A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CF096 Física Básica Teórica V Prof. Dante Mosca Aulas adaptadas dos livros: Fundamentos de Física (4 a Edição), Volume 3, Halliday, Resnick, Walker & Physics.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CF096 Física Básica Teórica V Prof. Dante Mosca Aulas adaptadas dos livros: Fundamentos de Física (4 a Edição), Volume 3, Halliday, Resnick, Walker & Physics."— Transcrição da apresentação:

1 CF096 Física Básica Teórica V Prof. Dante Mosca Aulas adaptadas dos livros: Fundamentos de Física (4 a Edição), Volume 3, Halliday, Resnick, Walker & Physics for Scientists and Engineers (6th Edition), Serway and Jewett

2 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas Departamento de Física Disciplina: CF096 - Física Básica Teórica V Professor: Dante Homero Mosca Livro Texto: Fundamentos de Física, Volume 3 & 4 Halliday, Resnick, Walker, Livros Técnicos e Científicos (LTC). Programa de Ensino Eletromagnetismo: fluxo magnético, indução eletromagnética, lei de Faraday, força eletromotriz induzida, campo elétrico induzido, exemplos envolvendo indução eletromagnética, indutores, indutância mútua, auto-indutância, determinação de indutâncias, energia magnética, circuitos de corrente variável (RC, RL, LC e RLC), lei de Ampère-Maxwell, corrente de deslocamento, equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas: equação de onda, princípio de Huygens, reflexão, refração, emissão de radiação por cargas aceleradas, espectro eletromagnético, polarização, dispersão. Óptica geométrica: princípio de Fermat, espelhos planos e esféricos, lentes delgadas, prismas, sistemas ópticos, aparelhos ópticos. Óptica física: interferência, difração por fenda dupla, múltipla e sim ples.

3 Aulas: Expositivas apresentadas com auxílio de datashow e disponibilizadas na internet: Avaliação: Proposta de avaliação continua com resolução de problemas e questões em aula. Aqueles que não atingirem média final superior a 70 realizarão exame final. Exercícios: Serão indicados problemas para serem resolvidos dentro e fora da sala de aula sob assistência didática.

4 Livro-Texto Fundamentos de Física 4 Óptica e Física Moderna D. Halliday, R. Resnick e J. Walker

5 RESOLUÇÃO Nº 37/97-CEPE Aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade. Art Ressalvado o que dispõem os artigos 98 e 99 desta Resolução, o aluno será aprovado por média quando alcançar, no total do período letivo, freqüência mínima de setenta e cinco por cento (75%) da carga horária inerente à disciplina (conforme elenco de disciplinas do departamento) e obtiver, no mínimo, grau numérico setenta (70) de média aritmética no conjunto de provas e outras tarefas realizadas pela disciplina.

6 Concepções espontâneas Concepções espontâneas são úteis na descrição do dia a dia, mas podem refletir dificuldade em se aceitar errado e dificuldade em se conseguir a mudança conceitual Mudança conceitual? Concepções espontâneas tendem a não evoluir para o conhecimento científico através da mudança conceitual, pois elas são estáveis e resistem à mudança. Por exemplo, massa, força, luz, eletricidade, apesar de quotidianos, não são conceitos simples e têm longa evolução histórica e epistemológica.

7 Exemplos: Se não há movimento, não há força. A gravidade é o resultado da pressão do ar. Uma mesa não exerce forças sobre um livro deitado sobre ela. A luz de uma vela não vai tão longe quanto a do Sol. A energia é consumida pelos elementos de um circuito elétrico. No verão, a Terra está mais próxima do Sol do que no inverno.

8 A bateria é um reservatório de corrente elétrica. Em um fio interrompido há passagem de corrente elétrica, como no caso de um capacitor ligado a uma pilha ou uma antena ligada a uma fonte de potência. A corrente elétrica não é conservada, parte dela é consumida ou transformada em energia quando atravessa, por exemplo, uma lâmpada. Dos terminais da bateria saem cargas positivas e negativas em sentidos opostos. Lâmpadas idênticas sempre brilham igualmente num circuito elétrico. A diferença de potencial é conseqüência da corrente elétrica.

9 Os campos magnético são criados por corrente elétricas microscópicas atômicas. Há correntes elétricas circulando dentro de imãs e materiais ferromagnéticos. A interação magnética se dá à distância, embora sob a ação do campo magnético. A lei de ação e reação é válida em fenômenos magnéticos. Há conservação do momento linear ou momento cinético em fenômenos elétricos e magnéticos. A polarização elétrica envolve a transferência de cargas elétricas positivas e negativas.

10 A corrente elétrica é causada pela movimentação de cargas elétricas positivas e negativas em sentidos opostos. A corrente elétrica é causada pela movimenta de cargas elétricas de forma equivale ao fluxo de veículos numa estrada. É possível enxergar a luz se propagando no espaço em uma direção não incidente no olho da pessoa. A reflexão da luz não é reconhecida para objetos opacos. A imagem se forma dentro do espelho. Mesmo que esse dentro, que caracteriza a observação de uma imagem virtual, não exista. A formação de uma imagem depende da posição do observador e não da posição do objeto.

11


Carregar ppt "CF096 Física Básica Teórica V Prof. Dante Mosca Aulas adaptadas dos livros: Fundamentos de Física (4 a Edição), Volume 3, Halliday, Resnick, Walker & Physics."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google