A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fenômenos Ondulatórios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fenômenos Ondulatórios"— Transcrição da apresentação:

1 Fenômenos Ondulatórios
Prof. Luciano Mentz

2 O que é importante em um fenômeno ondulatório?
Saber com quais tipos de onda ocorrem (Mec., EM, Longit. e Transv.) Quais características físicas são alteradas (v, f, l, amplitude...). Situações onde os fenômenos ocorrem.

3 1. Reflexão Definição: Mudança de direção da onda ao encontrar um obstáculo. Assim como na óptica: ângulo de incidência = ângulo refletido. A reflexão ocorre com todas as ondas e as características físicas são mantidas constantes, exceto a fase que pode variar. Extremidade Fixa Extremidade Livre Não inverte a fase. Inverte a fase.

4 2. Refração Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas
Definição: Mudança de velocidade quando ocorre mudança de meio de propagação. Ao mudar a velocidade, o comprimento de onda também se modifica. A frequência da onda NUNCA é alterada. A refração das ondas mecânicas é diferente da refração das ondas eletromagnéticas. Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas VSÓLIDO > VLÍQUIDO > VGÁS VGÁS > VLÍQUIDO > VSÓLIDO

5 3. Difração : capacidade da onda contornar um obstáculo.
Ocorre com todas as ondas e nenhuma característica física é alterada. Para que ocorra a difração o obstáculo deve ser menor ou do mesmo tamanho que o comprimento de onda da onda incidente. Por esse motivo é raro a difração da luz visível (l ~10-5 m) no dia a dia. A difração do som é bem comum (l= 0,02 m a 200 m).

6 4. Interferência Interferência e difração são os fenômenos que comprovam que a luz é uma onda. Definição: Quando duas ondas se encontram, ocorre a superposição das mesmas. Após o encontro, cada onda segue sem alterar suas características físicas. Apenas a amplitude das ondas é modificada durante o encontro das ondas.

7 Interferência Luminosa (experiência deYoung)

8 Fenômeno que comprova que a luz é uma onda transversal.
5. Polarização Polarizar uma onda significa orientá-la em uma única direção ou plano. Importantíssimo: A polarização SOMENTE ocorre com ondas TRANSVERSAIS (Todas EM e algumas mecânicas). O som NÃO pode ser polarizado .

9 6. Efeito Doppler Mudança aparente da frequência devido ao movimento da fonte e/ou do observador. Ocorre com todas as ondas, porem é mais comum questões usando o SOM. Maior frequência = som agudo / luz azul. Menor frequência = som grave / luz vermelha

10 7. Ressonância Todos os corpos possuem uma frequência natural de vibração. Quando uma fonte externa coincide com essa frequência, a amplitude do sistema aumenta. O fenômeno de ressonância ocorre com todas as ondas Ex: Funcionamento do Microondas (somente aquece água); Vibrações em ônibus / carros antigos; Diapasão (para afinar instrumentos musicais)


Carregar ppt "Fenômenos Ondulatórios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google