A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A vírgula nas orações adjetivas Aula 4 Nome. Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A vírgula nas orações adjetivas Aula 4 Nome. Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação."— Transcrição da apresentação:

1 A vírgula nas orações adjetivas Aula 4 Nome

2 Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ). 2 – Salvar. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Consulte também o material disponível em CD-Rom sobre o emprego dos pronomes relativos e das orações adjetivas explicativas e restritivas.

3 Neste caderno, você vai observar a importância do uso correto dos pronomes relativos para evitar ambiguidade e como o uso da pontuação interfere no sentido que se deseja atribuir a um enunciado.

4 Em cada umas das frases abaixo, acrescente uma oração subordinada adjetiva iniciada pelo pronome QUE. Se houver necessidade de usar vírgula, não se esqueça dela. (Lembrem o pronome substitui um nome na oração antecedente) 1.Vários alunos estudaram Matemática com auxílio de monitores. 4.O último calouro da noite cantou um samba. 2. O macaco roubou o lanche da onça. 3.O famoso piloto emprestou o capacete ao companheiro. 5.O pistoleiro colocou o rifle e a munição sobre a mesa.

5 1. A menina tirou o croquete do prato do irmão. Que estava distraído. 4.O zagueiro central deu a camiseta ao repórter. Que estava rasgada. 2. A professora pôs o livro na estante. Que tinha acabado de fechar. 3.Todas as convidadas tomaram o chá. Que a mãe de Camila havia feito. 5.Todas as senhoras tomaram chá. Que se reuniram ontem à tarde. Insira a oração subordinada adjetiva na frase que a antecede. Preste atenção para colocá-la na posição adequada:

6 1. O menino relatou à polícia o assassinato (O menino presenciou o assassinato). 4. O comandante trouxe a encomenda (Vovó preparou uma surpresa para o comandante). 2. Os alunos deverão estudar muito para a difícil prova final (Os alunos pretendem ser aprovados). 3. Paula foi elogiada pelos professores (Paula é uma ótima aluna). 5. A tia do diretor do museu recebeu os repórteres no hotel (O diretor do museu estava doente). Transforme a oração entre parênteses em uma subordinada adjetiva. Observe o termo que será substituído pelo pronome e se há necessidade de pôr uma preposição antes dele:

7 6. Na fazenda, as galinhas botam ovos de ouro (Meus pais moram na fazenda). 9. Apesar de sua falta de experiência, assumiu tranquilamente o cargo (Ele julgava estar preparado para aquele cargo). 7. A dona da casa convidou as visitas a dirigirem-se ao jardim (O jantar seria servido no jardim). 8.A grande mesa de ferro começou a sair do chão (O seu olhar pousava, distraído, na mesa). 10. Este é o grande deserto (Teremos de passar através do deserto). Continuação... Atenção ao uso do pronome relativo adequado e à necessidade de uma preposição antes dele!

8 1. O país, que não trata a educação como prioridade, não pode fazer parte do rol das nações civilizadas. 4. A equipe que não treina não consegue vencer uma partida. 2. O país que não trata a educação como prioridade não pode fazer parte do rol das nações civilizadas. 3. A equipe, que não treina, não consegue vencer uma partida. 5. Os jogadores da seleção, de quem se esperava no mínimo amor à camisa, simplesmente andaram em campo. 5. Explique o sentido de cada frase abaixo, conforme o uso ou não da vírgula:

9 7. Algumas das frases abaixo contêm orações adjetivas explicativas. Use a vírgula para identificá-las.

10 O efeito é igualmente devastador se o óleo atinge áreas de mangue, que são os berçários da vida no mar. Quando o petroleiro Aegean Sea espalhou 72 milhões de litros de petróleo no norte da Espanha, a pesca na costa mais rica em frutos do mar do país ficou suspensa por uma ano. Os estragos, felizmente, não são permanentes. Em dez ou quinze anos, a natureza encarrega-se de restabelecer o equilíbrio ecológico perturbado pelo vazamento. Os primeiros organismo a proliferar são bactérias que vivem da decomposição do petróleo. À medida que esses microrganismos limpam a água, a cadeia alimentar é refeita. Retornam os fitoplânctons, os peixes, as aves e, por fim, os mamíferos, como botos e baleias. Vestígios de 40 milhões de litros de petróleo derramados pelo acidente do Exxon Valdez no mar do Alasca, em 1989, só podem hoje ser detectados em análises com aparelhos científicos. No fim, a vida triunfou. (VEJA, 2 de junho de 2010, p , escrito por Laura Ming. ) Leia atentamente o texto e observe o emprego dos sinais de pontuação. Lembre o que você estudou até agora sobre vírgula. Quando a oração for adjetiva, veja se há necessidade ou não de vírgula para o sentido da frase. Vitória da natureza O vazamento de petróleo no mar é um dos mais frequentes - e também um dos piores – desastres ambientais de nossos dias.Na relação das tragédias dos anos 80, o derramamento de óleo no Alasca pelo petroleiro Exxon Valdez é equiparado à explosão do reator nuclear de Chernobyl. O acidente matou aves e mamíferos, segundo uma estimativa que não inclui peixes nem outras criaturas das profundezas. Quando o petróleo se espalha pela superfície da água, 30% dele se evapora naturalmente em dois dias. Nesse meio-tempo, o material restante inicia uma cadeia calamitosa de eventos. Na superfície, a massa negra inibe a fotossíntese dos fitoplânctons, organismos microscópicos que são a base da cadeia alimentar marinha. Quando afunda, vai matando algas, peixes, moluscos e corais até cobrir o leito do oceano com uma camada impermeável.

11 Agora, analise as orações adjetivas destacadas do texto e relacione as colunas, de acordo com a função de cada uma. 1. Limita o sentido do termo que a antecede, individualiza-o; estamos especificando apenas alguns elementos de um conjunto. 2.Esclarece um termo da oração antecedente, acrescentando- lhe informação; refere-se a todos os elementos de um conjunto. que não inclui peixes nem outras criaturas das profundezas. que são a base da cadeia alimentar marinha. que são os berçários da vida no mar. que vivem da decomposição do petróleo.

12 Após realizar as atividades deste Caderno, o que você julga importante destacar?


Carregar ppt "A vírgula nas orações adjetivas Aula 4 Nome. Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google