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Gerenciamento da Demanda de Água Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil – UAEC Área de Engenharia de Recursos.

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1 Gerenciamento da Demanda de Água Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Unidade Acadêmica de Engenharia Civil – UAEC Área de Engenharia de Recursos Hídricos – AERH Gerenciamento da Demanda de Água Grupo de Pesquisa em Gestão Integrada de Recursos Hídricos Superficiais e Subterrâneos Palestrante: Maria Josicleide F. Guedes Agosto 2008

2 Gerenciamento da Demanda de Água 1. Aspectos conceituais 2. Ações indutoras do uso racional 3. Experiências e programas em GDA 4. Caso de estudo: Campina Grande-PB Temas a serem abordados

3 Gerenciamento da Demanda de Água Do ciclo hidrológico, da distribuição de água no Planeta Aos Sistemas: Sistema Bacia Hidrográfica; Sistema Público de Abastecimento; Sistema Edificações.

4 Gerenciamento da Demanda de Água Uso da água nos sistemas Sistema Público de Abastecimento Sistema Bacia Hidrográfica Sistema Edificação

5 Gerenciamento da Demanda de Água Quem usa a água naqueles sistemas (usuários e demandas)? Questionamento

6 Gerenciamento da Demanda de Água Os usuários da água Usos consuntivos: abastecimento humano e animal; Indústria; Irrigação. Usos não-consuntivos: navegação; recreação; geração de energia.

7 Gerenciamento da Demanda de Água Como as demandas são atendidas? Historicamente: expansão da oferta rios; lagos; fontes; lençol subterrâneo (poços); reservatórios (regularização); transposição de vazões.

8 Gerenciamento da Demanda de Água Expansão da oferta Visão tradicional: isolada, fragmentada água como recurso inesgotável. Sem consideração: ciclo hidrológico, bacia hidrográfica; integração águas superficiais e subterrâneas; integração quantidade e qualidade. Sem preocupação: Como a água está sendo usada pela sociedade?

9 Gerenciamento da Demanda de Água Conflito: oferta X demanda Oferta < demanda: necessidade de compatibilização. Problemas nos sistemas: bacia hidrográfica; abastecimento público; edificações (usuários final). Como resolver os conflitos?

10 Gerenciamento da Demanda de Água Como resolver? Da visão tradicional à visão moderna Gestão de recursos hídricos gestão da oferta gestão da demanda Uso racional da água

11 Gerenciamento da Demanda de Água Gerenciamento da demanda de água Consiste em medidas, práticas ou incentivos que produzam um uso eficiente de água pela sociedade, através da redução do consumo final do usuário e modificação de hábitos de consumo, sem prejudicar os atributos de higiene e conforto dos sistemas originais (SILVA et al, 1999).

12 Gerenciamento da Demanda de Água O que é ser racional? Novo Aurélio (Século XXI) Novo Aurélio (Século XXI) Racional. 1. Que usa da razão; que raciocina. 2. Que se deduz pela razão. 3. Conforme a razão. Razão Bom senso; juízo; prudência. Racionalização. 1. Ato ou efeito de racionalizar. Racionalizar. 1. Tornar racional. …3. Tornar mais eficiente.

13 Gerenciamento da Demanda de Água Uso racional da água na Agenda 21 …assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, …, adaptando as atividades humanas aos limites da capacidade da natureza Os planos racionais de utilização da água … têm de contar com o apoio de medidas de conservação e minimização do desperdício

14 Gerenciamento da Demanda de Água É preciso dedicar atenção especial aos efeitos crescentes da urbanização sobre a demanda e o consumo de água… Uma melhor gestão dos recursos hídricos urbanos, incluindo a eliminação de padrões insustentáveis, pode dar uma contribuição substancial à mitigação da pobreza e à melhora da saúde e da qualidade de vida dos pobres das zonas urbanas e rurais Uso racional da água na Agenda 21

15 Gerenciamento da Demanda de Água Como induzir o uso racional da água? O que fazer? Que ações, alternativas, medidas propor e implementar?

16 Gerenciamento da Demanda de Água Ações para o uso racional da água Tecnológicas; Regulatórias/Institucionais; Econômicas; Educacionais.

17 Gerenciamento da Demanda de Água Ações tecnológicas Dispositivos economizadores; Medição individualizada; Sistemas individuais ou comunitários de captação de água de chuva; Reúso de água; Controle de vazamentos na rede e nas edificações; Outras.

18 Gerenciamento da Demanda de Água Dispositivos economizadores de água Volume de descarga reduzida (VDR); Torneiras; Chuveiros; Arejadores; etc.

19 Gerenciamento da Demanda de Água Perfil de consumo de água residencial Fonte: PNCDA, 2000.

20 Gerenciamento da Demanda de Água Bacias sanitárias: Volume de descarga reduzido (VDR) Bacia sanitária: 29% do consumo de água residencial; A adoção de bacias VDR: tendência internacional definida pela necessidade de racionalizar o uso da água; Comercializadas em países da Europa (volume de descarga entre 9 e 3 litros); Estados Unidos, Japão (9 e 6 litros); No Brasil: NBR da ABNT (2002).

21 Gerenciamento da Demanda de Água Avaliação de alguns fatores em bacias VDR

22 Gerenciamento da Demanda de Água Torneiras e dispositivos de redução de água Arejador Arejador: dispositivo fixado na saída da torneira, que reduz a vazão da água, diminuem cerca de 50% o jato das torneiras;

23 Gerenciamento da Demanda de Água Torneiras e dispositivos de redução de água Torneira com tempo de fluxo determinado Torneira com tempo de fluxo determinado: dotada de dispositivo mecânico que acionado, libera o fluxo de água, fechando-se automaticamente após um tempo determinado

24 Gerenciamento da Demanda de Água Torneiras e dispositivos de redução de água Torneira acionada por sensor infravermelho Torneira acionada por sensor infravermelho: funciona com um conjunto de emissor e receptor. O receptor detecta a reflexão emitida pelas mãos e aciona a válvula que libera a água para o uso, cessando o fluxo quando as mãos são retiradas do campo de ação do sensor.

25 Gerenciamento da Demanda de Água Captação de água de chuva Captar e armazenar água: opção de aumento direto da oferta de água; Técnica mais utilizada: coletar água por meio de calhas dispostas nos telhados e armazenamento em cisternas; Cisterna: elemento popular no meio-rural nordestino; Acesso a diversos níveis sócio-econômicos da população.

26 Gerenciamento da Demanda de Água Vantagens da cisterna A chuva que cai do telhado é coletada por calhas e estocada em pequenos reservatórios de fácil construção; Como parte da precipitação é armazenada em curto período de tempo previne-se também as enchentes; Aumenta-se a oferta de água, aliviando-se o sistema formal de abastecimento dágua.

27 Gerenciamento da Demanda de Água Reúso de água Processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim; Finalidade: suprir a deficiência do fornecimento de água potável para fins domésticos e/ou industriais; Reciclagem: reúso interno antes da descarga em um sistema geral de tratamento ou outro local de disposição.

28 Gerenciamento da Demanda de Água Ações regulatórias/institucionais Legislação que induza o uso racional de água; Regulamentação de uso da água para usos externos; Regulamentação de novos sistemas construtivos e de instalações prediais;

29 Gerenciamento da Demanda de Água Ações regulatórias/institucionais Regulamentação mais adequada da prestação do serviço de concessão e distribuição de água; Outorga pelo uso da água; Criação de comitês de bacias; Outras.

30 Gerenciamento da Demanda de Água Legislação e Normas no Brasil NBR 6452/97 - a partir de 2002: bacias sanitárias produzidas com volume de descarga reduzido (6 l/descarga)

31 Gerenciamento da Demanda de Água Lei 9.433/97 Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos A água é: – – bem de domínio público; – – recurso natural limitado com valor econômico; – – bacia hidrográfica: unidade de planejamento; – – gestão: descentralizada.

32 Gerenciamento da Demanda de Água Ações econômicas Estímulos fiscais para redução de consumo e adoção de novos instrumentos tecnológicos; Tarifação que estimule o uso eficiente da água sem penalizar os usuários mais frágeis economicamente; Cobrança pelo uso da água bruta; Outras.

33 Gerenciamento da Demanda de Água Ações educacionais Incorporação da questão da água aos currículos escolares; Programas e campanhas de educação ambiental; Adequação aos currículos dos cursos técnicos e universitários; Programas de reciclagem para profissionais; Outras.

34 Gerenciamento da Demanda de Água Experiências e programas Waterloo (Canadá); Cidade do México (México); Japão; África do Sul; Israel e México; Cidade de Bogor (Indonésia); África e Oriente Médio; Brasil.

35 Gerenciamento da Demanda de Água Experiências internacionais CIDADE OU LOCAL/PAÍSATIVIDADES Waterloo/Canadá (Regional Municipality of Waterloo, 2006) Retardou a expansão da oferta de água através de programas de eficiência do uso da água como distribuição de bacias sanitárias de menor consumo. O uso de água per capita diminuiu em média em 10% nos últimos anos (desde 1991). British Columbia/Canadá (British Columbia Ministry of Enviroment, Lands & Parks, 2006) Desenvolveu o programa Water Conservation Strategy que provê um sistema de gerenciamento da demanda. Países Árabes (ABU-ZEID et al, 2004) Em virtude da escassez hídrica e o não acesso aos serviços de abastecimento dágua, um programa de gerenciamento da demanda está sendo aplicado nas regiões áridas. Estima-se um potencial de redução de demanda de 32 bilhões m 3 /ano, correspondente aos setores doméstico (12%), industrial (0,3%), irrigação (50,2%), e reuso de água (37,5%). Seattle/ Estados Unidos (City of Seattle, 2001) O Programa 1% Water Conservation objetiva que cada morador reduza o uso de água em 1% por ano durante 10 anos. Compõe-se de programas educacionais, incentivos financeiros, promoções especiais que ajudem a atingir a redução de 1%. Jerusalém, Israel (BANCO MUNDIAL, 1998) Instalações de aparelhos de água econômicos; identificação e reparo de vazamentos e irrigação mais eficientes contribuíram para uma queda de 14% per capita no uso de água de 1989 a Bogor, Indonésia (BANCO MUNDIAL, 1998) Devido ao alto custo de expansão da oferta, adotou-se um aumento nas tarifas de água de 30% e uma campanha pública para reduzir o consumo. Em três meses, o consumo médio mensal diminuiu em 29%. Fonte: Ribeiro e Braga, 2006.

36 Gerenciamento da Demanda de Água Experiências e programas nacionais EXPERIÊNCIA GDAATIVIDADES LegislaçãoLei Federal Nº 9.433/97: estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (dispõe sobre os instrumentos de gestão – entre os quais, outorga e cobrança pelo uso da água). Leis indutoras de GDA: São Paulo (Lei nº /98), Guarulhos (Lei nº 4.650/94). NBR 6452/97: desde 2002 as caixas de descarga produzidas no Brasil passaram a ter capacidade máxima de 6 litros. Programa de Uso Racional da Água (PURA) (PURA, 2006; SILVA, 2004; TAMAKI, 2003) Criado em 1995 através de um convênio entre a Universidade de São Paulo (USP), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Abrange várias atividades como: uso racional de água em edifícios, caracterização do consumo de água de aparelhos sanitários economizadores, controle de perdas. Aplicado em São Paulo em escolas estaduais, Hospital das Clínicas e USP. Benefícios: redução de consumo em até 47% em algumas unidades, conseqüente queda na tarifação e na demanda de energia elétrica. Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água (PNCDA) (BRASIL, 2006) Instituído em 1997 pelo Governo Federal, atualmente desenvolvido pelo Ministério das Cidades tendo por objeto o sistema de abastecimento de água, desde a produção e a distribuição, até as instalações prediais. Objetiva: promover o uso racional da água para abastecimento público nas cidades brasileiras, em benefício da saúde pública, do saneamento ambiental e da eficiência dos serviços; identificar e implantar um conjunto de medidas que revertam o quadro de desperdício de água. Fonte: Ribeiro e Braga, 2006.

37 Gerenciamento da Demanda de Água Brasil PNCDA Objetivo geral: promover o uso racional da água de abastecimento público nas cidades brasileiras, em benefício da saúde pública, do saneamento ambiental e da eficiência dos serviços. Fase I: 16 DTAs (Documentos Técnicos de Apoios) Fase II: + 4 DTAs e portal na Internet (www.pncda.gov.br) Fase III: revisão, elaboração de DTAs e cursos de capacitação

38 Gerenciamento da Demanda de Água PURA Objetivo geral: garantir o fornecimento de água e a qualidade de vida da população. Estabelece normas e diretrizes para o uso racional;. Instalação de equipamentos economizadores de água. EntidadeRedução/economia Hospital das Clínicasredução de 25% Universidade de São Pauloredução de 27% Ceagespredução de 32% Cetesbredução de 47% Palácio dos Bandeirantesredução de 31% Brasil

39 Gerenciamento da Demanda de Água Caso de estudo: Campina Grande Crise no abastecimento ( ) Solução emergencial: racionamento da distribuição de água; Além do racionamento o Governo Estado iniciou a construção da Barragem de Acauã; Análise da crise – inexistência da gestão de RH em três níveis: Nível da bacia hidrográfica; Nível do açude Boqueirão; Nível dos usuários de água.

40 Gerenciamento da Demanda de Água Causas da crise (Galvão et al, 2001): Irrigação descontrolada na bacia; Ausência de uma gestão da demanda adequada; Altos níveis de perdas durante a distribuição; Construções descontroladas de reservatórios a montante; Entre outras. Caso de estudo: Campina Grande

41 Gerenciamento da Demanda de Água Estudo de GDA na UFCG Objetivo: substituição dos aparelhos hidrossanitários convencionais por poupadores - Bacia sanitária; - Chuveiros; - Torneiras; - Mictórios; Dados necessários: Contabilização dos aparelhos Pesquisa de mercado (custo dos produtos) Perfil de consumo da UFCG Estrutura tarifária da CAGEPA Resultados:

42 Gerenciamento da Demanda de Água Estudo de GDA em Campina Grande Justificativa da escolha da cidade: A cidade importa água de uma bacia hidrográfica fora da qual se localiza (comprometendo o abastecimento de outras cidades); Crise no abastecimento ( ); Racionamento; Altos níveis de perda da companhia de distribuidora de água.

43 Gerenciamento da Demanda de Água Estudo de GDA em Campina Grande Justificativa da escolha dos bairros: Necessidade de estudar dois bairros com nível social, econômico e cultural distintos; Diferenças no padrão de consumo de água; Conjunto dos Professores: bairro homogêneo; Santo Antônio: bairro heterogêneo.

44 Gerenciamento da Demanda de Água Estudo de GDA em Campina Grande Aquisição de dados: Entrevistas domiciliares: - Conjunto dos Professores; - Santo Antônio. Pesquisa de campo – levantamento de custos: - Bacia VDR; - Torneiras e chuveiros econômicos; - Cisterna.

45 Gerenciamento da Demanda de Água Critério de avaliação das alternativas Análise social: - Entrevistas domiciliares Análise econômica: - Retorno de investimento Análise ambiental: - Redução de consumo.

46 Gerenciamento da Demanda de Água Análise econômico-ambiental 1ª Alternativa: - Cisterna de 15 m³ + 2 bacias de 12 l (já instalada); - Custo: R$ 3.000,00. 2ª Alternativa: - cisterna de 15 m³ + 2 bacias de 6 l (já instalada); - Custo: R$ 3.000,00.

47 Gerenciamento da Demanda de Água Análise econômico-ambiental 3ª Alternativa: - Cisterna de 15 m³ + 2 bacias de 6 l; - Custo: R$ 3.300,00. 4ª Alternativa: - 2 bacias de 6 l; - Custo: R$ 300,00. * Cisterna para alimentar apenas as bacias

48 Gerenciamento da Demanda de Água Análise econômico-ambiental 5ª Alternativa: - Torneiras e chuveiros; - Custo: R$ 500,00. 6ª Alternativa: - 2 bacias de 6 l + torneiras e chuveiros; - Custo: R$ 800,00.

49 Gerenciamento da Demanda de Água Entrevistas domiciliares Objetivo: - conhecimento da população em relação à crise; - aceitabilidade – alternativas tecnológicas. Plano de Amostragem: - NBR-5426: Plano de Amostragem e procedimentos na inspeção por atributos; - NBR-5427: Guia para Utilização da NBR

50 Gerenciamento da Demanda de Água Amostra Conjunto dos Professores: 32 residências; 4 edifícios residenciais. Santo Antônio: 20 residências; 3 edifícios residenciais.

51 Gerenciamento da Demanda de Água Resultado das entrevistas nas residências Questionamentos Residências (Conjunto dos Professores) Residências (Santo Antônio) Conhecimento dos problemas de abastecimento de água 100%95% Sugestões para minimizar esses problemas Racionamento, conscientização e transposição de vazões (15,6%) Uso racional (60%) e racionamento (35%) Perda de água por vazamentos na rede de abastecimento na cidade 97%95% Perda de água por vazamentos na rede de abastecimento nas ruas do bairro 59%45%

52 Gerenciamento da Demanda de Água Resultado das entrevistas nas residências Questionamentos Residências (Conjunto dos Professores) Residências (Santo Antônio) Opinião sobre os serviços prestados pela concessionária de água e esgotos da cidade Ineficiente (54%) Eficiente (35%) e ineficiente (35%) Medidas adotadas em épocas de racionamento Armazenamento de água e uso racional (65,6%) Armazenamento de água em caixas dágua e depósitos (50%) Porcentagem dos entrevistados que acham que há muito desperdício de água nas residências 100% acham que há desperdício 85% acham que há desperdício Atividades de maior consumo de água Lavagem de roupas (15,6%), banhos e lavagem de pratos (9,4%) Lavagem de roupas (50%) e banhos (35%)

53 Gerenciamento da Demanda de Água Resultado das entrevistas nas residências Questionamentos Residências (Conjunto dos Professores) Residências (Santo Antônio) Opinião a respeito da tarifa de água Cara (44% dos entrevistados) Barata (60% dos entrevistados) Opinião a respeito do aumento da tarifa de água como forma de induzir a diminuição do consumo 62,5% dos entrevistados acham que esta medida não é eficaz 65% dos entrevistados acham que esta medida é eficaz Alternativas de gerenciamento de demanda urbana de água mais conhecidas Uso de água de chuva (100%), reúso de água (96,9%) Uso de água de chuva (95%), reúso de água (85%) Aceitabilidade geral Bacia sanitária VDR (81,3%) Bacia sanitária VDR (90%) Aceitabilidade econômicaBacia sanitária VDR (53,3%) Bacia sanitária VDR (50%) Aceitabilidade ambientalReúso de água (53,1%) Bacia sanitária VDR (40%)

54 Gerenciamento da Demanda de Água Comentário das entrevistas Conjunto dos Professores (44% nas residências e 75% apartamentos) – tarifa de água cara; Santo Antônio (60% nas residências e 100% apartamentos) – tarifa de água barata; Nível social alto – maior consumo de água – conta de água mais elevada; Nível social baixo – menor consumo de água – conta de água mais baixa;

55 Gerenciamento da Demanda de Água Comentário das entrevistas Tarifa de água varia com consumo; Limite mínimo de 10 m³ – induz uso irracional; Redução de consumo x diminuição de custos; Aumento da tarifa: - Conjunto dos Professores (62,5%): não eficaz; - Santo Antônio (62,5%): eficaz; Nível social maior – desperdício já virou hábito;

56 Gerenciamento da Demanda de Água Comentário das entrevistas Nível social menor – população com recursos limitados; Sugestão de entrevistados: - Bônus para meta alcançada; 75% Conjunto dos Professores e 100% Santo Antônio – medição global injusta; Alternativa mais aceita – bacia VDR: - custo de implementação; - não exige mudança de hábitos.

57 Gerenciamento da Demanda de Água Cálculo do retorno de investimento Casa com 200 m² de área coberta; Duas bacias sanitárias; Consumo médio por residência – CAGEPA; VP = Cs x p x A, onde: VR – volume considerando as perdas; VC – consumo mensal da bacia; Io – investimento inicial (pesquisa de campo); Tarifa fixa de 0 a 10 m³: retorno quando CMR>10 m³.

58 Gerenciamento da Demanda de Água Planilha – retorno de investimento 1ª Alternativa: Cisterna de 15 m 3 (já instaladas 2 bacias de 12 l) Mês CMR(m 3 )VP(m 3 )VR(m 3 )VC(m 3 )VR - VC(m 3 )Io(R$)RI(R$) Jan16,5357,6606,1287,200-1, , ,89 Fev12,61511,0408,8327,2001, ,57 Mar14,50519,40015,5207,2009, ,14 Abr13,39522,21817,7747,20015, ,54 Mai15,58021,74017,3927,20015, ,33 Jun13,39022,04017,6327,20015, ,74 Jul13,49021,34017,0727,20015, ,98 Ago13,16011,6809,3447,20015, ,77 VR-VC < 0 – retirar água da rede para as bacias; VR – VC < 0 – redução consumo = VR; VR – VC > 0 – redução de consumo = VC.

59 Gerenciamento da Demanda de Água Resultados – Conjunto dos Professores Critério social: - Bacia VDR: 81,30% residências; - Torneiras e chuveiros: 75% apartamentos. Critério econômico: - 4ª Alternativa (2 bacias de 6 l): 3 anos e 6 meses; Critério ambiental: - 1ª Alternativa (Cisterna de 15 m bacias de 12 l (já instalada): índice de redução de consumo de 47%.

60 Gerenciamento da Demanda de Água Resultados – Santo Antônio Critério social: - Bacia VDR: 90% residências; - Torneiras e chuveiros e medição individualizada: 80% apartamentos. Critério econômico: - 4ª Alternativa (2 bacias de 6 l): 2 anos e 7 meses; Critério ambiental: - 6ª Alternativa (2 bacias de 6 l + torneiras e chuveiros) : índice de redução de consumo de 40%.

61 Gerenciamento da Demanda de Água Autores envolvidos na pesquisa Márcia Maria Rios Ribeiro (prof. da Unidade Acadêmica de Eng. Civil); Tatiana Máximo Almeida de Albuquerque (doutoranda da UFRGS); Maria Josicleide Felipe Guedes (Aluna de Eng. Civil, pesquisadora AERH); Mirella Leôncio Motta (Aluna de Eng. Civil, pesquisadora da AERH); Maria José de Sousa Cordão (Aluna de Eng. Civil); Bruna Marcela Delfino de Oliveira (ex-aluna do PIBIC-júnior).


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