A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRDF: Aquisição e Utilização Asla Medeiros e Sá Setembro 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRDF: Aquisição e Utilização Asla Medeiros e Sá Setembro 2005."— Transcrição da apresentação:

1 BRDF: Aquisição e Utilização Asla Medeiros e Sá Setembro 2005

2

3

4 Objetivos Introduzir o conceito de BRDF Introduzir o conceito de BRDF Modelos clássicos Modelos clássicos Modelos mais elaborados Modelos mais elaborados Utilização e implementação de BRDFs Utilização e implementação de BRDFs Questões de implementação do modelo Questões de implementação do modelo Simplificações do objeto Simplificações do objeto Obtenção de BRDFs Obtenção de BRDFs BRDFs sintéticas de materiais idealizados BRDFs sintéticas de materiais idealizados aquisição de BRDFs de materiais reais aquisição de BRDFs de materiais reais

5 Modelos clássicos de Iluminação Modelo difuso Modelo difuso Reflectância igual em todas as direções Reflectância igual em todas as direções Modelo espectral Modelo espectral Lei de Snell Lei de Snell Modelo de Phong Modelo de Phong

6 BRDF – bidirectional reflectance distribution function.

7 Modelo pramétrico de BRDF Vantagens do modelo paramétrico: Mais compacto para armazenamento (em comparação com tabelas de dados) Barato para renderizar (em comparação com modelos físicos) Lafortune's Model:

8 Utilização e implementação de BRDFs Questões de implementação do modelo Questões de implementação do modelo Simplificações do objeto Simplificações do objeto

9 Simplificações do objeto: Simplificações do objeto: BRDF constante espacialmente. Objetos compostos de um ou poucos materiais -> aquisição da BRDF do material. BRDF espacialmente inveriante.

10 Pesquisa na área: Novos modelos de iluminação. Novos modelos de iluminação. Bons métodos de aquisição de dados para BRDFs de materiais reais. Bons métodos de aquisição de dados para BRDFs de materiais reais. Armazenamento e utilização eficientes dos dados adquiridos. Armazenamento e utilização eficientes dos dados adquiridos.

11 Comparison between a photograph (left) and a rendered image of a 3D model under similar lighting conditions. Aquisição de dados fotométricos

12 Vision Group (Pisa, Italy)

13 Pipeline de aquisição: Aquisição da geometria. Aquisição dos dados fotométricos. Registro dos dados fotométricos com a geometria. Integração dos dados em uma estrutura para renderização.

14

15

16

17

18 Trabalhos relacionados Dados fotométricos densos: Surface light field (Curless) Light stage (Debevec) Dados fotométricos esparsos: Image based reconstruction (Lensch, MPI) Aquisição de BRDF dos materiais: Keldysh Institute of Applied Mathematics (Moscow, Russia)

19 Surface Light Fields

20 Light Stage – Debevec

21 BRDF de materiais

22 Dados esparsos (Lensch et al, MPI ) Posicionamento manual da câmera e fonte de luz (dados esparsos). Aquisição da silhoueta para registro com a geometria. Integração dos dados: lumitexel.

23 Pipeline de aquisição planejada A aquisição é incremental para que o erro entre o ponto de vista planejado e a imagem realmente adquirida seja considerado, e não acumulado para as próximas vistas.

24 Modelos virtuais


Carregar ppt "BRDF: Aquisição e Utilização Asla Medeiros e Sá Setembro 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google