A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03"— Transcrição da apresentação:

1 LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03
Prof. ÉDER LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03

2 O que são lipídios? Formados basicamente de ácidos graxos e álcool.
Ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água. Compostos apolares.

3 Formação de lipídios

4 Classificação dos Lipídios
LIPÍDIOS SIMPLES Ácido Orgânico + Álcool Éster + Água A) GLICERÍDEOS B) CERÍDEOS

5 a) GLICERÍDIOS Glicerídeos: Genericamente, esses lipídios são formados nos seres vivos (origem animal e vegetal) por meio de reações entre ácidos graxos superiores e o glicerol, que é uma molécula de triálcool glicerina (propanotriol), conforme mostrado.

6 Estrutura de um Triglicerídeo

7 Tipos de glicerídeos Em relação ao ácido graxo

8 b) Cerídeos Cerídeos são formados por ácidos graxos e álcoois de cadeia longa. Altamente insolúveis em água e, por isso, são responsáveis pela impermeabilização de diversas estruturas. Cera de abelha Cutina Secreções da glând. Uropigeana Cera de carnaúba

9 Classificação dos Lipídios
LIPÍDIOS COMPLEXOS a) Fosfolipídeos fosfoglicerídeos fosfoesfingosídeos: esfingomielinas gangliosídeos b) Glicolipídeos cerebrosídeos

10 Classificação de Lipídios
LIPÍDIOS DERIVADOS – ESTERÍDEOS São esterídeos derivados de ácidos graxos e cadeias de álcoois policíclicos. Colesterol testosterona estrógeno progesterona hormônios adrenocorticóides

11 Classificação de Lipídios
Carotenóides Prostaglandinas Vitaminas Lipoproteínas HDL LDL VLDL

12 Funções dos Lipídios Fonte e reserva de energia (um grama de qualquer gordura produz 9 kcal de energia). Importante isolante térmico (forma o tecido adiposo dos mamiferos) para os animais se protegerem contra o frio. São importantes para a síntese de outras substâncias, ou para o melhor funcionamento destas, como as vitaminas lipossolúveis (K,A,D,E), lipoproteínas, e alguns hormônios sexuais que dependem da existência de gordura para ter um funcionamento ideal.

13 Ácidos Graxos Ácidos graxos ou ácidos gordos são ácidos monocarboxílicos de cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (–COOH) ligado a uma longa cadeia alquílica, saturada ou insaturada. A estrutura destas moléculas contém números pares de átomos de carbono. Mas existem também ácidos graxos ímpares, apesar de mais raros.

14 “Gorduras Saturadas” “Gordura saturada” é a gordura que consiste de triacilglicerídios que contém somente ácidos graxos saturados. Apresenta uma ligação simples entre carbonos e é normalmente encontrada em estado sólido. É a gordura produzida por animais, já as plantas produzem as “gorduras insaturadas”, que são, a princípio liquidas. É a principal gordura responsável por arterosclerose. Eleva o nível de produção de LDL e diminui a de HDL, gerando assim, placas de ateroma, aumentando as chances de acontecer ataque cardíaco e derrame cerebral. Elas são encontradas em carnes, frangos, galinhas e etc.

15 “Gordura Insaturada” - Parte 1
Uma “gordura insaturada” é uma gordura ou ácido graxo na qual uma ou mais ligações duplas estão presentes na cadeia do ácido graxo. São normalmente encontradas em estado líquido. “Gorduras insaturadas” são mais saudáveis que as gorduras saturadas. Os alimentos que contém “gorduras insaturadas” incluem o abacate, as nozes e os óleos vegetais, tais como, óleo de canola e óleo de oliva (azeite de oliva).

16 “Gordura Insaturada” - Parte 2
A “gordura insaturada” eleva o nível de lipoproteína de alta densidade no sangue (HDL ou "colesterol bom") e reduz o nível de lipoproteína de baixa densidade no sangue (LDL, ou "colesterol ruim"). Isso reduz a formação e/ou manutenção de ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. São encontradas em óleos de origem vegetal, semente, e castanhas em geral.

17 Tipos de “Gorduras Insaturadas” - Monoinsaturadas
Monoinsaturadas: São ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula. Estão presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola, abacate, amendoim e alguns tipos de nozes. Ajuda a reduzir o colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol), sem reduzir os de HDL- Colesterol. Porém seu consumo em excesso não é recomendável..

18 Tipos de “Gorduras Insaturadas” - Poliinsaturadas
São ácidos graxos com mais de uma ligação dupla na sua molécula. As mais "famosas" são Ômega 3 e 6. Esse tipo de gordura ajuda à aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.

19 Ácidos Graxos do tipo Ômega 3
São encontradas em peixes de água fria, (ex: salmão e atum), frutos do mar, e em óleo de canola.

20 Ácidos Graxos do tipo Ômega 6
São encontradas nos óleos de girassol e soja e sementes oleaginosas

21

22 Gorduras Trans

23 Gorduras Trans As gorduras trans são um tipo especial de ácido graxo, formado a partir de ácidos graxos insaturados. Em outros termos, são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados.

24 Fontes de Gorduras Trans
Estão presentes em muitos alimentos industrializados, como biscoitos, bolos confeitados e salgadinhos. Os alimentos que mais provavelmente contêm gordura trans são frituras, molhos de salada, margarinas, entre outros alimentos processados. A gordura trans é muito utilizada nestes produtos por aumentar sua validade e da tudo certo, mas é extremamente nociva para o organismo. Embora alguma gordura trans seja encontrada na natureza (no leite e gordura de ruminantes como vaca e carneiro), por influência de uma bactéria presente no rumén desses animais, a maioria é formada durante a manufatura de alimentos processados. Em muitas áreas a gordura trans dos óleos vegetais parcialmente hidrogenados substituiu a gordura sólida e óleos líquidos naturais.

25

26 Riscos à saúde Gordura trans age como a gordura saturada ao elevar o nível da lipoproteína (concentração plasmática) de baixa densidade no sangue (LDL ou "colesterol ruim"), isso faz com que os níveis de absorção da lipoproteína de alta densidade (HDL, o "colesterol bom") sejam prejudicados, sendo que esta é responsável pela remoção de LDL do sangue. Isso aumenta as chances do aparecimento de um ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral. Está associada também à obesidade, visto que é utilizada em larga escala em quase todos os alimentos. Sabe-se pouco sobre como a gordura trans é incorporada no tecido cerebral do feto e membranas celulares.

27

28 Biodiesel

29 O que é o biodiesel? Mistura de ésteres metílico e/ou etílico de ácidos graxos. Pode ser obtido pela reação de óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool (metanol ou etanol) na presença de catalisador (KOH).

30 Reação de Transesterificação
Glicerina Óleo Vegetal Álcool metílico ou etílico Biodiesel

31

32


Carregar ppt "LIPÍDIOS vol. 04 e 06 – frente A módulo 03"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google