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INF 1366 – Computação Gráfica Interativa

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Apresentação em tema: "INF 1366 – Computação Gráfica Interativa"— Transcrição da apresentação:

1 INF 1366 – Computação Gráfica Interativa
Alberto B. Raposo Alberto Raposo – PUC-Rio

2 Computação Gráfica e Áreas Correlatas
processamento de imagens Imagem digital computação gráfica (síntese de imagens) visão computacional Modelos modelagem geométrica Alberto Raposo – PUC-Rio

3 Computação Gráfica Produz imagens a partir de primitivas geométricas (linhas, círculos, superfícies, etc.) Monstros S.A. Alberto Raposo – PUC-Rio

4 Computação Gráfica Shrek 2 Final Fantasy Alberto Raposo – PUC-Rio

5 Computação Gráfica Alberto Raposo – PUC-Rio

6 Processamento de Imagens
Engloba operações realizadas sobre uma imagem para análise, compressão, detecção de padrões não perceptíveis ao olho humano... (ligada à área de processamento de sinais) Correção gama negativo gradiente Alberto Raposo – PUC-Rio

7 Processamento de Imagens
Filtro Gaussiano Alberto Raposo – PUC-Rio

8 Visão Computacional Estima primitivas geométricas e obtém dados a partir de uma imagem LAK 5519 Alberto Raposo – PUC-Rio

9 Visão Computacional Alberto Raposo – PUC-Rio

10 Modelagem Geométrica Trata da representação computacional de formas geométricas, seu tratamento, recuperação de informações e características Alberto Raposo – PUC-Rio

11 Modelagem Geométrica Alberto Raposo – PUC-Rio

12 Computação Gráfica e Áreas Correlatas
processamento de imagens Imagem digital INF 1366 computação gráfica (síntese de imagens) visão computacional Modelos modelagem geométrica Alberto Raposo – PUC-Rio

13 Áreas Correlatas Animação por computador Lasseter, 1987
Alberto Raposo – PUC-Rio

14 Áreas Correlatas Visualização: ampliação da capacidade de com- preensão do usuário Alberto Raposo – PUC-Rio

15 Áreas Correlatas Realidade Virtual Alberto Raposo – PUC-Rio

16 Áreas Correlatas Realidade Aumentada Alberto Raposo – PUC-Rio

17 Áreas Correlatas Interação com usuários: profissionais de Computação Gráfica são geralmente os primeiros a terem acesso a dispositivos de interação “experimentais” Alberto Raposo – PUC-Rio

18 Aplicações Jogos Cartoons Tomb Raider Geri’s Game
Alberto Raposo – PUC-Rio

19 Aplicações FX (efeitos especiais de cinema / TV)
Alberto Raposo – PUC-Rio

20 Aplicações CAD / CAM Alberto Raposo – PUC-Rio

21 Aplicações Simulações (videogames com precisão; e.g., simuladores de vôo para treinamento) Alberto Raposo – PUC-Rio

22 Aplicações Imagens médicas Visualização de informação
Alberto Raposo – PUC-Rio

23 Profissionais da CG Usuários Customizadores
usam para produzir desenhos e imagens Customizadores adaptam programas existentes Programadores de aplicações desenvolvem AutoCAD, Corel, ... Desenvolvedores de ferramentas desenvolvem OpenGL, DirectX, ... mais conteúdo mais programação Alberto Raposo – PUC-Rio

24 Estrutura de aplicação gráfica interativa tradicional
Carla Freitas, UFRGS Alberto Raposo – PUC-Rio

25 Pipeline de visualização 3D
Carla Freitas, UFRGS Alberto Raposo – PUC-Rio

26 Descrição Geométrica Modelo 3D Implícitas Poligonal Partículas
John Dingliana, 2004 Implícitas Modelo 3D Poligonal Partículas Paramétrica Alberto Raposo – PUC-Rio

27 Transformação de Câmera e Recorte (clipping)
view frustrum (volume de visualização) John Dingliana, 2004 objetos fora do frustum devem ser descartados Alberto Raposo – PUC-Rio

28 Projeção e Mapeamento (transformação para viewport)
modelos 3D câmera viewport John Dingliana, 2004 Alberto Raposo – PUC-Rio

29 Rasterização Processo de converter o código que descreve o texto e/ou gráfico no formato requerido pelo dispositivo que “imprimirá” o resultado. Alberto Raposo – PUC-Rio

30 INF 1366 – 2007.2 Conceitos básicos de CG por meio de 2 tecnologias
X3D (http://www.web3d.org/x3d/) Linguagem de descrição de cenas interativas 3D baseada em XML Mais alto nível (descrição) OpenGL API de rotinas gráficas e de modelagem 2D e 3D Mais baixo nível (programação) Alberto Raposo – PUC-Rio

31 X3D vs. OpenGL Browser (visualizador) .x3d Arquivo .x3d OpenGL
Possivelmente (*) implementado usando OpenGL (*) DirectX pode ser alternativa ao OpenGL Alberto Raposo – PUC-Rio

32 INF 1366 – Computação Gráfica Interativa
Alberto B. Raposo Alberto Raposo – PUC-Rio


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