente. Planejamento Estratégico

7 Valores: previsão; racionalidade; quantificação; submissão do indivíduo ao grupo; liderança empreendedora; democracia participativa. Planejamento Estratégico

8 fazer as atividades corretamente. fazer as atividades corretas. eficácia: eficiência: Conceitos: Planejamento Estratégico

9 Missão e Visão Diagnóstico do Ambiente Objetivos Estratégicos Indicadores de Desempenho Metas de Desempenho Monitoramento do Desempenho Planos de Ação Planejamento Estratégia: Gestão

10 Planejamento Estratégico Missão: Texto que explica a razão de ser da organização Visão: Texto que apresenta a imagem desejada para o futuro

11 Planejamento Estratégico Perguntas chaves: Qual o propósito da organização ? Qual a área de atuação da organização? Qual a abrangência da organização? Missão

12 Planejamento Estratégico GRUPO 1: CULTURA E RECREAÇÃO Cultura e Artes Esportes Outras em Recreação e Clubes Sociais GRUPO 2: EDUCAÇÃO E PESQUISA Educação Fundamental e Média Educação Superior Outras em Educação Pesquisa GRUPO 3: SAÚDE Hospitais e Clínicas de Reabilitação Casas de Saúde Saúde Mental e Intervenção em Crises Outras em Saúde GRUPO 4: ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL Assistência Social Emergência e Amparo Auxílio à Renda e Sustento GRUPO 5: MEIO AMBIENTE Meio Ambiente Proteção à Vida Animal GRUPO 6: DESENVOLVIMENTO E MORADIA Desenvolvimento Social, Econômico e Comunitário Moradia Emprego e Treinamento GRUPO 7: SERVIÇOS LEGAIS, DEFESA DE DIREITOS CIVIS E ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS Organizações Cívicas e de Defesa de Direitos Civis Serviços Legais Organizações Políticas GRUPO 8: INTERMEDIÁRIAS FILANTRÓPICAS E DE PROMOÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS Fundações Financiadoras Outras Intermediárias e de Promoção do Voluntariado GRUPO 9: INTERNACIONAL Atividades Internacionais GRUPO 10: RELIGIÃO Associações e Congregações Religiosas GRUPO 11: ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS, DE CLASSES E SINDICATOS Organizações Empresariais e Patronais Associações Profissionais Organizações Sindicais GRUPO 12: NÃO CLASSIFICADO EM OUTRO GRUPO 12 Não Classificada Anteriormente Classificação Internacional de Organizações Não-Lucrativas Maiores Grupos e Subgrupos Fonte: Manual sobre Organizações Não Lucrativas no Sistema de Contas Nacionais Johns Hopkins University em cooperação com a United Nations Statistics Division

13 Planejamento Estratégico Associação Obra do Berço Promover ações educativas, culturais, sociais e de saúde à criança, ao jovem e sua família visando a formação de um ser humano participativo e consciente de seu papel de cidadão. Missão

14 Planejamento Estratégico Associação Comunitária Monte Azul Promover o amor ao ser humano independente de nacionalidade, raça, religião, posição política e condições sociais e física. Proporcionar oportunidades através da educação, cultura e saúde, principalmente para as pessoas não privilegiadas se desenvolverem materialmente, social e espiritualmente, capacitando-as para agirem conscientemente e com amor. Missão

15 Planejamento Estratégico Pontos chaves: análise dos cenários externo e interno à organização para avaliação das dificuldades e oportunidades à realização da missão oportunidade de trabalhar em equipe e de conhecer as atitudes e opiniões a respeito da organização Diagnóstico do Ambiente

16 Planejamento Estratégico Diagnóstico do Ambiente Gestão Projetos Financeira Captação de Recursos Planejamento Marketing Operacional Político Sócio-cultural EconômicoDemográfico Legal Tecnológico

17 Planejamento Estratégico Ambiente interno: forças - atividades que funcionam bem, as quais a organização se orgulha em demonstrar e que proporcionam resultados fraquezas - atividades que poderiam ter sido feitas melhor, que caracterizam oportunidades de melhorias Diagnóstico do Ambiente

18 Planejamento Estratégico Ambiente externo: oportunidades - fatores externos que favorecem as atividades da organização, contribuindo para o cumprimento de sua missão; ameaças - fatores de risco ao bom desempenho das atividades da organização, comprometendo o cumprimento de sua missão. Diagnóstico do Ambiente

19 Planejamento Estratégico Conselheiros Diretores Funcionários Voluntários Estagiários BeneficiáriosFinanciadores Agentes governamentais Organizações parceiras Grupos de interesse - stakeholders: Diagnóstico do Ambiente Mídia

20 Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Pontos chaves: são decorrentes das informações levantadas no diagnóstico do ambiente; estão relacionados com a missão e devem ser entendidos e compartilhados pelos grupos de interesse, stakeholders.

21 Planejamento Estratégico Recursos Atividades Resultados de Longo-Prazo Resultados Iniciais Produtos/Serviços Gestão para Resultados

22 Planejamento Estratégico Definição de Resultados: Benefícios ou mudanças nos participantes durante ou após seu envolvimento com a organização The United Way of America –Measuring Programs Outcomes: A Practical Approach Gestão para Resultados

23 Planejamento Estratégico Possibilidades de Benefícios ou Mudanças: Conhecimento Atitudes Valores Habilidades Comportamento CondiçãoSituação Gestão para Resultados

24 Planejamento Estratégico Gestão para Resultados Exemplos de mudanças: Atitudes Reconhecer que freqüentar a escola é necessário para o futuro sucesso Valores Acreditar que colar num teste é errado

25 Planejamento Estratégico Exemplos de mudanças: Habilidades Saber interpretar uma leitura Conhecimento Conhecer as necessidades nutricionais Gestão para Resultados

26 Planejamento Estratégico Exemplos de mudanças: Comportamento Usar meios verbais e não físicos para resolver um conflito Condição Obter uma melhoria na saúde Situação Residir em lugar permanente e próprio Gestão para Resultados

27 Planejamento Estratégico Benefícios da Gestão para Resultados: Foco na missão Feedback e direcionamento para gestores Identificação de necessidades de treinamento Identificação de parceiros para colaboração Gestão para Resultados

28 Planejamento Estratégico Gestão para Resultados Benefícios da Gestão para Resultados: Atração de beneficiários Avaliação da efetividade do programa Aumento da imagem pública Melhoria na prestação de serviços Aumento na arrecadação de fundos

29 Planejamento Estratégico Clientes Processos Internos Aprendizagem e Crescimento Financeiros Indicadores de Desempenho BSC

30 Planejamento Estratégico Indicadores de Desempenho Pontos chaves: são diretamente relacionados aos objetivos estratégicos e a missão; permitem o monitoramento do desempenho; devem ser compreensíveis, de fácil aplicação, e com responsabilidades definidas.

31 Planejamento Estratégico Indicadores de Desempenho Pontos chaves: são associados a quantificadores, que possibilitam a determinação de metas; os quantificadores são compostos de números absolutos ou percentuais; para cada indicador são determinados o nível de agregação, a frequência da coleta de dados e a área responsável.

32 Planejamento Estratégico Metas de Desempenho Pontos chaves: são referências para a avaliação do desempenho; estabelecem níveis de desempenho minimamente aceitáveis, de curto e médio prazos; podem ser referenciadas externamentes, pelos benchmarks.

33 Planejamento Estratégico Planos de Ação Pontos chaves: promovem a melhoria contínua da organização; são consequências das análises dos problemas bem como de suas causas; tem sempre um responsável pela sua implementação.

34 Planejamento Estratégico Monitoramento do Desempenho Pontos chaves: processo administrativo que visa assegurar que a organização cumpra suas metas; instrumento para observação de tendências e gerador de planos de ação decorrentes das análises dos dados coletados.

35 Planejamento Estratégico Monitoramento do Desempenho Pontos chaves: tem a preocupação com o futuro, agindo com o foco no alcance das metas de desempenho de curto e médio prazo; é apresentado pelo responsável operacional da área; encoraja a mudança através do autocontrole e liberta a alta administração para questões estratégicas de longo prazo.

36 Planejamento Estratégico Pontos chaves: avalia a eficiência e a eficácia dos planos de ação; facilita a identificação de problemas e a busca de soluções; ajuda a visualizar rapidamente a tendência evolutiva da área operacional; age como veículo de comunicação entre as áreas operacionais e a alta administração Monitoramento do Desempenho


Carregar ppt "Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Luiz Rodovil Rossi Jr. Programa de Capacitação para a Rede Social Bela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google