A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição Sonora Seminário apresentado por alunos do Curso Ciências do Ambiente da UFCG – 2007 e 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição Sonora Seminário apresentado por alunos do Curso Ciências do Ambiente da UFCG – 2007 e 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Poluição Sonora Seminário apresentado por alunos do Curso Ciências do Ambiente da UFCG – 2007 e 2008

2 Poluição Sonora Características do som Índices de ruído
Conceito Características do som Índices de ruído Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

3 Poluição Sonora A noção de poluição sonora considera, em geral, todos os ruídos capazes de ocasionar uma perturbação passageira, mas, que repetidos durante um longo intervalo de tempo, podem ter uma grave repercussão na saúde, na qualidade de vida e/ou sobre o funcionamento dos ecossistemas. A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

4 Poluição Sonora A poluição sonora pode ter múltiplas causas:
Fonte mecânica pontual (máquinas, usinas, etc.);

5 Poluição Sonora Fonte mecânica móvel (provocada pela circulação dos carros, caminhões, trens, aviões, helicópteros, estradas de ferro, rodovias e aeroportos);

6 Poluição Sonora Manifestações e eventos públicos (festas, fogos de artifícios, festivais, concertos e locais públicos com grande freqüência).

7 Poluição Sonora Som e ruído
Pode-se afirmar que som é qualquer variação de pressão (no ar, na água...) que o ouvido humano possa captar, enquanto ruído é o som ou o conjunto de sons indesejáveis, desagradáveis, perturbadores. O critério de distinção é o agente perturbador, que pode ser variável, envolvendo o fator psicológico de tolerância de cada indivíduo.

8 Poluição Sonora Características do som Índices de ruído
Conceito Características do som Índices de ruído Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do Ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

9 Poluição Sonora Para descrever o som, são utilizadas duas de suas características físicas: Intensidade – é causada pela pressão contra o ouvido ou outro instrumento de medição; Frequência – a altura é determinada pela frequência das vibrações (número de vezes, durante um determinado período de tempo, que o objeto vibrante dá impulsos ao ar).

10 Poluição Sonora Nível de pressão do som ou nível de ruído
A equação para traduzir os níveis de pressão do som (NPS) em decibéis é: NPS = 10 log P2/ P02 = 20 log P/P0 P = pressão sonora medida por instrumento; P0= pressão de referência (menor pressão audível); NPS = nível de pressão sonora, em dB

11 Níveis típicos de ruído
Poluição Sonora Níveis típicos de ruído Insuportável 180 Motor de foguete 150 Avião na aterrissagem Muito alto a insuportável 120 Trovoada 110 Caldeiraria / Indústria têxtil 100 Buzina de veículo a 7m Muito alto 90 Fábrica barulhenta / Moto a 10m Alto 80 Ruído de tráfego pesado 70 Conversa ruidosa / Gritos / Aspirador de pó Normal 60 Ruído de escritório 50 Conversa Razoavelmente baixo 40 Trabalho doméstico / Rua residencial calma Muito baixo 30 Relógio / Sussurros /Chuvisco Sensação NPS (dB-A) Tipo de fonte Fonte : COPPE/UFRJ (1980)

12 Poluição Sonora

13 Fontes de ruídos diferentes
Poluição sonora Fontes de ruídos diferentes Diferença entre sons (dB) Valor a ser somado (dB) 3,0 1 2,6 2 2,1 3 1,8 4 1,5 5 1,2 6 1,0 7 0,8 0,6 8 9 0,5 0,4 10 0,3 12 0,2 14 16 0,1

14 Poluição Sonora Exemplo:
Determinar o NPS ou nível de ruído resultante da combinação das quatro fontes seguintes: NPS1= 92dB, NPS2 = 81dB, NPS3 = 95dB e NPS4 = 90dB.

15 Poluição Sonora Características do som Índices de ruído
Conceito Características do som Índices de ruído Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

16 Poluição sonora L10, L50, L90 e Leq
Vários índices foram desenvolvidos para medição do ruído em dB-A, dentre os quais pode-se distinguir os índices: L10, L50, L90 e Leq

17 Poluição Sonora Índices L10, L50, L90
L10 ► define o nível de ruído ultrapassado por 10% das medidas isoladas – correspondendo a 10% do tempo das medições; L90 ► é o nível abaixo do qual se situa apenas 10% das leituras – nível que é ultrapassado em 90% do tempo; L50 ► é o nível mediano, ou seja, a média das medidas isoladas.

18 Poluição Sonora Leq = L50 + ( L10 - L90/56)
Nível sonoro equivalente (Leq) O índice Leq é definido como a média de energia de uma amostra de ruído e é calculado através da expressão: Leq = L50 + ( L10 - L90/56)

19 Poluição Sonora Conceito Características do som Índices de ruído
Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do Ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

20 Poluição Sonora Dentre os MNS (Medidores de Nível de Som) destacam-se os portáteis (Decibelímetro) que fornecem medidas numa faixa de 20 a 140 dB, com ponderação A. Decibelímetro

21 Poluição Sonora Consideram-se prejudiciais à saúde, à segurança e ao sossego público os sons e ruídos que: atinjam, no ambiente exterior do recinto em que têm origem, nível de som de mais de dez decibéis, acima do ruído de fundo existente; independentemente do ruído de fundo, atinjam no ambiente exterior do recinto em que têm origem, mais de sessenta decibéis; alcancem, no interior do recinto em que são produzidos, níveis de som superiores aos considerados aceitáveis pelas normas da ABNT.

22 Poluição Sonora Os limites de horário para o período diurno e noturno são definidos pelas autoridades, com base nos hábitos da população. O Decreto Estadual/PB nº /83 estabelece três períodos: diurno, entre 7 e 19 horas; vespertino, entre 19 e 22 horas; e noturno, das 22 às 7 horas. Para efeito de controle da Poluição Sonora, a área municipal é dividida em três zonas: residencial – ZR, industrial – ZI e diversificada – ZD.

23 Poluição Sonora Ruído direto e refletido
Para determinar se a influência do som refletido é significativa, efetuam-se duas medidas, uma perto e outra longe do local (15 a 20 metros). Quando a diferença for cerca de 8 dB, predomina o som direto. Se a diferença entre as duas leituras for pequena, o som refletido é apreciável.

24 Poluição Sonora Ruído de fundo
Para determinar a influência do ruído de fundo ou ambiente, devem ser feitas duas medições, uma com a fonte em estudo funcionando, e outra com a fonte desligada. Se, ao desligar a fonte, o ruído permanecer praticamente o mesmo, o ruído proveniente da mesma estará mascarado pelo ruído de fundo.

25 Poluição Sonora Ruído de fundo
Uma redução de até 2 dB indica que o ruído de fundo é tão intenso que, relativamente, o ruído da fonte não é apreciável. Se a diferença entre as duas leituras estiver entre 2 a 10 dB, deve-se utilizar a Tabela a seguir, para definir o nível de ruído resultante apenas da fonte.

26 Valor a ser subtraído (dB) Diferença entre os sons (dB)
Poluição Sonora Tabela: Determinação da influência do ruído de fundo 0,4 10 0,6 9 0,8 8 1,0 7 1,3 6 1,5 5 2,2 4 3,0 3 4,3 2 Valor a ser subtraído (dB) Diferença entre os sons (dB)

27 Poluição Sonora Exemplo:
Em um determinado local, com a máquina funcionando, o nível de ruído medido foi 95 dB e com a máquina desligada, 90 dB. Qual o nível de ruído atribuído à máquina?

28 Poluição Sonora Características do som Índices de ruído
Conceito Características do som Índices de ruído Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

29 Poluição Sonora Fontes de Ruído: Ruído nas ruas
O trânsito é o grande causador do ruído na vida das grandes cidades. Nas principais ruas da cidade de São Paulo, os níveis de ruído atingem de 88 a 104 decibéis. Nas áreas residenciais, os níveis de ruído variam de 60 a 63 decibéis – acima dos 55 decibéis estabelecidos como limite pela Lei Municipal de Silêncio.

30 Poluição Sonora Ruído nas habitações

31 Poluição Sonora Ruído nas indústrias
Em alguns países europeus, como a Suécia e a Alemanha, é impressionante o número de operários que nas indústrias vêm sofrendo perda de audição devido ao ruído.

32 Poluição Sonora Ruído dos aviões
A partida e a chegada de aviões são acompanhadas de ruídos de grande intensidade que perturbam os moradores das imediações.

33 Poluição Sonora Os ruídos excessivos provocam perturbação da saúde mental. Além do que, poluição sonora ofende o meio ambiente e, conseqüentemente afeta o interesse difuso e coletivo, à medida em que os níveis excessivos de sons e ruídos causam deterioração na qualidade de vida, na relação entre as pessoas, sobretudo quando acima dos limites suportáveis pelo ouvido humano ou prejudiciais ao repouso noturno e ao sossego público, em especial nos grandes centros urbanos.

34 Poluição Sonora A poluição sonora passou a ser considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma das três prioridades ecológicas para a próxima década. Acima de 70 decibéis o ruído pode causar dano à saúde, de modo que, para o ouvido humano funcionar perfeitamente até o fim da vida, a intensidade de som a que estão expostos os habitantes das metrópoles não poderia ultrapassar os 70 decibéis estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

35 Poluição Sonora Características do som Índices de ruído
Conceito Características do som Índices de ruído Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do Ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

36 Poluição Sonora As consequências do ruído variam desde pertubações na audição a efeitos fisiológicos e psicológicos. No que diz respeito à audição, observa-se: Fadiga auditiva; Efeito máscara; Surdez;

37 Poluição Sonora Efeitos do Ruído no homem Nível Sonoro Efeitos
≥30 dB(A) Reações Psíquicas* ≥65 dB(A) Reações Fisiológicas ≥85 dB(A) Trauma Auditivo ≥120 dB(A) Lesões Irreversíveis no Sistema Auditivo * (stress, irritabilidade, agravamentos de estados de depressão e ansiedade)

38 Poluição Sonora Efeitos do ruído na saúde do homem
Limites de intensidade Ruído com intensidade de até 55 dB não causa nenhum problema. Ruídos de 56 dB a 75 dB pode incomodar, embora sem causar malefícios à saúde. Ruídos de 76dB a 85dB pode afetar à saúde, e acima dos 85 dB a saúde será afetada, a depender do tempo de exposição. Uma pessoa que trabalha 8 horas por dia com ruídos de 85 dB terá, fatalmente, após 2 anos problemas auditivos.

39 Poluição Sonora Conceito Características do som Índices de ruído
Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do Ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

40 Poluição Sonora As medidas de controle do ruído podem ser aplicadas na fonte, na trajetória do som ou no pessoal. O controle da fonte de ruído pode ser feito através de diminuição de tecnologias pertubadoras, ou simplesmente, através de boa lubrificação, ajuste e regulagem nos equipamentos, e uso de materiais amortecedores. O controle da trajetória do ruído pode ser feito através de segregação, enclausuramento, barreiras e tratamento acústico das superfícies.

41 Poluição Sonora Conceito Características do som Índices de ruído
Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

42 Poluição Sonora Insônia (dificuldade de dormir); Estresse Depressão
Perda de audição Agressividade Perda de atenção e concentração Perda de memória Dores de Cabeça Aumento da pressão arterial Cansaço Gastrite e úlcera Queda de rendimento escolar e no trabalho Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

43 Poluição Sonora Conceito Características do som Índices de ruído
Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

44 Poluição Sonora As conseqüências no ecossistema podem provocar o afastamento de espécies animais, como ocorre nos grandes centros urbanos. Os ruídos nas grandes metrópoles afastam as aves ocasionando o despovoamento dos pássaros e, em conseqüência, um desequilíbrio no ecossistema provocando um aumento de insetos em virtude da ausência de um dos seus predadores. As leis de diversos países impõem restrições sobre a intensidade sonora, cujos máximos podem depender das horas. Medidas particulares podem ser tomadas: por exemplo, limitar o volume sonoro por ocasião de um concerto público, etc.

45 Poluição Sonora Características do som Índices de ruído
Conceito Características do som Índices de ruído Medição do ruído Fontes de ruído Efeitos de ruído Medidas de controle Efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos Consequências do ruído no ecossistema Resoluções /CONAMA

46 Resolução CONAMA N.º 001 de 08 de março de 1990
Poluição Sonora Resolução CONAMA N.º 001 de 08 de março de 1990 Estabelece que a emissão de ruídos em decorrência de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda política, não devem ser superiores aos considerados aceitáveis pela Norma NBR – “Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas Visando o Conforto da Comunidade”, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

47 Resolução CONAMA - N.º 002 de 08 de março de 1990
Poluição Sonora Resolução CONAMA - N.º 002 de 08 de março de 1990 Instituiu em caráter nacional o programa nacional Educação e Controle da Poluição Sonora – Silêncio. Entre seus objetivos, está o de divulgar junto à população, através dos meios de comunicação disponíveis, matéria educativa e conscientizadora dos efeitos prejudiciais causados pelo excesso de ruído; e introduzir o tema "poluição sonora" nos cursos secundários da rede oficial e privada de ensino, através de um Programa de Educação Nacional.

48 Poluição Sonora Resolução CONAMA - N.º 02/1993
Estabelece limites máximos de ruído com veículos em aceleração e na condição parado, para motocicletas, motonetas, triciclos, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados, nacionais ou importados. Alterada pela Resolução CONAMA N.º 268/00 que altera a Resolução nº 02, de 11/02/1993, que estabelece limites máximos de ruído com o veículo em aceleração e na condição parado, para motocicletas, motonetas, triciclos, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados, nacionais e importados.

49 Poluição Sonora Resolução CONAMA – N.º 20/1994
Instituiu a obrigatoriedade do uso do “Selo Ruído” em eletrodomésticos produzidos e importados e que gerem ruído no seu funcionamento.

50 Poluição Sonora O SELO RUÍDO objetiva dar ao consumidor informações sobre o ruído emitido por eletrodomésticos, possibilitando ao mesmo fazer a escolha do produto mais silencioso, bem como incentivar a fabricação de produtos com menor nível de ruído.

51 Poluição Sonora Referências Bibliográficas:
Araújo, Selma Maria. Introdução às Ciências do ambiente para engenharia. Campina Grande: Publicação PAPE/REENGE, 1997. BRASIL. CONAMA. Resolução 008/93, de 31 de agosto de Disponível em: Acesso em: 06/12/2007. Disponível em: em: 03/12/2007. Disponível em: jpg. Acesso em: 03/12/2007. Disponível em: Acesso em: 03/12/2007. Disponível em: Acesso em: 03/12/2007. Disponível em: Acesso em: 03/12/2007. Disponível em: Acesso em: 03/12/2007. Disponível em: Acesso em: 12/12/2007. Disponível em: Acesso em: 12/12/2007. Disponível em: Acesso em: 12/12/2007.

52 Poluição Sonora Referências Bibliográficas:
MACHADO, Anaxágora Alves. Poluição Sonora com crime ambiental. Disponível em: Acesso em: 03/12/2007. Poluição Sonora. Disponível em: DDE_LINK1http:// ./urbano/poluicaosonora.html. Acesso em: 05/12/2007. Poluição sonora. Disponível em: Acesso em: 14/11/2007; Programa nacional de educação e controle da poluição sonora: silêncio. Disponível em: Acesso em: 05/12/2007. ROCHA, Délcio. A Poluição Sonora. Disponível em: Acesso em: 05/12/2007.


Carregar ppt "Poluição Sonora Seminário apresentado por alunos do Curso Ciências do Ambiente da UFCG – 2007 e 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google