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Projetos de Sistemas Embutidos Aula 2. 2 Metodologia de Projetos.

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Apresentação em tema: "Projetos de Sistemas Embutidos Aula 2. 2 Metodologia de Projetos."— Transcrição da apresentação:

1 Projetos de Sistemas Embutidos Aula 2

2 2 Metodologia de Projetos

3 3 Requisitos Linguagem natural Desejos e expectativas do usuário Modos de coleta: Contato direto com usuários Depto. de Marketing Demonstração de protótipos

4 4 Req. Funcionais x Não Func. Requisitos Funcionais Saída como função da entrada comportamento Requisitos Não Funcionais Restrições de tempo Consumo de energia Tamanho, peso, etc. confiabilidade

5 5 Modelo de Req. Nome Propósito Entradas Saídas Funções Desempenho Custo de manufatura Potência Dimensões físicas

6 6 Exemplo: GPS com Mapas Móveis Mapas móveis obtêm posição do GPS, desenha mapa armazenado em um BD local.

7 7 Necessidades do GPS+Mapas Funcionalidade: uso em automóveis. Mostrar vias principais e pontos de referência; Interface de Usuário: 400 x 600 pixels. Três botões. Menus pop-up; Desempenho: smooth scroll. Ligar em 1s. Visualizar posicao em <15s. Custo: preço final $500 = aprox. $100 em peças.

8 8 Necessidades do GPS+Mapas Dimensões físicas: palma da mão. Potência: 8 horas usando 4 pilhas AA.

9 9 Req. para GPS+Mapas NomeGPS com Mapas Móveis Propósitomapas móveis para automóveis, nível consumidor. Entradasbotão ligar, dois botões de controle SaídasLCD 400 x 600 com luz FunçõesGPS com 5Rx; três níveis de resolução; lat & long. Desempenhoatualiza tela em menos de 0,25s de movimentação Custo de manufatura$100 em peças Potência100 mW Dimensões físicas5x15 cm; 350 g

10 10 Especificação Descrição mais precisa: Não deve indicar uma arquitetura Provê dados para a escolha da arquitetura UML: Unified Modeling Language Pode incluir elementos funcionais e não funcionais Pode ser executável ou modelo matemático

11 11 Especificação do GPS Deve incluir: O que é recebido pelo GPS; Dados do mapa; Interface de usuário; Operações necessárias; Operações em background.

12 12 Projeto de Arquitetura Principais componentes que satisfazem a especificação Componentes de HW: CPU, periféricos, memória, etc. Componentes de SW: Programas, operações, etc. Deve levar em conta especificações funcionais e não funcionais.

13 13 Diagrama de Blocos

14 14 Arquitetura de HW

15 15 Arquitetura de SW

16 16 Projetando componentes Definir a arquitetura do sistema antes de começar a codificar Alguns componentes já estão prontos, alguns podem ser modificados, outros podem ser feitos do zero.

17 17 Integração de Sistemas Interconectar componentes Muitos bugs aparecem somente agora Criar plano de integração para descobrir bugs mais cedo, testar o máximo da funcionalidade o mais cedo possível.


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