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MissãoObjetivos Análise externa Análise interna Escolha da estratégia Implementação da estratégia Vantagem competitiva Processo de administração estratégica.

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Apresentação em tema: "MissãoObjetivos Análise externa Análise interna Escolha da estratégia Implementação da estratégia Vantagem competitiva Processo de administração estratégica."— Transcrição da apresentação:

1 MissãoObjetivos Análise externa Análise interna Escolha da estratégia Implementação da estratégia Vantagem competitiva Processo de administração estratégica Estratégia do negócio Estratégia corporativa Como se posicionar no mercado? Em qual negócio entrar?

2 Estratégias do negócio Duas estratégias de negócio genéricas Liderança em custo Gerar valor por ter custos mais baixos que os concorrentes. Diferenciação do produto Gerar valor devido à preferência que o consumidor tem pelo produto de sua empresa. Exemplo: Wal-Mart Exemplo: Harley-Davidson

3 Diferenciação de produto Uma estratégia de negócio que pretende: Aumentar o valor percebido dos produtos/serviços de uma empresa junto ao consumidor comparando-se ao valor dos produtos/serviços de um concorrente. Fazer com que os consumidores prefiram os produtos/serviços da empresa.

4 Bases de diferenciação Uma base de diferenciação deve suprir algumas necessidades dos consumidores: Imagem Status Conforto Gosto Beleza Estilo Ter uma causa Confiabilidade Segurança Nostalgia Limpeza Serviço Qualidade Precisão Apetite Durabilidade Um produto diferenciado supre uma ou mais necessidades de uma maneira melhor que um produto sem diferenciação.

5 Quase tudo pode ser uma base de diferenciação Tangíveis. Intangíveis. Limitada à criatividade gerencial. A grande variedade de necessidades dos clientes pode ser suprida pela grande variedade de bases de diferenciação: Exemplo: Fred Smith e FedEx Bases de diferenciação

6 Três categorias 1) Atributos do produto: 2) Empresa – relação com os clientes: 3) Relações empresariais: Explorar o produto real. Explorar o relacionamento com os clientes. Explorar o relacionamento interno da empresa e/ou dela com outras empresas. Bases de diferenciação

7 Atributos do produto Características do produto – o design de um carro. Complexidade do produto – múltiplas funções de um relógio. Timing – ser o primeiro do mercado. Localização – perto de uma via de grande movimento. Bases de diferenciação

8 Relação com os clientes Customização – criar uma jóia única para um cliente. Marketing – criar lealdade à marca por meio de propaganda. Reputação – patrocínio de uma instituição beneficente para ser reconhecido como socialmente responsável. Bases de diferenciação

9 Relações empresariais Ligações entre divisões da empresa – usar uma peça desenvolvida por uma divisão da empresa em outras divisões. Ligações com outras empresas – uma empresa de artigos esportivos patrocinar uma corrida beneficente doando tênis de corrida e recebendo em troca um anúncio de graça. Mix de produto – uma loja de móveis começar a vender equipamento de ginástica, computadores etc. Bases de diferenciação

10 Canais de distribuição – uma loja de doces começar a vender seus doces por meio de uma rede de postos de combustível. Serviço e suporte – uma oficina começar a oferecer serviço de retirada e entrega de carros no escritório dos clientes. Relações empresariais Bases de diferenciação

11 Vantagem competitiva A estratégia de diferenciação de produto deve atender ao critério VRIO... É Valioso? É Raro? É difícil de Imitar? A empresa está Organizada a explorá-lo? …se for para criar vantagem competitiva.

12 Empresa Compradores Fornecedores Entrada Rivalidade Substitutos Setor Ameaça O valor da diferenciação do produto Neutralizando ameaças Toyota versus Hyundai Allen Edmonds & Cole Hahn Máquinas fotográficas digitais versus filme convencional Ruths Chris Steak House Chryslers Crossfire

13 O valor da diferenciação do produto Q set P ff D ff MR ff ATC set MC ff P set D set ATC ff Q ff Empresas de foco sem produto diferenciado Empresas de foco com produto diferenciado Lucro acima do normal

14 Fragmentada Branding: comodidade produto diferenciado Exemplo: Kelloggs Corn Flakes Emergente Vantagens do pioneirismo: ganho de marketshare Exemplo: celulares Motorola Explorando as oportunidades do tipo de setor O valor da diferenciação do produto

15 Madura Redefinir o produto ou agregar serviços Exemplo: foco da Ford em serviço Declínio Explorar nichos Exemplo: máquinas não digitais Explorando as oportunidade do tipo de setor O valor da diferenciação do produto

16 Explorando oportunidades Tendências ou modismos Spinners (banda) Roupa de surfe Políticas do governo Toyota Prius Raio X no aeroporto Causas sociais Reflorestamento Roupas sem peles Condições econômicas Agências internacionais Serviços financeiros O valor da diferenciação do produto

17 Raridade da diferenciação de um produto Raridade por definição Se um produto é diferenciado, ele é raro o suficiente. A preferência do consumidor é uma característica de um produto diferenciado. Aumento no volume de vendas. Preço premium.

18 Imitabilidade da diferenciação Custo da imitação Se as empresas que tentarem imitar o produto tiverem desvantagens de custo, elas optarão por não imitar a característica diferenciadora. Exclusividade histórica. Fontes do custo de imitação Complexidade social.

19 Fácil Pode ser custoso Custoso duplicação da base Características do produto Mix de produto Complexidade do produto Relação com outras empresas Customização Marketing Ligação entre divisões Timing Localização Reputação Canais de distribuição Serviço e suporte Imitabilidade da diferenciação

20 Substitutos Alguns substitutos serão óbvios. Alguns substitutos não serão óbvios. Se não houver um substituto óbvio, então a imitação por meio de substitutos será cara – ao menos no presente. Se uma base de diferenciação é valiosa, outros tentarão imitá-la por meio de duplicação e/ou da substituição. Imitabilidade da diferenciação

21 Organização para a diferenciação de produto Exemplo: equipes multifuncionais – Ford Taurus Estrutura organizacional Unidades de negócio com equipes multifuncionais Gerenciamento de controles Políticas de compensação Flexibilidade Encorajar a criatividade Prêmio: Cooperação cross-functional Criatividade Assumir riscos

22 Liderança em custo e diferenciação de produto Pode uma empresa ter ambos ao mesmo tempo? NãoSim O gerenciamento de controle e a política de compensação são quase opostas. Quando as bases de diferenciação também levam ao baixo custo. Exemplo: Toyota Exemplo: Rolex Estrutura, controles e políticas não são opostos.

23 Implementado a diferenciação no mercado internacional Global Multidoméstico Produto padronizado Pouca variação no gosto e preferência Controle centralizado Foco na eficiência Sem padronização Alta diferença no gosto e preferência Controle descentralizado Foco na satisfação, gosto e preferência Exemplo: Sony Exemplo: Siemens

24 Estratégia de expansão internacional e o negócio Geralmente, mas nem sempre… Estrutura, controle e políticas de compensação são similar às seguintes: Liderança em custo Diferenciação de produto Global Multidoméstico (integração internacional, eficiência) (responsabilidades locais) Implementado a diferenciação no mercado internacional

25 Resumo A diferenciação de produto gera preferência nos consumidores. A preferência permite que as empresas tenham lucros acima da média. Quase tudo pode ser uma base de diferenciação. As bases de diferenciação que atendem aos critérios VRIO normalmente geram vantagem competitiva. Uma estratégia de diferenciação de produto é tão boa quanto sua implementação. Os princípios da diferenciação de produto podem ser aplicados à vida pessoal e profissional.


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