A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Municipal do Livro e da Leitura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Municipal do Livro e da Leitura."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Municipal do Livro e da Leitura

2 C omo construir o Plano Municipal do Livro e da Leitura?
PRINCÍPIOS FUNDANTES C omo construir o Plano Municipal do Livro e da Leitura? Este espaço foi criado para pensarmos sobre as etapas necessárias para elaboração do PMLL. Além de destacarmos pontos fundamentais e aprofundarmos temas apresentados na assessoria, você poderá expor suas dúvidas e, assim, contribuir para a construção do Plano de outros municípios. Juntos vamos criar a sede da leitura! “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. Carlos Drummond de Andrade

3 PRINCÍPIOS FUNDANTES P Lano Nacional do Livro e da Leitura Para começar, convém reafirmar que o PNLL é uma política de estado para o livro e a leitura. Essa política baseia-se em cinco princípios internacionalmente difundidos pela UNESCO para a existência expressiva de leitores em um país. Entre eles destacamos: O livro deve ocupar destaque no imaginário nacional; Devem existir famílias leitoras; Deve haver escolas que saibam formar leitores, valendo-se de mediadores bem formados (professores, bibliotecários) e de múltiplas estratégias e recursos para alcançar essa finalidade. E principalmente...

4 PRINCÍPIOS FUNDANTES A cesso ao livro Deve se garantido o acesso ao livro, com a disponibilidade de um número suficiente de bibliotecas e livrarias. Além disso, o preço do livro deve ser acessível.

5 EIXOS TEMÁTICOS A cesso ao livro Antes de nós debruçarmos sobre os aspectos pertinentes à elaboração, vamos relembrar pelo o quê lutamos! Neste momento, apresentaremos apenas o três primeiros eixos do PNLL, mas basta clicar aqui para acessar os quatros eixos temáticos, incluindo o 4º eixo – Desenvolvimento da Economia do Livro. Cabe destacar que o PMLL é uma diretriz do PNLL, portanto, sua elaboração deve estar alinhada à política de estado.

6 A cesso ao livro Eixo 1: Democratização do acesso
EIXOS TEMÁTICOS A cesso ao livro Eixo 1: Democratização do acesso Implantação de novas bibliotecas municipais e escolares com acervo diverso; Apoio a bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, salas de leitura e etc; Fortalecimento da rede: sistema integrado de bibliotecas municipais; Leituras em diferentes espaços públicos como praças e para diferentes frequentadores como idosos, adultos e crianças em situação de rua, entre outros.

7 Eixo 2: Fomento à Leitura e Formação de Mediadores
EIXOS TEMÁTICOS F omento à leitura Eixo 2: Fomento à Leitura e Formação de Mediadores Programas de formação de professores, educadores, bibliotecários e outros mediadores de leitura; Rodas de leitura, atividades de formação do leitor na escola, clubes de leitura; Mediadores de leitura e contadores de histórias, performances poéticas, rodas literárias e murais; Estudos e fomento à pesquisa nas áreas do livro e da leitura Prêmios e reconhecimento às ações de incentivo e fomento às práticas sociais de leitura, que visem entre outros fatores identificar, reconhecer e valorizar as diferentes práticas sociais de leitura existentes.

8 Eixo 3:Valorização da Leitura e Comunicação
EIXOS TEMÁTICOS L eitura e Comunicação Eixo 3:Valorização da Leitura e Comunicação Campanhas institucionais de valorização do livro, da literatura e das bibliotecas em televisão, rádio, jornal, internet, revistas, outdoors, cinema e outras mídias; Ações para converter o fomento às práticas sociais da leitura em política de Estado: formulação de políticas nacional, estadual e municipais, criação de grupos de apoio entre parlamentares e formadores de opinião; Publicações de histórias de leitura e dicas de personalidades, formadores de opinião e pessoas anônimas da comunidade sobre sua experiências de leitura.

9 P asso a passo para criar o PML
EIXOS TEMÁTICOS P asso a passo para criar o PML Ao ler as sínteses dos três primeiros eixos, fica implícito a importância de sua atuação ao promover a educação e cultura, por meio do acesso aos livros e proporcionar diferentes experiências de leitura. Agora, juntos, vamos pensar nas etapas práticas para construção do PMLL!

10 P asso a passo para criar o PML
PASSO A PASSO PARA O PML P asso a passo para criar o PML Para tanto, elaboramos um passo a passo para nortear nossas conversas no fórum. Neste primeiro momento, vamos nos concentrar nos dois primeiros tópicos que iniciam a construção do PMLL: Identificar e convocar as lideranças locais e comunitárias; Constituir um grupo de trabalho; Debater para atribuir as responsabilidades de cada um; Mapear as iniciativas de incentivo à leitura e à difusão do livro; Realizar um diagnóstico da situação existente na área do livro e da leitura. Sensibilizar a população e o governo para a necessidade de uma ação articulada de incentivo à leitura; Elaborar, aprovar (na câmara municipal), executar e monitorar o PMLL.

11 P asso a passo para criar o PML
EIXOS TEMÁTICOS P asso a passo para criar o PML As lideranças foram identificadas, quem são elas? Um grupo de trabalho foi formado? Qual é o papel de cada um? Como está o andamento do trabalho? Muitas perguntas? Muitas dúvidas? Acesse também o roteiro com dicas para cada uma das etapas da elaboração do PMLL! Esperamos você no fórum, sua participação é fundamental. Aprender junto é mais fácil e rico, experimente!


Carregar ppt "Plano Municipal do Livro e da Leitura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google