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Análise de Custo / Volume / Lucro

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Apresentação em tema: "Análise de Custo / Volume / Lucro"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Custo / Volume / Lucro

2 Classificação dos Custos
COMPORTAMENTO DO CUSTO/DESPESA CUSTO/DESPESA VARIÁVEL: é aquela cujo total varia na razão direta das alterações do nível de atividade Ex: Cada automóvel precisa de uma bateria. À medida que a produção de veículos aumenta ou diminui, o número de baterias aumentará ou diminuirá na mesma proporção. CUSTO/DESPESA FIXA: é aquela cujo total permanece constante, independentemente das alterações no nível de atividade. Ex: Valor mensal pago por um contrato de publicidade a uma emissora de TV.

3 Modelo de DRE por contribuição no mês de junho
Recife Som Ltda. Modelo de DRE por contribuição no mês de junho Total Por Unidade Vendas (400 auto-falantes) $ $ 250 (-) Despesas Variáveis $ $ 150 Margem de Contribuição $ $ 100 (-) Despesas Fixas $ Lucro Líquido $ 5.000

4 Para Venda de 01 auto-falante:
Total Por Unidade Vendas (01 auto-falante) $ 250 (-) Despesas Variáveis $ 150 Margem de Contribuição $ 100 (-) Despesas Fixas $ Lucro Líquido $ (34.900)

5 Auto-falantes para produzir $ 35.000 de Margem de Contribuição
Total Por Unidade Vendas (350 auto-falantes) $ $ 250 (-) Desp. Variáveis $ $ 150 Margem de Contribuição $ $ 100 (-) Desp. Fixas Lucro Líquido $ 0

6 Margem de Contribuição (MC) Percentual
Total Por Un. % Vendas Vendas (400 auto-falantes) 250 100% (-) Desp. Variáveis 60.000 150 60% Margem de Contribuição 40.000 100 40% (-) Desp. Fixas 35.000 Lucro Líquido 5.000

7 Margem de Contribuição (MC) Percentual
MC Percentual = Margem de Contribuição Vendas MC percentual é de 40%. Isso significa que para cada $1 de aumento de vendas, a margem de contribuição total aumentará em $ 0,40. Se a empresa planeja um aumento de $ nas vendas, a administração pode esperar um aumento da MC de $

8 Aplicação dos Conceitos de CVL

9 VARIAÇÃO NO CUSTO FIXO E NO VOLUME DE VENDAS
Aumento de $ no gasto mensal de propaganda Aumento de $ nas vendas mensais para um total de 520 auto-falantes Vendas Ant. Vendas c/ nova propag. Diferença % das vendas Vendas 30.000 100% (-)Despesas Variáveis 60.000 78.000 18.000 60% MC 40.000 52.000 12.000 40% (-) Despesas Fixas 35.000 45.000 10.000 Lucro Líquido 5.000 7.000 2.000 OU: MC Incr. ($ x 40%) – Desp. Incr. ($10.000)

10 ALTERAÇÃO NO CUSTO VARIÁVEL E NO VOLUME DE VENDAS
Utilização de componentes de qualidade mais alta Redução de $10,00 na MC por auto-falante Aumento nas vendas de 400 para 480 auto-falantes por mês Vendas Ant. Vendas com melhores componentes Diferença Novo % das vendas Vendas 20.000 100% (-)Desp. Var. 60.000 76.800 16.800 64% : MC 40.000 43.200 3.200 36% (-) Desp. Fixas 35.000 35.000 Lucro Líquido 5.000 8.200 3.200 OU: MC Total esperada (480u x $90) – MC Total atual (400u x $100)

11 ALTERAÇÃO NO CUSTO VARIÁVEL, NO CUSTO FIXO E NO VOLUME DE VENDAS
Pagto de comissão de $15,00 por auto-falante em lugar dos salários fixos Salários fixos totalizam $ mensais Aumento de Vendas em 15% passando para 460 auto-falantes por mês Vendas Ant. Vendas com ajustes Diferença Novo % das vendas Vendas 15.000 100% : (-)Desp. Var. 60.000 75.900 15.900 66% MC 40.000 39.100 (900) 34% (-) Desp. Fixas 35.000 29.000 (6.000) Lucro Líquido 5.000 10.100 5.100 OU: MC Total esperada (460u x $85) – MC Total atual (400u x $100)

12 Determinação do Ponto de Equilíbrio
Ponto de Equilíbrio é o nível de vendas ao qual o lucro da empresa é nulo. Pode ser: Contábil Econômico Financeiro

13 Lucros = Vendas – (Desp. Variáveis + Desp. Fixas)
Método da Equação: Lucros = Vendas – (Desp. Variáveis + Desp. Fixas) Vendas = Desp. Variáveis + Desp. Fixas + Lucros 250Q = 150Q (Q=350 auto-falantes) : Método da Margem de Contribuição: PE em unidades de vendas = Despesas fixas / MC unit. PE qtde.total de vendas = Desp. Fixas / MC percentual

14 Relação CVL em Forma Gráfica

15 Margem de Seg.= Vendas Orçadas (ou reais) totais
Margem de Segurança É o excesso das vendas orçadas (ou vendas reais) sobre o volume de vendas no ponto de equilíbrio. Margem de Seg.= Vendas Orçadas (ou reais) totais Vendas no PE


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