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Estudo de algoritmos de controle de admissão em servidores WEB distribuídos com QoS.
Aluno: Paulo Sérgio Franco Eustáquio Orientadora: Profa. Dra. Sarita Mazzini Bruschi
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Roteiro Introdução SWDS Objetivo do trabalho Partes desenvolvidas
Proposta sugerida Média Móvel Exponencial Histograma
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Introdução Internet cresce a cada dia mais
Pessoas podem se comunicar em tempo real em lugares distintos Meio de comunicação comum Com o crescimento da rede... Degradação dos recursos
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Introdução Soluções para a degradação Aumento na largura de banda
Não é suficiente :-( Criação de protocolos para diminuir o congestionamento da rede Modelo atual da internet é o best effort Não diferencia as requisições :-(
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Introdução Usuários diferentes têm necessidades diferentes.
Diretor de empresa tem mais privilégios do que os programadores Usuários pagantes tem mais prioridade que não pagantes
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Introdução Com a intenção de satisfazer as requisições de modo eficiente e respeitando as prioridades de cada usuário Desenvolveu-se a arquitetura SWDS (Teixeira, 2004)
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Servidor Web com Diferenciação de Serviços
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Servidor Web com Diferenciação de Serviços
Classificador: separa as requisições em classes Controle de Admissão: onde a requisição é aceita ou descartada, de acordo com as políticas de atendimento vigentes e a carga de trabalho Escalonamento: assim que a requisição é aceita, ela é escalonada para um dos nós servidores, e a resposta é enviada a quem originou a requisição
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Objetivo do Trabalho O objetivo principal deste trabalho é o estudo, implementação e teste de algoritmos de controle de admissão, visando o emprego no Servidor Web com Diferenciação de Serviços.
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Partes Desenvolvidas Estudos de artigos relacionados ao trabalho (estudando) Estudo da arquitetura SWDS (estudando) Testes realizados para o trabalho de avaliação de desempenho Escrita de dois capítulos da qualificação
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Proposta Sugerida Algoritmo de Controle de Admissão Drop Tail:
Modelo estático Descarta requisições depois que atinge um limite.
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Proposta Sugerida Problema:
Neste modelo as requisições de classe 1 e 2 são descartadas se a fila de requisições ultrapassar este limite A diferenciação de serviços entre a classe 1 e 2 fica somente na alocação de recursos para cada classe
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Proposta Sugerida Sabe-se que a internet é um ambiente dinâmico e que é difícil prever quais serão os tipos de requisições que um servidor web receberá Algoritmo Drop Tail com Fila Dinâmica Trazer uma parte da diferenciação de serviços para o controle de admissão
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Proposta Sugerida Forma de conseguir a diferenciação de serviços no controle de admissão A princípio cada classe terá um limite de aceitação na fila de requisições, p.ex: 50% requisições classe 1: limite de 500 requisições 50% requisições classe 2: limite de 300 requisições
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Proposta Sugerida Suponhamos que em um determinado momento, 70% das requisições do servidor seja de classe 1 e 30% seja de classe 2 Ajustar o tamanho das filas: Se com 50% de requisições de classe 1 o tamanho máximo da fila era de 500 requisições e com 50% de requisições de classe 2 o tamanho máximo da fila era 300 Ajustando os valores o tamanho máximo da fila para classe 1 fica 700 e o tamanho máximo da fila para classe 2 fica 100
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Proposta Sugerida Suponhamos que em um determinado momento, 30% das requisições do servidor seja de classe 1 e 70% seja de classe 2 Ajustar o tamanho das filas: Se com 70% de requisições de classe 1 o tamanho máximo da fila era de 700 requisições e com 30% de requisições de classe 2 o tamanho máximo da fila era 100 Ajustando os valores o tamanho máximo da fila para classe 1 fica 300 e o tamanho máximo da fila para classe 2 fica 500
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Proposta Sugerida Prever qual será a porcentagem de requisições de classe 1 e 2 que chegará no sistema Com base nas porcentagens anteriores Basear a próxima porcentagem no intervalo de tempo anterior Média Móvel Exponencial (mercado financeiro)
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Média Móvel Exponencial
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Média Móvel Exponencial
EMA = (K x (C - P)) + P EMA = Média Móvel Exponencial K = Constante de ajuste C = Preço atual P = Período anterior da EMA
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Histograma
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Obrigado Dúvidas?
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