A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO
Comunicação Social e Educação Ambiental: experiências exitosas OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO Glenda Barbosa de Melo Superintendente da FUNASA no estado da Bahia Uberlândia, 08 de maio de 2014

2 PLANO BRASIL SEM MISÉRIA Eixo: Inclusão Produtiva Rural
PROGRAMA ÁGUA para TODOS – Construção de cisternas para água de consumo Meta até 2014 Coordenação- Ministério da Integração Nacional Apoio: MDS, MMA, FUNASA, BNB, FBB, CODEVASF e Estados.

3 PAT - Universalização do acesso à água para consumo humano no semiárido
Metas da Funasa - Construção de cisternas Meta do estado da Bahia - Construção de cisternas UF Nº de Municípios Nº de Comunidades Total Quilombola Rural BA 07 10 157 167

4 Cisternas- tecnologia popular para a captação de água da chuva
Consiste na coleta da água da chuva por meio do telhado da casa por captação de calhas e condução por canos para armazenamento. Garante o água para uma família de 5 pessoas por um período de estiagem de 8 meses. 16 mil litros de água Cisterna de Polietileno Cisterna de Placas

5 Quais os benefícios? Melhoria na qualidade da água consumida.
Solução de acesso à água para a população rural de baixa renda do Semiárido brasileiro. Melhoria na qualidade da água consumida. Redução do aparecimento de doenças em adultos e crianças. Fortalecimento da Atenção Básica.

6 Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido
Benefício: Promover movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido. Quando: Fortalece a sociedade civil com incentivo ao associativismo. Mobiliza para discutir forças e fraquezas locais. Capacita famílias com uma proposta de educação processual.  Foca no significado cultural e social dos usuários das cisternas e sua relação com a água enquanto fonte de qualidade de vida.

7 Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido
Objetivo geral : Orientar as famílias beneficiadas no manuseio correto da água das cisternas, com a finalidade de promover saúde e contribuir na melhoria da qualidade de vida. Objetivos específicos: Identificar conhecimento, atitude e prática da população referente ao uso e consumo da água. Identificar os problemas mais comuns referente às cisternas e seu uso diário.

8 Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido
Orientar as famílias beneficiadas sobre uso correto do hipoclorito de sódio a 2,5% e seus benefícios. Orientar as famílias beneficiadas nos cuidados com a cisterna e vasilhas utilizadas para armazenamento de água no domicilio para consumo e, Contribuir com praticas educativas visando mudança de hábitos e costumes das famílias beneficiadas.

9 Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido
Estratégias:  Integrar áreas finalísticas do município. Fomentar ações integradas entre FUNASA, gestão municipal e a comunidade. Metas: Realizar oficinas em 100% dos municípios contemplados com o Programa (de construção de cisternas). Sensibilizar 100% das famílias beneficiadas quanto ao uso correto da cisterna e da água.

10 Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido
Metodologia: Concepção baseada na problematização e na construção coletiva do conhecimento. Fundamentada no modelo participativo, criativo e dialógico. Princípios norteadores das discussões: A realidade local e busca de alternativas de convivência com o semiárido. Levantamento da percepção das famílias sobre a qualidade da água que consomem e sua relação com as condições de saúde e ambientais.

11 Oficina: Melhoria da Qualidade da Água para Comunidade do Semiárido
Conteúdo:  Água - usos, conservação, consumo, disponibilidade, sustentabilidade e vias de contaminação com suas consequências. Carga horária: 06 horas

12 Grupos de trabalho: Eixos temáticos
EIXO I - Conhecendo a saúde da comunidade: vias de contaminação e consequências. EIXO II - Água como direito de cidadania: direito regulamentado. EIXO III - Convivendo com semiárido: disponibilidade e sustentabilidade. EIXO IV - Cisterna como fonte de abastecimento: uso, conservação e consumo desta água.

13 Linha de atuação: Nivelamento

14 Linha de atuação: visita à localidade
Conhecer melhor a comunidade. Conhecer o local disponibilizado para realização do evento. Realizar registro fotográfico das instalações das cisternas. Coletar depoimentos de moradores a respeito do beneficio recebido.

15 Linha de atuação: Dinâmica – Divisão de Grupo
Trabalho de Grupo - Biomapa

16 Linha de atuação: Atividade Prática
Ilustração do processo de tratamento da água - Hipoclorito de Sódio a 2,5% Demonstração e orientação quanto as vasilhas de guardar água para o consumo e cuidados com o manuseio da água das cisternas.

17 Linha de atuação: ATIVIDADE PRÁTICA
“Cisterna quanto ao seu uso, conservação e manutenção”.

18 Linha de atuação: Atividade Prática

19 Linha de atuação: Plenária
Projeção da técnica de desinfecção da água por exposição ao sol na garrafa pet. Cantoria sobre a água e meio ambiente

20 Linhas de atuação: AVALIAÇÃO DA OFICINA
Observações durante o processo de trabalho Dinâmica que permita a expressão dos participantes a respeito do trabalho realizado. GERAÇÃO DE RELATÓRIO

21 Recursos didáticos: Papel metro - 30 mt. Cola 200 ml - 10 un
Tesoura un Cordão- 1 rolo Papel Oficio - 1 resma Revistas usadas - diversas Balões coloridos - 4 pacotes Pincel piloto - Cx vermelho/preto/azul /verde Câmara fotográfica Datahow Notbook

22 Famílias Beneficiadas
Resultado alcançados Município Famílias Beneficiadas Pessoas capacitadas Data do evento Xique- Xique 625 Famílias Técnicos 13 a Itaguaçu da Bahia 467 Famílias Técnicos 16 a Filadélfia 438 Famílias Técnicos 22 a Inhambupe 532 Famílias Técnicos 24 a Boninal 311 Famílias Técnicos 03 a

23 Resultados alcançados
Prestação de cooperação técnica respeitando universo sócio cultural, conhecimento, valores, práticas, crenças e significados. Parcerias constituídas entre Funasa, gestão municipal e comunidades com sucesso. Visibilidade da FUNASA na Promoção da Educação em Saúde Ambiental.

24 Resultados alcançados
Socialização de assuntos afetos ao Saneamento Básico de competência da FUNASA. Promoção de qualificação técnica na esfera municipal. Reconhecimento do beneficio da cisterna, desde a oferta da água potável mais próxima, a qualidade da oferta. Identificação de forças e fraquezas vislumbrando cenários futuros que contribuam na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

25 Resultados alcançados
Sensibilização para o uso correto da cisterna e dos equipamentos associados. Reflexões sobre consumo consciente da água, conservação e higiene das cisternas, e responsabilidades do homem na preservação do Meio Ambiente. Prevenção de doenças debatidas sob o ponto de vista técnico e organizativo.

26 Resultado alcançados Compreensão do papel da cisterna como estrutura básica dentro de uma estratégia de convivência com a falta de água potável para o consumo no Semiárido Incentivo e fortalecimento ao associativismo como ferramenta para viabilizar verba Federal e/ou Estadual por meio de Projetos para soluções de problemas. Incentivo a horta familiar e/ou comunitária atentando para a qualificação de vida com o consumo e venda do produto a merenda escolar, objetivando ampliar a renda familiar.

27 Oficina: Melhoria da qualidade da água para comunidade do Semiárido

28 Oficina: Melhoria da qualidade da água para comunidade do Semiárido

29 Equipe Técnica Interlocutoras Funasa/Município na formulação da proposta: Maria Consuelo Bomfim Brandão Marlene Marques Boa Sorte Coordenação: Maria Consuelo Bomfim Brandão Facilitadores na execução: Antonio Carlos Pereira da Silva José Alves Farias João Alberto Jorge Nogueira João Batista Santana Luiz da Silva Firmo Nestolita Pereira Núbia Passos Dourado Valdemir Ferreira do Nascimento Zenildo Alves de Souza

30 Glenda Barbosa de Melo OBRIGADA! glenda.melo@funasa.gov.br
A água é fonte de vida e um bem finito. Não a desperdice!  OBRIGADA! Glenda Barbosa de Melo (71) /1617 Água fonte de vida e bem finito. Não a desperdice! 


Carregar ppt "OFICINA: MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMUNIDADE DO SEMIÀRIDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google