Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoaquim Montijo Alterado mais de 9 anos atrás
2
Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Nascimento |cadcn@cin.ufpe.br| Hermano Perrelli de Moura |hermano@cin.ufpe.br| Antônio Carlos Valença |acvalenca@gmail.com|
3
Tópicos Contexto e Motivação Formação do Gerente de Projetos Educação Reflexiva Laboratório de Aprendizagem Laboratório Reflexivo – 8 passos Considerações Finais
4
Contexto Problemática Central Modelo de eficácia baseado na racionalidade técnica Modelos baseados em Currículos Profissionais Normativos Ciência Básica Relevante Ciência Aplicada Relevante Espaço para o Ensino Prático Crise da Confiança na Formação Profissional Conhecimento Profissional X Educação Profissional
5
Formação do Gerente de Projetos Pesquisa do PMI 30 Programas de Graduação 120 Programas de Certificação 7 Programas de treinamento in company Conclusões da Pesquisa: A profissão é baseada em carreiras e formação técnica 35% dos gerentes tem mais de 15 anos de experiência 12% dos gerentes possuem formação superior na área 55% dos gerentes são de engenharia e ciências A maioria dos gerentes (59%) não estão satisfeitos com sua formação Importância de um programas de “mentoring”, complementando a formação “em sala”. Programas formais voltadas para o PMP
6
Educação Reflexiva (1/2) Forma de ensino voltado para ajudar os estudantes a adquirirem os tipos de talento artístico essenciais para a competência em zonas indeterminadas da prática. (Schön, D. 1990)
7
Educação Reflexiva (2/2) Talento Artístico Conhecimento-na-ação Prática Profissional Ensino Prático Reflexão-da-ação
8
Laboratório de Aprendizagem Processo de Aprendizagem Laboratorial Três Dimensões: Cognitivo Emocional Comportamental
9
Laboratório Reflexivo de Aprendizagem Os 8 passos de Donald Schön
10
Laboratório – 8 passos PASSO 1: Deve ser legítima para a cultura do aprendiz: linguagem, normas, rituais, regras operativas, mais flexíveis para a abertura à reflexão e à mudança: DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS E REGRAS DE CONVIVÊNCIA PASSO 2: Deve representar ao máximo as características essenciais da prática do mundo real: DEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS MAIS BEM SUCEDIDAS DA COMUNIDADE
11
Laboratório – 8 passos PASSO 3: Deve ter escopo abrangente de experimentação para evitar os riscos de “limitação dos elementos de prática” (pragmatismo instrumental): UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMPRESARIAIS E MICROMUNDOS PASSO 4: Deve ajudar os sujeitos a experimentar sem riscos, variar o ritmo da ação e o foco da tarefa e permitir repetir, avaliar e reorientar ações que julguem ineficazes: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE AÇÃO
12
Laboratório – 8 passos PASSO 5: Deve ser uma combinação elegante entre o rigor científico e a flexibilidade no uso do talento: DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA CURRICULAR TEÓRICO PASSO 6: Deve favorecer a (1) reflexão-na-ação ao lado da (2) instrução e aprendizagem no fazer: DEFINIÇÃO DE UMA POLÍTICA DE MEDIAÇÃO DO INSTRUTOR
13
Laboratório – 8 passos PASSO 7: Deve ser de intensa reflexão sobre os padrões interativos das pessoas na prática profissional: UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES ITERATIVOS DE BALES PASSO 8: Deve ser aberta e corajosa como perspectiva de análise da teoria-em-uso dos participantes aprendizes, sobretudo dos instrutores: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE AÇÃO
14
Considerações Finais CONCLUSÃO O contexto tradicional de educação profissional na Gerência de Projetos precisa de metodologias de formação mais sistêmicas e reflexivas, baseadas no ensino prático, que permitam uma maior eficácia dos gerentes de projetos nos processos decisórios. TRABALHOS FUTUROS: Mapeamento e validação das práticas mais bem sucedidas da comunidade de Gerência de Projetos, a partir do PMCD Framework Formação de um Programa de Formação em Gerência de Projetos, baseado no Ensino Prático Reflexivo Desenvolvimento de Jogos Empresariais e Micromundos que atendam às principais demandas de prática de Gerência de Projetos
15
Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Nascimento|hplo@cin.ufpe.br| Hermano Perrelli de Moura |hermano@cin.ufpe.br| Antônio Carlos Valença |acvalenca@gmail.com|
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.