A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de engenharia Civil Programa de Iniciação Científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de engenharia Civil Programa de Iniciação Científica."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de engenharia Civil Programa de Iniciação Científica Jr. Apresentação das atividades Ana Paula Souza Barros Bolsista Campina Grande, Agosto de 2007

2 Introdução Esta apresentação demonstra as atividades desenvolvidas durante o programa de iniciação científica júnior, o qual tem o objetivo de despertar a vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas, incentivando talentos potenciais entre estudantes da rede pública de ensino, Segundo Fapesq. O projeto Cisternas, na qual estou alocada tem como objetivo demonstrar através de simulações, o comportamento de sistemas de captação de água, o projeto possui diversos patrocinadores, dentre eles podemos citar a CNPQ e a FINEP. A captação de água de chuva desenvolveu-se bastante durante os últimos anos e passa-se a utilizar sistemas de captação de água de chuva.

3 Recursos utilizados na pesquisa Livros TWiki Systernas – InfoChuva avançar

4 Livros Tundisi Galizia, José. Água no século XXI – Enfrentado a escassez. Comissão Pastoral da Terra. Água de chuva: O segredo da convivência com o Semi-Árido brasileiro. Tomaz, Plínio. Aproveitamento de água de chuva: aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. Gnadlinger, João. Colheita de água de chuva em áreas rurais. voltar

5 TWiki O que é o TWiki? Porque a utilização do TWiki? Qual a sua aplicação nas atividades? voltar

6 Systernas – InfoChuva Com vários estudos realizados na área de recursos hídricos pode-se criar um software, denominado InfoChuva, capaz de realizar simulações para prever o risco de desabastecimento de um área. voltar

7 Atividades Cartilha Visitas técnicas Painel Ilustração para demonstração da captação de água de chuva Simulações

8 Visitas Técnicas A primeira visita técnica foi ao museu do Semi-árido,MISA, que fica localizado na UFCG. Podemos observar no MISA, os costumes, a cultura e o artesanato das pessoas que vivem no semi-árido brasileiro, especificamente o semi- árido paraibano, que também faz parte da cultura, já que fazemos parte do semi-árido. O objetivo do MISA é conscientizar as pessoas da importância da região Semi-Árida brasileira. voltar

9 Simulações De modo a explicar o funcionamento do Infochuva foram realizadas simulações com 58 cidades da Paraíba. Os dados de precipitação foram obtidos pela ANA e formam convertidos para um arquivo denominado PMH. Os resultados das simulações realizadas foram comparadas no Excel, afim de comprovar sua eficiência.

10 Resultado das simulações Simulação realizada no Excel Simulação realizada pelo Infochuva Podemos observar os dados gerados pela simulação, utilizado o posto de Coremas, observamos também que os valores obtidos na simulação são iguais para as duas tabelas, confirmando a eficiência do mesmo.

11 Conclusões O projeto Cisternas é de grande importância para toda a sociedade, pois a mesma tem um papel de responsabilidade social fazendo-se assim parte da política de desenvolvimento da sociedade, levando-se em conta que o projeto está sendo elaborado com grande responsabilidade, pois um de seus produtos, o Infochuva, mostra-se eficiente no que se diz a respeito de geração de mapas de risco por desabastecimento em um determinada região.


Carregar ppt "Universidade federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Unidade Acadêmica de engenharia Civil Programa de Iniciação Científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google