A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geoengenharia Universidade Federal de Campina Grande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geoengenharia Universidade Federal de Campina Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Geoengenharia Universidade Federal de Campina Grande
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Ciências do Ambiente – Aluna: Andréia Bispo do Nascimento Matrícula:

2 Sumário Abordagem do megaproblema. Conseqüências do megaproblema.
O que é geoengenharia? Qual o seu princípio? As seis soluções de maior visibilidade técnica. Referências.

3

4 Abordagem do megaproblema

5 Conseqüências do Megaproblema
Enchentes; Elevação do nível dos oceanos; Ciclones; Seca impiedosa; Desertificação do solo; Incêndios florestais; Alterações climáticas; Cotidiano de seres vivos alterado; Dólares em prejuízo.

6 O que é Geoengenharia? Corrente científica relativamente recente que mira num cenário que sejam necessárias medidas urgentes para diminuir a temperatura da Terra rapidamente e interromper, ou evitar, seqüências de catástrofes.

7 Qual o seu princípio? Ela parte de um princípio simples:para deter o efeito estufa, é preciso fazer com que menos raios solares cheguem á Terra. Assim, compensa-se o calor extra provocado pela “tampa” de CO2. “É necessário ter essa carta na manga para caso de uma crise planetária.”, disse John Shepherd, diretor do Centro Tyndall, da Inglaterra, instituto que pesquisa mudanças climáticas.

8 As seis soluções de maior visibilidade técnica
Armazenar CO2 sob o solo; Um painel de lentes reflexivas no espaço; Colocar em órbita um gigantesco guarda-sol; Nuvens de enxofre na atmosfera; Pulverizar as nuvens com água salgada; Adicionar ferro aos oceanos;

9 Armazenar CO2 sob o solo:
A fumaça produzida por indústrias e usinas termelétricas é filtrada por um equipamento que separa o CO2 dos outros gases. O CO2 é comprimido e levado em tanques. O gás é injetado no solo, a 2 quilômetros de profundidade, ou depositado em antigos poços de petróleo ou de gás natural já esgotados, ou então é armazenado em sedimentos abaixo da superfície do oceano.

10 Um painel de lentes reflexivas no espaço:
Os discos, com 60 centímetros de diâmetro; Gigantesca nuvem de quilômetros de extensão; Diminuição da incidência de raios solares. Eles seriam levados ao espaço por 20 milhões de pequenas espaçonaves; Cada espaçonave transportaria 1 milhão de discos por viagem; A nuvem estaria completa em dez anos.

11 Nuvens de enxofre na atmosfera
Tem como objetivo espalhar dióxido de enxofre (SO2), em forma de gás, a uma altitude de 25 quilômetros do solo terrestre. A substância seria levada por balões. Lá, o SO2 se oxidaria, gerando ácido sulfúrico (também em forma de gás), que logo se agruparia em partículas. Essas partículas desceriam para a troposfera e se espalhariam pelas nuvens com a ajuda do vento. As partículas refletiriam uma fração da luz solar de volta para o espaço, reduzindo a temperatura na Terra.

12 Pulverizar as nuvens com água salgada
O objetivo é aumentar o albedo – a fração de luz que um corpo é capaz de refletir. Propõe-se pulverizar no ar, próximo à superfície dos oceanos com minúsculas gotas de água salgada retirada do próprio mar. As gotas multiplicariam a capacidade das nuvens de refletir e devolver ao espaço parte dos raios solares que as atingem. A pulverização por pequenas embarcações.

13 Adicionar ferro aos oceanos
Adição de ferro à água; Dispersão do mesmo com as correntes marítimas; Proliferação do fitoplâncton. Morte do fitoplâncton; O fitoplâncton afundará até o solo oceânico e ali permanecerá por séculos, com parte do CO2 que captou.

14 Referências A solução tecnológica. Disponível em: em 05 de junho de 2009. Souza, O. de e Camargo, L. 7 Megassoluções para um Megaproblema Disponível em: Acessado em 05 de junho de 2009. Telles, Margarida. Idéia Salvadora ou só fumaça? Disponível em: Acessado em 05 de junho de 2009.


Carregar ppt "Geoengenharia Universidade Federal de Campina Grande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google