A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Programa de Capacitação para a Rede Social Bela Vista Planejamento Estratégico Luiz Rodovil Rossi Jr. 27 e 29/05/2008

2 Estratégia. (Do gr. strategia, pelo lat. Strategia.)
1.Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios e aviões, visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados inimigos. 2. Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha. Fonte: Dicionário Aurélio

3 Estratégia. (Do gr. strategia, pelo lat. strategia.)
3. Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos. 4.Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. Fonte: Dicionário Aurélio

4 Definições de Estratégia
A estratégia pode ser definida como a determinação dos objetivos e das metas básicas a longo prazo de uma empresa, bem como a adoção de cursos de ação e alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas. Alfred Chandler Jr Fonte: Administração Estratégica, Fernando Serra

5 Definições de Estratégia
Padrão de objetivos e principais políticas para alcançá-los, expressos de maneira a definir em que negócio a empresa está ou deverá estar e o tipo de empresa que é ou deverá ser. Kenneth Andrews Fonte: Administração Estratégica, Fernando Serra

6 Planejamento Estratégico
Definições: Planejamento - método integrado, formal e sistemático de tomada de decisão, que busca assegurar que a organização alcance seus objetivos. Estratégia - conjunto de ações para ordenar e alocar os recursos organizacionais, de modo viável e particular, referenciado nas competências e falhas internas, e nas mudanças previstas no ambiente.

7 Planejamento Estratégico
Valores: previsão; racionalidade; quantificação; submissão do indivíduo ao grupo; liderança empreendedora; democracia participativa.

8 Planejamento Estratégico
Conceitos: eficiência: fazer as atividades corretamente. eficácia: fazer as atividades corretas.

9 Objetivos Estratégicos
Estratégia: Missão e Visão Planejamento Diagnóstico do Ambiente Objetivos Estratégicos Indicadores de Desempenho Gestão Metas de Desempenho Planos de Ação Monitoramento do Desempenho

10 Missão: Texto que explica a razão de ser da organização Visão: Texto que apresenta a imagem desejada para o futuro

11 Missão Perguntas chaves: Qual o propósito da organização ? Qual a área de atuação da organização? Qual a abrangência da organização?

12 Classificação Internacional de Organizações Não-Lucrativas
Maiores Grupos e Subgrupos GRUPO 1: CULTURA E RECREAÇÃO 1 100 Cultura e Artes 1 200 Esportes 1 300 Outras em Recreação e Clubes Sociais GRUPO 2: EDUCAÇÃO E PESQUISA 2 100 Educação Fundamental e Média 2 200 Educação Superior 2 300 Outras em Educação 2 400 Pesquisa GRUPO 3: SAÚDE 3 100 Hospitais e Clínicas de Reabilitação 3 200 Casas de Saúde 3 300 Saúde Mental e Intervenção em Crises 3 400 Outras em Saúde GRUPO 4: ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL 4 100 Assistência Social 4 200 Emergência e Amparo 4 300 Auxílio à Renda e Sustento GRUPO 5: MEIO AMBIENTE 5 100 Meio Ambiente 5 200 Proteção à Vida Animal GRUPO 6: DESENVOLVIMENTO E MORADIA 6 100 Desenvolvimento Social, Econômico e Comunitário 6 200 Moradia 6 300 Emprego e Treinamento GRUPO 7: SERVIÇOS LEGAIS, DEFESA DE DIREITOS CIVIS E ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS 7 100 Organizações Cívicas e de Defesa de Direitos Civis 7 200 Serviços Legais 7 300 Organizações Políticas GRUPO 8: INTERMEDIÁRIAS FILANTRÓPICAS E DE PROMOÇÃO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS 8 100 Fundações Financiadoras 8 200 Outras Intermediárias e de Promoção do Voluntariado GRUPO 9: INTERNACIONAL 9 100 Atividades Internacionais GRUPO 10: RELIGIÃO Associações e Congregações Religiosas GRUPO 11: ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS, DE CLASSES E SINDICATOS Organizações Empresariais e Patronais Associações Profissionais Organizações Sindicais GRUPO 12: NÃO CLASSIFICADO EM OUTRO GRUPO 12 Não Classificada Anteriormente Fonte: Manual sobre Organizações Não Lucrativas no Sistema de Contas Nacionais Johns Hopkins University em cooperação com a United Nations Statistics Division

13 Associação Obra do Berço www.obradoberco.org.br
Missão Associação Obra do Berço “ Promover ações educativas, culturais, sociais e de saúde à criança, ao jovem e sua família visando a formação de um ser humano participativo e consciente de seu papel de cidadão.”

14 Associação Comunitária Monte Azul
Missão Associação Comunitária Monte Azul “Promover o amor ao ser humano independente de nacionalidade, raça, religião, posição política e condições sociais e física. Proporcionar oportunidades através da educação, cultura e saúde, principalmente para as pessoas não privilegiadas se desenvolverem materialmente, social e espiritualmente, capacitando-as para agirem conscientemente e com amor”.

15 Diagnóstico do Ambiente
Pontos chaves: análise dos cenários externo e interno à organização para avaliação das dificuldades e oportunidades à realização da missão oportunidade de trabalhar em equipe e de conhecer as atitudes e opiniões a respeito da organização

16 Diagnóstico do Ambiente
Político Sócio-cultural Gestão Projetos Financeira Captação de Recursos Planejamento Marketing Operacional Econômico Demográfico Tecnológico Legal

17 Diagnóstico do Ambiente
Ambiente interno: forças - atividades que funcionam bem, as quais a organização se orgulha em demonstrar e que proporcionam resultados fraquezas - atividades que poderiam ter sido feitas melhor, que caracterizam oportunidades de melhorias

18 Diagnóstico do Ambiente
Ambiente externo: oportunidades - fatores externos que favorecem as atividades da organização, contribuindo para o cumprimento de sua missão; ameaças - fatores de risco ao bom desempenho das atividades da organização, comprometendo o cumprimento de sua missão.

19 Diagnóstico do Ambiente
Grupos de interesse - stakeholders: Beneficiários Financiadores Conselheiros Diretores Funcionários Voluntários Estagiários Agentes governamentais Organizações parceiras Mídia

20 Objetivos Estratégicos
Pontos chaves: são decorrentes das informações levantadas no diagnóstico do ambiente; estão relacionados com a missão e devem ser entendidos e compartilhados pelos grupos de interesse, stakeholders.

21 Gestão para Resultados
Resultados de Longo-Prazo Resultados Iniciais Produtos/Serviços Atividades Recursos

22 Gestão para Resultados
Definição de Resultados: Benefícios ou mudanças nos participantes durante ou após seu envolvimento com a organização “The United Way of America –Measuring Programs Outcomes: A Practical Approach”

23 Gestão para Resultados
Possibilidades de Benefícios ou Mudanças: Condição Habilidades Situação Valores Atitudes Comportamento Conhecimento

24 Gestão para Resultados
Exemplos de mudanças: Atitudes Reconhecer que freqüentar a escola é necessário para o futuro sucesso Valores Acreditar que colar num teste é errado

25 Gestão para Resultados
Exemplos de mudanças: Habilidades Saber interpretar uma leitura Conhecimento Conhecer as necessidades nutricionais

26 Gestão para Resultados
Exemplos de mudanças: Comportamento Usar meios verbais e não físicos para resolver um conflito Condição Obter uma melhoria na saúde Situação Residir em lugar permanente e próprio

27 Gestão para Resultados
Benefícios da Gestão para Resultados: Foco na missão Feedback e direcionamento para gestores Identificação de necessidades de treinamento Identificação de parceiros para colaboração

28 Gestão para Resultados
Benefícios da Gestão para Resultados: Atração de beneficiários Avaliação da efetividade do programa Aumento da imagem pública Melhoria na prestação de serviços Aumento na arrecadação de fundos

29 Aprendizagem e Crescimento
Indicadores de Desempenho BSC Financeiros Clientes Aprendizagem e Crescimento Processos Internos

30 Indicadores de Desempenho
Pontos chaves: são diretamente relacionados aos objetivos estratégicos e a missão; permitem o monitoramento do desempenho; devem ser compreensíveis, de fácil aplicação, e com responsabilidades definidas.

31 Indicadores de Desempenho
Pontos chaves: são associados a quantificadores, que possibilitam a determinação de metas; os quantificadores são compostos de números absolutos ou percentuais; para cada indicador são determinados o nível de agregação, a frequência da coleta de dados e a área responsável.

32 Metas de Desempenho Pontos chaves: são referências para a avaliação do desempenho; estabelecem níveis de desempenho minimamente aceitáveis, de curto e médio prazos; podem ser referenciadas externamentes, pelos benchmarks.

33 Planos de Ação Pontos chaves: promovem a melhoria contínua da organização; são consequências das análises dos problemas bem como de suas causas; tem sempre um responsável pela sua implementação.

34 Monitoramento do Desempenho
Pontos chaves: processo administrativo que visa assegurar que a organização cumpra suas metas; instrumento para observação de tendências e gerador de planos de ação decorrentes das análises dos dados coletados.

35 Monitoramento do Desempenho
Pontos chaves: tem a preocupação com o futuro, agindo com o foco no alcance das metas de desempenho de curto e médio prazo; é apresentado pelo responsável operacional da área; encoraja a mudança através do autocontrole e liberta a alta administração para questões estratégicas de longo prazo.

36 Monitoramento do Desempenho
Pontos chaves: avalia a eficiência e a eficácia dos planos de ação; facilita a identificação de problemas e a busca de soluções; ajuda a visualizar rapidamente a tendência evolutiva da área operacional; age como veículo de comunicação entre as áreas operacionais e a alta administração


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google