A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioestatística http://www.uac.pt/~lsilva/Ensino/teaching.html#Bio A estatística nasceu essencialmente como descritiva – Estatística Descritiva. Dentro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioestatística http://www.uac.pt/~lsilva/Ensino/teaching.html#Bio A estatística nasceu essencialmente como descritiva – Estatística Descritiva. Dentro."— Transcrição da apresentação:

1 Bioestatística http://www.uac.pt/~lsilva/Ensino/teaching.html#Bio
A estatística nasceu essencialmente como descritiva – Estatística Descritiva. Dentro do possível, abrangia as populações na sua globalidade. A Inferência Estatística surge mais tarde e é desenvolvida ao longo de vários séculos, com base na Matemática, mas tentando resolver problemas ligados a diferentes áreas científicas. No entanto, enquanto que algumas técnicas estatísticas eram usadas correntemente em Astronomia no século XVIII, apenas no século XX surgem como aplicações generalizadas nas Ciências Sociais. A Estatística, como a consideramos atualmente, surgiu como uma área distinta apenas no século XX. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.

2 Bioestatística O desenvolvimento da Teoria das Probabilidades remonta ao século XVII, com Fermat, Pascal e Huygens. Mas esses matemáticos não fizeram a ligação a problemas de inferência, restringiram-se ao estudo de jogos de azar. A inferência estatística surge com o início da combinação de observações em Astronomia e Geodesia e desenvolve-se com a utilização da probabilidade em problemas de inferência. Entre 1700 e 1900 a estatística foi alastrando a várias disciplinas: Astronomia e Geodesia, Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, transformando-se ao longo do processo. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.

3 Bioestatística A ciência não se baseia apenas em medições.
Mesmo nas ciências que dependem grandemente de métricas quantitativas, a medição apenas não é suficiente. As quantificações devem permitir comparações. Isso implica a aceitação comum da sua fidedignidade, um modo de quantificar e expressar a incerteza associada às medições, bem como às inferências delas derivadas. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.

4 Bioestatística A estatística moderna proporciona às ciências empíricas uma tecnologia quantitativa. É uma lógica e uma metodologia para a quantificação da incerteza e para uma análise das consequências dessa incerteza no planejamento e interpretação da experimentação e da observação. A estatística moderna é muito mais do que uma caixa de ferramentas, um saco de truques, ou uma miscelânia de técnicas isoladas. Há uma unidade subjacente aos métodos estatísticos. Comece a apresentação com o relato de um incidente interessante. Escolha um incidente que tenha alguma relação com o auditório. Esse incidente justificará a acção e demonstrará a possibilidade de produzir os benefícios. Começar a apresentação com um incidente sugestivo prepara o auditório para as acções que recomendará mais à frente.


Carregar ppt "Bioestatística http://www.uac.pt/~lsilva/Ensino/teaching.html#Bio A estatística nasceu essencialmente como descritiva – Estatística Descritiva. Dentro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google