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A Formação da Imagem Digital Asla Medeiros e Sá. Apresentação Computação Gráfica Gera imagens sintéticas manipulando objetos gráficos Visão Computacional.

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Apresentação em tema: "A Formação da Imagem Digital Asla Medeiros e Sá. Apresentação Computação Gráfica Gera imagens sintéticas manipulando objetos gráficos Visão Computacional."— Transcrição da apresentação:

1 A Formação da Imagem Digital Asla Medeiros e Sá

2 Apresentação Computação Gráfica Gera imagens sintéticas manipulando objetos gráficos Visão Computacional Processa imagens colhidas de uma cena real com intenção interpretativa (exemplo: movimento autônomo de robôs guiados por câmeras)

3 Novas áreas de pesquisa Fotografia Computacional Extrair informações complementares da cena a partir de fotografia (exemplo: fotografia 3D) Fotografia Digital Produzir imagens melhores do ponto de vista fotográfico Video!

4 O que é imagem digital Representação matricial Cada canal de cor é uma matriz de n por m valores (correspondentes aos pixels) Bits/bytes/Megabits... Lembrar que computadores operam em base 2! 0/1 = bit, 8bits = byte, 2^20 = Megabyte RGB/CMYK e outros espaços Processamento digital Queremos modificar os números de forma a obter resultados que fazem sentido visualmente

5 Representação Matricial de Imagem X 14 pixels, 1 canal

6 Base 2 Usando 8 bits (total de números distintos = 256): = = 78 Usando 2 bits (total de números distintos = 4): 00 = 0+0 = 0 01 = 0+1 = 1 10 = 2+0 = 2 11 = 2+1 = 3 Usando 16 bits (total de números distintos = ): = = Potências de K: 1024 = 1K = 1 Mega = 1 Giga 1K 8bits = byte Potências de 2:

7 Brilho e Contraste no Monitor Curso Siggraph Poynton

8 Brilho e Contraste no Photoshop Curso Siggraph Poynton

9 Captura Digital Conversão de formato RAW na câmera para outro formato padrão Edição da imagem em software de edição Armazenamento da imagem processada Transmissão do dado RAW Edição do formato RAW em software de edição Opção de conversão para formato padrão e armazenamento da imagem processada Armazenamento da imagem não processada

10 Sensores

11 Foveon

12 Sensor Fujifilm

13 Problemas Aberração cromática:

14 Blooming e Aberração Cromática

15 Noise

16

17 Imagem com ruído impulsivo

18

19 Exemplos de amostragens baixas

20 Aliasing devido a sub amostragem Se a taxa de amostragem é pequena as altas freqüências se reconstroem como baixas: Freqüências altas de uma cópia se somam a freqüências baixas das outras.

21 Aliasing A mistura de espectros é chamda de aliasing. Teorema de Amostragem: Para termos chance de reconstruir corretamente uma função… Ela tem que ter um limite na sua freqüência, fmax. A taxa de amostragem, fs, deve ser no mínimo 2fmax. Existem duas maneiras de lidarmos com aliasing. Passar um filtro passa-baixa no sinal. Aumentar a freqüência de amostragem.

22 Efeito de alias Jagged boundaries Improperly rendered detail

23 Mais problemas… Moiré Na prática o que pode ser feito para alterar a taxa de amostragem? Ou seja, como evitar serrilhados e Moiré em um determinado detalhe desejado?

24 Formatos de Imagem RAW Formatos proprietários DNG e não proprietários TIFF TIFF (Tagged Image File Format) is a universal image format that is compatible with most image editing and viewing programs. It can be compressed in a lossless way, internally with LZW or Zip compression, or externally with programs like WinZip. While JPEG only supports 8 bits/channel single layer RGB images, TIFF also supports 16 bits/channel multi-layer CMYK images in PC and Macintosh format. TIFF is therefore widely used as a final format in the printing and publishing industry. compressed Many digital cameras offer TIFF output as an uncompressed alternative to compressed JPEG. Due to space and processing constraints only the 8 bits/channel version is used in digital cameras. Higher-end scanners offer a 16 bits/channel TIFF option. If available, RAW is a much better alternative for digital cameras than TIFF.RAW JPEG Indexados

25 O que está por vir... Imagens HDR Displays HDR ojects/HDRDisplay/ Composição automática ects/photomontage/ ects/photomontage/ Our higher cognitive functions constantly mediate our perceptions so that in photography, very often, what you get is decidedly not what you perceive. What you get, generally speaking, is a frozen moment in time, whereas what you perceive is some time- and spatially- filtered version of the evolving scene. Melhorias de hardware...


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