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Alberto Raposo – PUC-Rio INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Alberto B. Raposo

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Apresentação em tema: "Alberto Raposo – PUC-Rio INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Alberto B. Raposo"— Transcrição da apresentação:

1 Alberto Raposo – PUC-Rio INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Alberto B. Raposo

2 Alberto Raposo – PUC-Rio Computação Gráfica e Áreas Correlatas Imagem digital Modelos processamento de imagens visão computacional computação gráfica (síntese de imagens) modelagem geométrica

3 Alberto Raposo – PUC-Rio Computação Gráfica Produz imagens a partir de primitivas geométricas (linhas, círculos, superfícies, etc.) Monstros S.A.

4 Alberto Raposo – PUC-Rio Computação Gráfica Final Fantasy Shrek 2

5 Alberto Raposo – PUC-Rio Computação Gráfica

6 Alberto Raposo – PUC-Rio Processamento de Imagens Engloba operações realizadas sobre uma imagem para análise, compressão, detecção de padrões não perceptíveis ao olho humano... (ligada à área de processamento de sinais) Correção gama gradiente negativo

7 Alberto Raposo – PUC-Rio Processamento de Imagens Filtro Gaussiano

8 Alberto Raposo – PUC-Rio Visão Computacional Estima primitivas geométricas e obtém dados a partir de uma imagem LAK 5519

9 Alberto Raposo – PUC-Rio Visão Computacional

10 Alberto Raposo – PUC-Rio Modelagem Geométrica Trata da representação computacional de formas geométricas, seu tratamento, recuperação de informações e características

11 Alberto Raposo – PUC-Rio Modelagem Geométrica

12 Alberto Raposo – PUC-Rio Computação Gráfica e Áreas Correlatas Imagem digital Modelos processamento de imagens visão computacional computação gráfica (síntese de imagens) modelagem geométrica INF 1366

13 Alberto Raposo – PUC-Rio Áreas Correlatas Animação por computador Lasseter, 1987

14 Alberto Raposo – PUC-Rio Áreas Correlatas Visualização: ampliação da capacidade de com- preensão do usuário

15 Alberto Raposo – PUC-Rio Áreas Correlatas Realidade Virtual

16 Alberto Raposo – PUC-Rio Áreas Correlatas Realidade Aumentada

17 Alberto Raposo – PUC-Rio Áreas Correlatas Interação com usuários: profissionais de Computação Gráfica são geralmente os primeiros a terem acesso a dispositivos de interação experimentais

18 Alberto Raposo – PUC-Rio Aplicações Jogos Cartoons Tomb Raider Geris Game

19 Alberto Raposo – PUC-Rio Aplicações FX (efeitos especiais de cinema / TV)

20 Alberto Raposo – PUC-Rio Aplicações CAD / CAM

21 Alberto Raposo – PUC-Rio Aplicações Simulações (videogames com precisão; e.g., simuladores de vôo para treinamento)

22 Alberto Raposo – PUC-Rio Aplicações Imagens médicas Visualização de informação

23 Alberto Raposo – PUC-Rio Profissionais da CG Usuários –usam para produzir desenhos e imagens Customizadores –adaptam programas existentes Programadores de aplicações –desenvolvem AutoCAD, Corel,... Desenvolvedores de ferramentas –desenvolvem OpenGL, DirectX,... mais programação mais conteúdo

24 Alberto Raposo – PUC-Rio Estrutura de aplicação gráfica interativa tradicional Carla Freitas, UFRGS

25 Alberto Raposo – PUC-Rio Pipeline de visualização 3D Carla Freitas, UFRGS

26 Alberto Raposo – PUC-Rio Descrição Geométrica Modelo 3D Paramétrica Poligonal Partículas Implícitas John Dingliana, 2004

27 Alberto Raposo – PUC-Rio Transformação de Câmera e Recorte (clipping) view frustrum (volume de visualização) objetos fora do frustum devem ser descartados John Dingliana, 2004

28 Alberto Raposo – PUC-Rio Projeção e Mapeamento (transformação para viewport) viewport modelos 3D câmera John Dingliana, 2004

29 Alberto Raposo – PUC-Rio Rasterização Processo de converter o código que descreve o texto e/ou gráfico no formato requerido pelo dispositivo que imprimirá o resultado.

30 Alberto Raposo – PUC-Rio INF 1366 – Conceitos básicos de CG por meio de 2 tecnologias –X3D (http://www.web3d.org/x3d/)http://www.web3d.org/x3d/ Linguagem de descrição de cenas interativas 3D baseada em XML Mais alto nível (descrição) –OpenGL API de rotinas gráficas e de modelagem 2D e 3D Mais baixo nível (programação)

31 Alberto Raposo – PUC-Rio X3D vs. OpenGL Arquivo.x3d Browser (visualizador).x3d OpenGL Possivelmente (*) implementado usando (*) DirectX pode ser alternativa ao OpenGL

32 Alberto Raposo – PUC-Rio INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Alberto B. Raposo


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