A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da pontuação pode fazer a diferença. Aula 1 Nome.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da pontuação pode fazer a diferença. Aula 1 Nome."— Transcrição da apresentação:

1 O uso da pontuação pode fazer a diferença. Aula 1 Nome

2 Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – salvar. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Consulte também o material disponível em CD-Rom no Ensino Propulsor. Bom trabalho!

3 Neste Caderno, você vai observar a importância do uso correto dos sinais de pontuação, cuja finalidade é refletir a clareza do pensamento, a sua precisão e a distinção das ideias, possibilitando que as mensagens atinjam os objetivos a que se propõem.

4 Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) Vírgula pode ser uma pausa… ou não. *Não, espere. Não espere.* Ela pode sumir com seu dinheiro. *23,4. 2,34. * Pode ser autoritária. *Aceito, obrigado. Aceito obrigado. *Pode criar heróis. *Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve. * E vilões. *Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto. *Ela pode ser a solução. *Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. *A vírgula muda uma opinião. *Não queremos saber. Não, queremos saber. *Uma vírgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

5 A herança Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia. Na página ao lado, reescreva o texto pontuando-o da forma como cada um pontuaria: 1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: 2. A irmã chegou em seguida e o pontuou assim: 3. O padeiro pediu cópia do original e o deixou desta forma: 4. Um homem esperto, representando os pobres, deixou o texto deste jeito:

6 Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. Mariane, a professora está doente. Mariane, a professora, está doente. Foi estranho o olhar que recebi numa viagem de meu filho. Foi estranho o olhar que recebi, numa viagem, de meu filho.

7 Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. As meninas andavam pelas ruas, tranquilas. As meninas andavam pelas ruas tranquilas. Não queremos participar desse evento. Não, queremos participar desse evento.

8 Crie um texto a partir das informações embaralhadas. Use os sinais de pontuação que julgar necessário. Empregue também elementos de ligação entre as idéias: conjunções, pronomes relativos, termos de transição. Marcos é muito divertido. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. O campo está alagado. Marcos entra num campo. O pneu do carro fura. Marcos está fazendo um passeio. Marcos tem um carro. A jovem oferece ajuda. Aproxima-se outro carro. Marcos é jovem. O lugar é isolado. Uma jovem sai do outro carro. Marcos pega o estepe. A jovem é delicada e gentil. O estepe está furado. Para bem à sua frente. A jovem acha Marcos atraente. Marcos fica admirado. Chove. Ela conserta o carro. A jovem é mecânica. Marcos descobre a força feminina.


Carregar ppt "O uso da pontuação pode fazer a diferença. Aula 1 Nome."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google