A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Sirlene Kolb

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Sirlene Kolb"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Sirlene Kolb
7as. séries APOSTO E VOCATIVO Professora Sirlene Kolb

2 APOSTO E VOCATIVO Somos uma boa dupla, você e eu, menina!
Comida, comida! É tudo em que ele pensa! Nós combinamos como melado e panquecas! Hagar, o horrível. São Paulo: Dealer, 1990.p.8. Texto retirado da tira de Dik Browne.

3 APOSTO E VOCATIVO Vocês acabaram de ler uma tira escrita por Dik Browne. No 1º quadrinho, como Hagar chama Helga, sua mulher? Hagar chama Helga, sua mulher, de menina.

4 APOSTO E VOCATIVO Que expressão Hagar usa para explicar em que consiste a boa dupla? Hagar usou a expressão: você e eu.

5 APOSTO E VOCATIVO Você deve ter observado que, na frase “Somos uma boa dupla, você e eu, menina!”, o termo você e eu tem a finalidade de identificar ou explicar quem é uma boa dupla. Esse termo da oração chama-se aposto. Aposto é o termo da oração que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explicá-los, resumi-los ou identificá-los.

6 APOSTO E VOCATIVO Entre o aposto e o termo a que ele se refere há quase sempre uma pausa, marcada na escrita pela vírgula ou, em casos especiais, por dois-pontos, travessão ou parênteses.

7 APOSTO E VOCATIVO Você deve ter notado que Hagar, querendo manter o clima romântico do momento, chama Helga de menina, colocando, assim, sua interlocutora em evidência. Esse termo da oração recebe o nome de vocativo. Vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos ou interpelamos nosso interlocutor, real ou imaginário. Na escrita, o vocativo aparece isolado por vírgulas ou seguido de ponto de exclamação e pode vir precedido da interjeição de chamamento ó. Veja: Ó menina, apareça hoje em casa!

8 Conectividade Conectividade é a relação que se estabelece entre as partes de um texto, criando uma unidade de sentido. Preencha o texto abaixo com palavras adequadas. Atenção ao sentido do texto!

9 “Meus pais chegaram em casa ________ anoitecer
“Meus pais chegaram em casa ________ anoitecer. ________ me viram, perguntaram _______ eu havia chegado tão cedo. Ai, meu Deus! ______ eles descobrirem o que aconteceu, estarei em apuros. _______ preciso agir rápido. Meus pais são compreensivos, _______ ,desta vez eu realmente exagerei...”

10 “Meus pais chegaram em casa antes do anoitecer
“Meus pais chegaram em casa antes do anoitecer. Assim que / Quando me viram, perguntaram por que eu havia chegado tão cedo. Ai, meu Deus! Se eles descobrirem o que aconteceu, estarei em apuros. Por isso / Portanto preciso agir rápido. Meus pais são compreensivos, mas / porém, desta vez eu realmente exagerei...”


Carregar ppt "Professora Sirlene Kolb"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google