A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfª Carla de L. Holanda de Abreu

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfª Carla de L. Holanda de Abreu"— Transcrição da apresentação:

1 Enfª Carla de L. Holanda de Abreu www.paulomargotto.com.br
4ª Instrução Normativa do Manual de Atenção à Saúde da Criança NAISC/DF Enfª Carla de L. Holanda de Abreu

2 Aplicação Profissionais de saúde da rede básica e hospitalar da SES/SUS – DF, envolvidos na Assistência Materno-Infantil dos serviços de Pré-Natal, Alojamento Conjunto e Acompanhamento da mãe e da criança.

3 Objetivos Promover ações e orientações visando estimular a mãe a amamentar seu filho de modo exclusivo até os 6 meses de vida, e complementado com uma alimentação saudável, até os 2 anos de idade ou mais. Unificar a conduta dos profissionais, a fim de reorganizar os serviços e melhorar a qualidade da assistência prestada à mãe e à criança.

4 Instruções Gerais Garantir orientações individuais e em grupo às gestantes e mães, Encorajar toda mulher a amamentar, Ajudar as mães a superar dificuldades que interfiram na amamentação, Avaliar e observar a mamada em toda ocasião de encontro com as mães e bebês, Estimular e sensibilizar quanto à doação de leite materno ao BLH.

5 Procedimentos Durante o Pré-Natal, identificar as dificuldades vivenciadas (atuais e anteriores), informando como preveni-las. Informar as vantagens da amamentação. Identificar, apoiar e estimular mães em situação de risco de não amamentar. Avaliar as mamas das gestantes e nutrizes orientando condutas para cada caso.

6 Após o parto: estimular o contato pele a pele e sucção na primeira meia hora de vida.
Na maternidade e UBS, orientar as mães como amamentar – pega, posição, mamada sob livre demanda. Orientar todas as mães sobre a ordenha manual. Incentivar em todas as oportunidades em que a mãe procurar a UBS. Assegurar orientação alimentar adequada quando da introdução de novos alimentos. Elogiar

7 Ajudar a mãe a superar as dificuldades , evitando o desmame precoce.
Marcar retorno em 2 dias se a mãe ou o bebê tiverem qualquer dificuldade na amamentação – retorno antecipado e sem agendamento prévio. Garantir orientação alimentar e de hábitos saudáveis para a gestante e nutriz. Orientar e adequar o uso de drogas para as lactantes – buscar alternativas compatíveis. Informar e divulgar para mães e seus familiares, as leis de proteção à maternidade e amamentação.

8 Informar à mãe e familiares sobre os riscos de desmame precoce – uso de bicos
Assegurar às gestantes, mães e familiares, atividades educativas individuais e em grupo, relacionadas com o aleitamento materno. Casos mais complexos BLH Informar mães e familiares quanto aos riscos do aleitamento cruzado.

9 Situações de Risco para Desmame Precoce – relacionados à mãe
Adolescência Primigesta Gravidez indesejada Desmame precoce do filho anterior Não realizar pré-natal Parto prematuro Doença materna Intervalo interpartal curto Antecedente de mastite Baixa renda Baixa escolaridade Falta de apoio familiar Ausência/falta de apoio do companheiro Uso de drogas.

10 Situações de Risco para Desmame Precoce – relacionados ao bebê
Prematuridade e baixo peso Doenças Malformações congênitas Problemas neurológicos Bicos Introdução de leites e fórmulas Sucção inadequada Pega e posição inadequadas Choro excessivo Falta de acompanhamento no CD Ganho inadequado de peso Baixas condições sócio-econômicas Criança explicitamente indesejada

11 Obrigada pela atenção!!


Carregar ppt "Enfª Carla de L. Holanda de Abreu"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google