A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Aula 4 – Introdução à Cozinha Peruana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Aula 4 – Introdução à Cozinha Peruana."— Transcrição da apresentação:

1 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Aula 4 – Introdução à Cozinha Peruana

2 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Conteúdo Programático desta aula Reconhecer a importância dos ingredientes típicos peruanos para a evolução da cozinha europeia ; Definir a alimentação dos nativos peruanos antes da colonização.

3 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA A Cozinha Peruana MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL A história da cozinha peruana começa muito antes da chegada do colonizador. No século XV, o Império Inca já tinha um sistema de agricultura muito desenvolvido que utilizava irrigação para o cultivo das plantações. A batata era o alimento mais produzido do Império Inca, e o elemento básico para o preparo de sopas e da Pachamanca (carnes assadas sobre pedras quentes).

4 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA A Cozinha Peruana MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL A riqueza em variedade de ingredientes no Peru deve-se à sua diversidade climática. O país reúne 84 dos 104 ecossistemas existentes no mundo, agrupados em 3 grandes regiões: costa, serra (Andes) e selva (Amazônia). A Costa disponibiliza mais de mil espécies comestíveis entre peixes e frutos do mar.

5 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Cozinha Chifa: Em 1849 chegaram ao Peru os primeiros imigrantes chineses e com eles novos produtos para o Peru: - jolantau (um tipo de ervilha) - chion (gengibre) - sillao (molho de soja). MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL

6 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Lomo Saltado é um dos pratos que misturou influências da China e do Peru. O Lomo Saltado é um prato de carne com legumes fritos e regados com molho de soja e pimenta. Cozinha Chifa:

7 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Cozinha Afroperuana MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL Os africanos chegaram ao Peru como escravos, o que gerou uma significativa contribuição para a cultura gastronômica com preparações tipo: -cau–cau -feijões -tucu-tucu -anticucho -doces preparados à base de chancaca (rapadura).

8 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Imigração Italiana Influência menos expressiva do que a chinesa. MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Influências: massas e as sobremesas como o panettone, obrigatório nas mesas peruanas no Natal.

9 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Imigração Japonesa – Cozinha Nikkei MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL As influências japonesas aparecem nos cortes e nas técnicas de apresentação dos pratos. A comida nikkei tem uma identidade própria, estando cada vez mais na mesa dos peruanos. Ingredientes como missô, gengibre, sushi e sashimi. TIRADITO : união do sashimi japonês com o cebiche peruano

10 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Abrindo o Baú Agora vamos assistir a um vídeo sobre Tiradito

11 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Cozinha Peruana A cozinha peruana é uma expressão cultural que contribui para consolidar a identidade do país. Que seja assim sempre! A Cozinha Peruana é considerada uma das mais ricas do mundo e está na moda, ganhando o mundo com seus sabores exóticos. Em 16 de outubro de 2007, a cozinha peruana foi proclamada patrimônio cultural da nação.

12 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Ingredientes Típicos MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Ají limo: para muitos peruanos, é o preferido para fazer ceviche. É muito picante e tem um aroma silvestre e cítrico que combina bem com a acidez do ceviche. Huacatay : erva de origem andina e sabor pungente entre o hortelã e o manjericão. Utilizada em guisados, assados, pratos de peixe, frutos do mar e cuy (uma espécie de porquinho da índia).

13 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Folhas de Coca MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL A folha de coca representava para os povos andinos a força, a vida, um alimento espiritual que permitia que eles entrassem em contato com suas divindades. Muito utilizada em infusões para melhorar o mal da altitude. Gaston Acurio utiliza a folha de coca em seus pratos contemporâneos.

14 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Choclo e Maiz Morado MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Os peruanos chamam de choclo as espigas de milho frescas, recém colhidas. Maiz morado: tipo de milho que tem grãos escuros (pretos) que cresce no Peru e na Bolívia.

15 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Cebola Roxa MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Indispensável na Cozinha Peruana, muito mais utilizada que a Cebola Branca.

16 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Batatas MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Chamada de papa. Originária do Peru, onde vem sendo cultivada desde os tempos do Império Inca. Elas variam na intensidade do sabor, nas cores (amarela, roxa, branca) e no tamanho.

17 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Quinua MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL Nativa dos Andes da Colômbia, Peru, Bolívia e Chile,foi descoberto pelos Incas há anos atrás. Era a base da alimentação desses povos, ficando um pouco esquecida após a colonização. Está muito associada à alimentação saudável, rica em proteína e fibras e não contém glúten.

18 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Frutos do Mar MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL O Oceano Pacífico, que rega a Costa Peruana, tem muitas espécies de peixes e mariscos a oferecer. O mar do norte é especialista em crustáceos, como lagosta e lagostins e as águas frias do mar do Sul, especialistas em moluscos e bivalves.

19 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Pisco MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO VERTICAL Considerado um símbolo da identidade gastronômica peruana. Destilado de uva com graduação alcoólica entre 42 e 52 graus, de sabor forte. Sua produção se dá em várias zonas, principalmente em Lima e Ica. O nome pisco significa pássaro.

20 INTRODUÇÃO À COZINHA PERUANA – AULA 4 TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Frutas MODELO DE MOLDURA PARA IMAGEM COM ORIENTAÇÃO HORIZONTAL - Limão de Piúra : menor do que o nosso limão Taiti e é quase impossível encontrá-lo fora do Peru - Chirimoya Fruta : similar a fruta do conde em sabor e aparência, ela tem a polpa cremosa e doce. - Lúcuma: originária dos vales andinos do Peru, usada em sorvetes, bolos e doces


Carregar ppt "TÓPICOS ESPECIAIS EM GASTRONOMIA Aula 4 – Introdução à Cozinha Peruana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google