A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Interfaces com o Usuário e OpenGL/Glut.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Interfaces com o Usuário e OpenGL/Glut."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Interfaces com o Usuário e OpenGL/Glut

2 MGattass Objetos de comuns interface

3 MGattass Modelo de Programação Usuário Dispositivos Computador Toolkit de Interface (GLUT, SDK,... ) Sistema Gráfico (OpenGL, Direct3D,...) Programa Gráfico- Interativo

4 MGattass Programação Convencional Os comandos são executados segundo uma ordem pré- estabelecida e sequencial. Programação Convencional captura dados inicio processa dados fim

5 MGattass Eventos típicos (WIMP) KeyPress KeyRelease ButtonPress ButtonRelease Motion LeaveNotify EnterNotify WindowExposure (repaint) Resize Timer Idle Janela A Janela B Janela C

6 MGattass Modelo de Call Backs Examina eventos, chama os módulos de processamento Processa Evento Tipo 1 Processa Evento Tipo 2 Processa Evento Tipo 3 Eventos Motif Visual Basic Glut IUP... Programa de Aplicação

7 Visual Basic

8 MGattass OpenGL/GLUT #include /* Variaveis globais */ typedef struct window_impl { int width; int height;} Window; Window window; IMAGE pic; int main(int argc, char **argv) { pic = imgReadBMP(teste.bmp); imgGetDimensions(pic, &window.width, &window.height); /* GLUT - Initialization */ glutInit(&argc, argv); glutInitDisplayMode(GLUT_RGBA | GLUT_DOUBLE | GLUT_DEPTH); glutInitWindowSize(window.width, window.height); glutCreateWindow("CG-T1"); /* Registrando callbacks */ glutDisplayFunc(displayCall); glutReshapeFunc(reshapeCall); glutMouseFunc(mouseCall); glutMotionFunc(motionCall); glutKeyboardFunc(keyboardCall); glutIdleFunc(idleCall); /* GLUT main loop */ glutMainLoop(); return 0; }

9 MGattass Exemplo simples da GLUT void displayCall(void) { glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 0.0f); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); imgDraw(pic); glFlush(); glutSwapBuffers(); } void reshapeCall(int width, int height) { glViewport(0, 0, (GLsizei)width, (GLsizei)height); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); gluOrtho2D (0.0, (GLsizei)width, 0.0, (GLsizei)height); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glLoadIdentity(); window.width = width; window.height = height; }

10 OpenGL/IUP – Exemplo Simples void main(void) { IupOpen(); IupGLCanvasOpen(); if ( init() ) IupMainLoop(); IupClose(); }

11 Elementos de interface Canvas 1Canvas 2 HBox Eventos: RESIZE, REPAINT, BUTTON

12 Elementos de interface Evento: RESIZE int resize_cb(Ihandle *self, int w, int h) { IupGLMakeCurrent(self); glViewport(0,0,w,h); glMatrixMode(GL_MODELVIEW); glLoadIdentity(); glMatrixMode(GL_PROJECTION); glLoadIdentity(); gluOrtho2D (0., w, 0., h); glRasterPos2d(0.0,0.0); return IUP_DEFAULT; } w h xvxv yvyv xexe yeye zeze w h

13 Elementos de interface Evento: REPAINT int repaint_cb1(Ihandle *self) { IupGLMakeCurrent(self); glClearColor(0.0f, 0.0f, 0.0f, 0.0f); glClear(GL_COLOR_BUFFER_BIT); imgGLDrawPixels(image1); glFlush(); return IUP_DEFAULT; } xexe yeye zeze w h void imgGLDrawPixels(Image image) { glDrawPixels (image->width, image->height, GL_RGB,GL_UNSIGNED_BYTE, (GLubyte *) image->buf); }


Carregar ppt "Sistemas de Interfaces com o Usuário e OpenGL/Glut."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google