A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARKETING AMBIENTAL Francisco Raniere de Lima Aguiar Graduando em Engenharia de Produção – UFCG Administração - FACISA DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARKETING AMBIENTAL Francisco Raniere de Lima Aguiar Graduando em Engenharia de Produção – UFCG Administração - FACISA DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING AMBIENTAL Francisco Raniere de Lima Aguiar Graduando em Engenharia de Produção – UFCG Administração - FACISA DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE

2 Definição de Marketing Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association) Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

3 Marketing Ambiental Marketing ambiental pode ser conceituado como uma modalidade que visa enfocar as necessidades de consumidores ecologicamente conscientes e contribuir para a criação de uma sociedade sustentável (Valério 2005). O Marketing Ambiental, também conhecido como Marketing Verde, Ecologicamente Correto ou Ecomarketing, extrapola a mera publicidade ou divulgação dos produtos ou serviços oferecidos por empresas que querem veicular na mídia e no meio profissional ou para o consumidor a aplicação de métodos ambientalmente corretos aplicados ao seu gerenciamento interno ou na produção ou prestação de serviços.

4 Empresa Verde Ser verde ou ambientalmente correto não se limita, por exemplo, a inventar novas embalagens recicláveis, mas sim a administrar uma cadeia de fatos que envolvem várias etapas, desde a fabricação, relação com fornecedores, clientes, empregados, mídia e comunidade.

5 Empresa Verde Ao se traçar uma estratégia de marketing ambiental para uma empresa é preciso começar pelos modos de produção, fazendo-se alguns questionamentos básicos como: Quais materiais podem ser reciclados? O que pode ser feito para garantir mais durabilidade e longevidade aos produtos? Que tipo de componentes poluentes podem ser eliminados ou substituídos? Quando a empresa torna-se uma ecoempresa, ela vende mais do que produtos e serviços de qualidade, vende uma nova alternativa.

6 Empresa Verde O grande desafio é conjugar melhoria contínua da qualidade ambiental das instituições com melhores resultados econômicos, em termos de eficiência produtiva.

7 Consumidor Verde O consumidor verde prefere e paga mais por produtos ecológicos, não adquire produtos com empacotamento excessivo, prefere produtos com embalagem reciclável e/ou retornável, evita comprar produtos com embalagens não biodegradáveis, observa os selos verdes, entre outros comportamentos incorporados.

8 Vantagens Empresariais do Marketing Ambiental Influência sob Funcionários e Acionistas Redução de Custos Facilidades na Obtenção de Recursos Pressão Governamental Pressão das ONGs

9 O que uma empresa ganha com o marketing ambiental? O marketing verde é bom para as empresas porque busca a eficiência no uso dos materiais e também ajuda a reduzir os custos. Empresas que não responderem às questões ambientais com produtos mais seguros e ambientalmente mais saudáveis estão se arriscando a perder a sintonia com o consumidor. A o empregar estratégias de marketing ambiental, a entidade pode aumentar sua credibilidade e legitimidade, definir sua personalidade, área de atuação e imagem, além de agregar valor à marca junto aos diversos compradores.

10 Tendência Verde Segundo pesquisa (*) realizada na Europa, os países que mais valorizam produtos ecologicamente corretos são: Espanha (83%), Rússia (76%) e Alemanha (73%). O mercado verde ainda é jovem. Portanto apresenta características diferenciadas em relação aos mercados maduros: Baixa Concorrência, Alto investimento de penetração (construção da cultura de consumo), Baixo volume de consumo, Faturamento inicial baixo, controle dos pioneiros.

11 Agentes Indiretos Ao adotar esse tipo de marketing, as empresas se beneficiam do apoio de outros agentes. É que geralmente as corporações que adotam a proposta se associam ao poder público e a organizações não-governamentais que indiretamente promoverão o produto e a marca. O relatório lembra ainda que produtos e serviços social e ambientalmente corretos são apoiados por formadores de opinião.

12 Iniciativas Brasileiras O relatório da Walk The Talk, divulgado no final de 2005, destaca duas empresas brasileiras: Natura e Pão de Açúcar. A empresa de cosméticos é uma das cinco citadas como pioneiras do marketing verde no mundo. No caso da rede de hipermercados, o relatório menciona, no capítulo sobre as grandes empresas, o projeto Caras do Brasil, iniciativa do Pão de Açúcar que consiste em colocar produtos de pequenos agricultores à disposição dos consumidores.

13 Natura O relatório menciona ganhos recentemente obtidos pela empresa de cosméticos: crescimento de 32% nas vendas no período (ante elevação de 20% do mercado de cosméticos), fazendo com que a fatia de mercado da empresa alcançasse 19%; receita de US$ 604 milhões (em 2004); e valor da marca equivalente a 113% do volume de vendas anual.

14 Videos /www.atitudeverde.com.br/exibe.php?id=1161 /www.atitudeverde.com.br/exibe.php?id=1161 hannel hannel

15 Referências


Carregar ppt "MARKETING AMBIENTAL Francisco Raniere de Lima Aguiar Graduando em Engenharia de Produção – UFCG Administração - FACISA DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google