A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Coordenadora Pamela Caldart- Bolsista FAURGS, Acadêmica da FSS/PUCRS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Coordenadora Pamela Caldart- Bolsista FAURGS, Acadêmica da FSS/PUCRS."— Transcrição da apresentação:

1 Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Coordenadora Pamela Caldart- Bolsista FAURGS, Acadêmica da FSS/PUCRS

2 Lei Orgânica de Saúde Art A política de recursos humanos na área da saúde será formalizada e executada, articuladamente, pelas diferentes esferas de governo, em cumprimento dos seguintes objetivos: I - organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação, além da elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal (...)

3 O B J E T I V O GERAL Finalizar e manter a Rede de Recursos Humanos da SES no nível de Especialização, Mestrado e Doutorado Ativa a fim de potencializar a sua utilização na rede de formação da saúde. Objetivos Específicos Atualizar o banco de informações existente sobre recursos humanos da saúde do estado no nível de especialização, mestrado e doutorado. Disponibilizar os dados, respeitados os limites éticos, no Site da Estação de Trabalho da ESP com vistas à visualização do panorama de qualificação profissional do estado. Ampliar as possibilidades de utilização das qualificações profissionais dos recursos humanos da saúde do estado.

4 M É T O D O Estudo QuantitativoEstudo Quantitativo Pesquisa documental junto ao RH da SESPesquisa documental junto ao RH da SES Instrumentos:Instrumentos: questionário entrevista estruturada Público:Público: Profissionais vinculados a SES com formação em nível de especialização, mestrado e/ou doutorado/Porto Alegre e interior do RS. Universo:Universo: 886 Amostra:Amostra: 200 Resultado:Resultado: Dados para publicação no site: nome, lotação,telefone e do trabalho, área que possui pós-graduação.

5 Realizados aproximadamente 300 contatos: telefone, e- mail ou pessoalmente (para alguns profissionais foi telefonado mais de uma vez) Total de Instrumentos que retornaram: 117 instrumentos 25 instrumentos não fora inseridos na pesquisa (07 opuseram-se a participar da pesquisa,outros 05 estavam em processo de aposentadoria ou aposentados, 03 instrumentos não continham a assinatura no Termo de Consentimento e 02 estavam sem os dados necessários, 05 instrumentos eram de funcionários cedidos de outras secretarias do estado para a SES, não sendo sujeitos da pesquisa, 03 não tinham a titulação necessária). Total Final: Total Final: 92 instrumentos computados

6 R E S U L T A D O S Categorias de análise: Categorias de análise: especialização em saúde pública, recursos humanos em saúde, observatório de RH, redes. TABELAS COM DADOS QUANTITATIVOS DAS FORMAÇÕES IDENTIFICADAS

7

8

9

10

11

12 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA BELLINI, M.Y.B & SILVA, S.M. Entrelaçamentos Constituintes Da Rede Em Saúde: Serviço Social, Pesquisa E Formação Profissional No Mundo Contemporâneo. Trabalho apresentado no ENPESS, novembro, BELLINI, M.Y.B. & SILVA, S.M. Rede de recursos humanos em Saúde: os nós constituintes da integralidade em saúde, Observatório de Recursos Humanos em Saúde no Brasil.volume 2,Brasília GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, Guia do servidor/colaborador do SUS. Secretaria estadual da Saúde, 15ª coordenadoria regional de saúde. Palmeiras das missões: 11 maio 2001 NOGUEIRA, Roberto Passos. Reforma do estado, o SUS em reforma e os recursos humanos. Capacitação em desenvolvimento de recursos humanos da saúde (CADRHU). Natal, PARANAGUÁ DE SANTANA, Jose. A cooperação técnica com os observatórios de rec humanos em saúde no Brasil in Observatórios.... PIERANTONI, Célia Regina. A informação para gestão local de recursos humanos da saúde: o sistema de informação e gestão de recursos humanos em saúde in Observatório de Recursos Humanos em Saude no Brasil – estudos e analises, vol. 1, MS/OPAS, PIERANTONI, Célia Regina e outros. Recursos humanos e gestão do trabalho em saúde: da teoria para a prática in Observatório de Recursos Humanos em Saude no Brasil – estudos e analises, vol. 2,MS/OPAS, RIGOLI, Félix, Os observatórios de recursos humanos na América Latina in Observatório de Rec em Saúde no Brasil, 2003, MS.

13


Carregar ppt "Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Drª. Maria Isabel Barros Bellini- Coordenadora Pamela Caldart- Bolsista FAURGS, Acadêmica da FSS/PUCRS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google