A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viviane Yamane da Cunha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viviane Yamane da Cunha"— Transcrição da apresentação:

1 Viviane Yamane da Cunha
Linguagem do Orkut. Caracterização do processamento da referenciação, na posição de sujeito. Viviane Yamane da Cunha

2 Introdução e justificativa
Linguagem usada na internet Recorrente Fortemente interacional Cada vez mais surgem novas ferramentas. Orientação funcionalista Análise com base na situação comunicativa Busca de regularidade Observação dos gêneros e da situação de interação.

3 Objetivos Objetivo Geral:
Observação e discussão das especificidades da linguagem da internet, especialmente no domínio do processo de referenciação.

4 Objetivos Objetivos específicos:
Caracterizar as estratégias de escolha da expressão dos referentes. Caracterizar o comportamento discursivo-textual dos diferentes tipos de sintagma na posição de sujeito. Relacionar a funcionalidade das conjunções com a correferencialidade do sujeito.

5 Metodologia Coleta do corpus Busca por textos não marcados;
150 orações no total; 50 orações de cada conjunção. Coordenação entre orações Sintagma nominal Verbos no infinitivo não flexionado

6 Metodologia Quantidade de orações analisadas. Conj. E Conj. MAS
Conj. OU Orkut 49 42

7 As redes sociais - Orkut
Criado 2004 Finalidade: criar e manter relacionamentos reais e virtuais. Foco: comunidades – forma de interação que une pessoas com interesses em comum. (MARCUSCHI, 2004)

8 Orkut – Tipo textual “Como ser dotado de razão e vontade, o homem constantemente avalia, julga, critica, isto é, forma juízos de valor. Por outro lado, por meio do discurso – ação verbal dotada de intencionalidade – tenta influir sobre o comportamento do outro ou fazer com que compartilhe determinadas de suas opiniões” (KOCH 2004, p. 17)

9 Bases teóricas - Coordenação
Funcional A dependência funcional e a sintática das orações não têm uma distinção absoluta, mas trata-se de uma questão de grau, uma vez que nenhuma oração se desliga totalmente de seu contexto. (GIVÓN, 2001)

10 Bases teóricas - Coordenação
Conjunção E Funções desempenhadas (PEZATTI & LONGHIN- THOMAZI, 2008) Mudança de tópico Expressão de foco Introdução de comentários Introdução de modalização epistêmica

11 Bases teóricas - Coordenação
Conjunção MAS Subtipos semântico-pragmáticos (PEZATTI & LONGHIN-THOMAZI, 2008). Adversativas de conteúdo Adversativas de atos de fala Adversativas epistêmicas Conjunção OU Uso disjuntivo inclusivo e exclusivo (PEZATTI & LONGHIN-THOMAZI, 2008)

12 Bases teóricas - Referenciação
É o processo de construção e de identificação de referentes. A avaliação da referenciação textual não consiste apenas em identificar e construir os objetos da realidade nem em substituir uma forma referencial por outra, mas trata de observar a construção do texto segundo a criação de uma rede em que os referentes são objetos de discurso. (APOTHÉLOZ & REICHER-BÉGUELIN, 1995)

13 Bases teóricas - Referenciação
Halliday & Hassan Referência exofórica e endofórica Tipos de manifestação de coesão Referência Substituição Elipse Conjunção Coesão lexical

14 Bases teóricas - Referênciação
Halliday & Hasan Referência Pessoal – realizada na categoria de pessoa (pronomes pessoais e possessivos). Demonstrativa – localizador de tempo e espaço (pronomes demonstrativos e advérbios indicativos de lugar) Comparativa – genérica ou específica

15 Bases teóricas - Referênciação
Halliday & Hasan Elipse Substituição por zero; Omissão de um item lexical, um sintagma, uma oração, etc; Não implica que algo não dito é algo não entendido; A língua não funciona isoladamente, funciona com o texto e em situações de uso.

16 Bases teóricas - Referênciação
Halliday & Hasan Coesão lexical Por reiteração – repetição, sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos. Por colocação – mesmo campo significativo (relação léxico-semântico).

17 Total de sujeitos endofóricos
Análise Fatores considerados: Se todos os sujeitos têm referenciação endofórica. Sujeitos correferenciais e não correferenciais. Conj. E Conj. MAS Conj. OU Orkut 33 41 ORKUT Conj. E Conj. MAS Conj. OU Correferenciais 25 10 28 Não correferenciais 8 23 13 Total de sujeitos endofóricos 33 41

18 Análise Fatores considerados:
Tipos de manifestação de coesão (Halliday & Hasan). Referência e elipse. Preferência pela elipse; A maioria dos casos ocorre em sujeitos correferenciais; A elipse pode retomar o complemento da primeira oração ou a primeira oração por completo.

19 Coesão lexical por reiteração Coesão lexical por colocação
Análise Fatores considerados: Tipos de manifestação de coesão (Halliday & Hasan). Coesão lexical. Apresenta baixo índice de ocorrência; ORKUT Conj. E Conj. MAS Conj. OU Coesão lexical por reiteração 4 3 Coesão lexical por colocação 2

20 Análise Fatores considerados:
Correferencialidade x Conjunções coordenativas. Conjunção E – todas as orações com sujeitos correferenciais apresentam expressão do foco como valor discursivo. A relação de adição da conjunção E indica que a segunda oração acresce a primeira.

21 Análise Fatores considerados:
Correferencialidade x Conjunções coordenativas. Conjunção MAS - o subtipo mais recorrente em orações com sujeitos correferenciais foi das adversativas epistêmicas. Evidência o carater de desigualdade.

22 Análise Fatores considerados:
Correferencialidade x Conjunções coordenativas. Conjunção OU – as orações exclusivas são predominantes nessa conjunção A conjunção OU é por excelência disjuntiva.

23 Considerações finais Sobre as conjunções
Associou-se a correferencialidade dos sujeitos com os valores discursivos da conjunção E, com os subtipos semântico-pragmáticos da conjunção MAS, e com o uso disjuntivo da conjunção OU. Os resultado indicam que os valores semânticos das conjunções não são um determinante para a correferencialidade do sujeito.

24 Considerações finais Sobre correferencialidade
A maioria das orações correferenciais são realizadas pelo mecanismo da elipse. Apresentou-se poucos casos de referência pessoal. Ambos os resultados são explicados pelo fato da linguagem da internet ser pouco complexa.

25 Considerações finais Conclui-se que o processo de referenciação nos textos do orkut não é complexo, pois o mecanismo mais ocorrente é a elipse, e a ativação de um sintagma nominal na posição de sujeito é realizada por mecanismos simples, sem correspondência com mecanismos cognitivos complexos. Não foram encontrados determinantes para a correferencialidade do sujeito.

26 Muito obrigada!


Carregar ppt "Viviane Yamane da Cunha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google