A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2.1 © 2007 Eduardo Brião 2 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2.1 © 2007 Eduardo Brião 2 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo."— Transcrição da apresentação:

1 2.1 © 2007 Eduardo Brião 2 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo

2 2.2 © 2007 Eduardo Brião 1.Integração: Sistemas diferentes servem a uma variedade de funções, mas a conexão de diferentes níveis organizacionais pode ser difícil e dispendiosa 2.Ampliação do escopo da filosofia de administração: Grandes investimentos em sistemas e o longo tempo de desenvolvimento exigem que sejam orientados por objetivos comuns DESAFIOS PARA AS EMPRESAS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

3 2.3 © 2007 Eduardo Brião Tipos de sistemas de informação Figura 2-1 PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

4 2.4 © 2007 Eduardo Brião Principais tipos de sistemas Sistemas de apoio ao executivo (SAE)Sistemas de apoio ao executivo (SAE) Sistemas de apoio à decisão (SAD)Sistemas de apoio à decisão (SAD) Sistemas de informação gerenciais (SIG)Sistemas de informação gerenciais (SIG) Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC)Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Sistemas de automaçao de escritórioSistemas de automaçao de escritório Sistemas de processamento de transações (SPT)Sistemas de processamento de transações (SPT) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

5 2.5 © 2007 Eduardo Brião TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Figura 2-2 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

6 2.6 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de processamento de transações (SPT): Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacionalSistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresaSistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

7 2.7 © 2007 Eduardo Brião SPT para folha de pagamento Figura 2-3 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

8 2.8 © 2007 Eduardo Brião Tipos de SPT Figura 2-4 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

9 2.9 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Nível do conhecimento Entrada: Especificações de projetoEntrada: Especificações de projeto Processamento: ModelagemProcessamento: Modelagem Saída: Projetos, gráficosSaída: Projetos, gráficos Usuários: Pessoal técnicoUsuários: Pessoal técnico Exemplo: Estações de trabalho de engenharia Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

10 2.10 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de informação gerenciais (SIG): Nível gerencial Entrada: Alto volume de dadosEntrada: Alto volume de dados Processamento : Modelos simplesProcessamento : Modelos simples Saída: Relatórios/ sumários executivosSaída: Relatórios/ sumários executivos Usuários: Gerentes de nível médioUsuários: Gerentes de nível médio Exemplo: Orçamento anual Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

11 2.11 © 2007 Eduardo Brião Figura 2-5 Sistemas de informação gerencial (SIG) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

12 2.12 © 2007 Eduardo Brião Decisões estruturadas e semi- estruturadasDecisões estruturadas e semi- estruturadas Orientados para o controle de relatóriosOrientados para o controle de relatórios Dados passados e presentesDados passados e presentes Orientação internaOrientação interna Processo de projeto demoradoProcesso de projeto demorado Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de informação gerencial (SIG)

13 2.13 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de apoio à decisão (SAD): Nível gerencial Entrada: Pequeno volume de dadosEntrada: Pequeno volume de dados Processamento: InterativoProcessamento: Interativo Saída: Análise de decisãoSaída: Análise de decisão Usuários: Profissionais, equipe internaUsuários: Profissionais, equipe interna Exemplo: Análise de custos de contratação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

14 2.14 © 2007 Eduardo Brião Figura 2-6 Sistemas de apoio à decisão (SAD) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

15 2.15 © 2007 Eduardo Brião Figura 2-7 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de apoio à decisão (SAD)

16 2.16 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de apoio ao executivo (SAE): Nível estratégico Entrada: Dados agregadosEntrada: Dados agregados Processamento: InterativoProcessamento: Interativo Saída: ProjeçõesSaída: Projeções Usuários: Gerentes senioresUsuários: Gerentes seniores Exemplo: Plano operacional quinqüenal Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

17 2.17 © 2007 Eduardo Brião Sistema de apoio ao executivo (SAE) Figura 2-8 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

18 2.18 © 2007 Eduardo Brião Gerencia de alto nívelGerencia de alto nível Projetado para o indivíduoProjetado para o indivíduo Liga o presidente aos demais níveisLiga o presidente aos demais níveis Manutenção caraManutenção cara Grande equipe de apoioGrande equipe de apoio Sistemas de apoio ao executivo (SAE) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

19 2.19 © 2007 Eduardo Brião INTER-RELACIONAMENTOS ENTRE SISTEMAS Figura 2-9 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

20 2.20 © 2007 Eduardo Brião Principais funções dos sistemas: Gestão de vendas, pesquisa de mercado, promoção, definição de preços, novos produtosGestão de vendas, pesquisa de mercado, promoção, definição de preços, novos produtos Principais aplicações dos sistemas: Sistemas de acompanhamento de pedidos, sistema de pesquisa de mercado, sistema de estabelecimento de preçosSistemas de acompanhamento de pedidos, sistema de pesquisa de mercado, sistema de estabelecimento de preços SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL Sistemas de vendas e marketing Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

21 2.21 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de vendas e marketing Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

22 2.22 © 2007 Eduardo Brião Principais funções dos sistemas: Estabelecimento de metas de produção, compras, expedição, recepção, engenharia, operaçõesEstabelecimento de metas de produção, compras, expedição, recepção, engenharia, operações Principais aplicações dos sistemas: Sistemas de planejamento de recursos, Sistemas de controle de pedidos de compra, sistemas de engenharia, sistemas de controle de qualidadeSistemas de planejamento de recursos, Sistemas de controle de pedidos de compra, sistemas de engenharia, sistemas de controle de qualidade Sistemas de fabricação e produção Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

23 2.23 © 2007 Eduardo Brião Sistrmas de fabricação e produção Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

24 2.24 © 2007 Eduardo Brião Sistema de controle de estoques Figura 2-10 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

25 2.25 © 2007 Eduardo Brião Principais funções dos sistemas: Orçamento, livro-caixa, cobrança, contabilidade de custosOrçamento, livro-caixa, cobrança, contabilidade de custos Principais aplicações dos sistemas Livro-caixa, contas a receber, contas a pagar, orçamento, sistemas de gestão financeiraLivro-caixa, contas a receber, contas a pagar, orçamento, sistemas de gestão financeira Sistemas de informação financeira e contábil Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

26 2.26 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL Sistemas de informação financeira e contábil

27 2.27 © 2007 Eduardo Brião Principais funções dos sistemas: Registros de pessoal, benefícios, remuneração, relações trabalhistas, treinamentoRegistros de pessoal, benefícios, remuneração, relações trabalhistas, treinamento Principais aplicações dos sistemas: Folha de pagamentos, registros de funcionários, sistemas de benefícios, sistemas de planos de carreira, sistemas de treinamento de pessoalFolha de pagamentos, registros de funcionários, sistemas de benefícios, sistemas de planos de carreira, sistemas de treinamento de pessoal Sistemas de recursos humanos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL

28 2.28 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL Sistemas de recursos humanos

29 2.29 © 2007 Eduardo Brião Figura 2-11 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS NUMA PERSPECTIVA FUNCIONAL Sistemas de recursos humanos

30 2.30 © 2007 Eduardo Brião Processos de negócios Modo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valorModo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valor Fluxos de trabalho concretos de materiais, informações e conhecimentos conjuntos de atividadesFluxos de trabalho concretos de materiais, informações e conhecimentos conjuntos de atividades Processos de negócios e sistemas de informação INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

31 2.31 © 2007 Eduardo Brião Maneira singulares de coordenar trabalho,Maneira singulares de coordenar trabalho, informação e conhecimento Maneiras como a gerência decide coordenar o trabalhoManeiras como a gerência decide coordenar o trabalho Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Processos de negócios e sistemas de informação

32 2.32 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de informação ajudam as organizações a Alcançar grandes eficiências pela automatização de partes dos processosAlcançar grandes eficiências pela automatização de partes dos processos Repensar e aperfeiçoar processosRepensar e aperfeiçoar processos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Processos de negócios e sistemas de informação

33 2.33 © 2007 Eduardo Brião Fabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compraFabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compra Vendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, vendaVendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, venda Exemplos de processos de negócios Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

34 2.34 © 2007 Eduardo Brião Finanças e contabilidade: Pagamento de credores, criação de demonstrativos financeiros, administração do movimento de caixaFinanças e contabilidade: Pagamento de credores, criação de demonstrativos financeiros, administração do movimento de caixa Recursos humanos: Contratação de funcionários, avaliação de desempenho, inscrição de funcionários em planos de benefíciosRecursos humanos: Contratação de funcionários, avaliação de desempenho, inscrição de funcionários em planos de benefícios Exemplos de processos de negócios Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

35 2.35 © 2007 Eduardo Brião Processos de negócios transfuncionais Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimentoTranscendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefaAgrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Exemplo: Processamento de pedidos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Processos de negócios e sistemas de informação

36 2.36 © 2007 Eduardo Brião Figura 2-12 O processo de processamento de pedidos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

37 2.37 © 2007 Eduardo Brião Customer Relationship Management – Gerenciamento das relações com os clientes (CRM) Gerencia todos os modos como as empresas lidam com seus clientes atuais e potenciaisGerencia todos os modos como as empresas lidam com seus clientes atuais e potenciais Disciplina empresarial e tecnológicaDisciplina empresarial e tecnológica Usa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócios de uma empresaUsa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócios de uma empresa Customer Relationship Management (CRM) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

38 2.38 © 2007 Eduardo Brião Cuida do cliente de ponta a pontaCuida do cliente de ponta a ponta Permite que todas as divisões da empresa apresentem uma face coerente ao clientePermite que todas as divisões da empresa apresentem uma face coerente ao cliente Consolida dados do cliente de várias fontes e fornece ferramentas analíticas para responder a perguntasConsolida dados do cliente de várias fontes e fornece ferramentas analíticas para responder a perguntas Customer Relationship Management (CRM) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

39 2.39 © 2007 Eduardo Brião Customer Relationship Management (CRM) Figura 2-13 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

40 2.40 © 2007 Eduardo Brião Gerenciamento da cadeia de suprimentos Ligação e coordenação estreitas das atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produtoLigação e coordenação estreitas das atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produto Integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientesIntegra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes Reduz tempo, esforço redundante e custos de estoqueReduz tempo, esforço redundante e custos de estoque Gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

41 2.41 © 2007 Eduardo Brião Cadeia de suprimentos Rede de organizações e processos de negóciosRede de organizações e processos de negócios Ajuda na compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabadosAjuda na compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabados Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

42 2.42 © 2007 Eduardo Brião Ajuda na distribuição de produtos acabados aos clientesAjuda na distribuição de produtos acabados aos clientes Inclui logística reversa – itens devolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedorInclui logística reversa – itens devolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

43 2.43 © 2007 Eduardo Brião Figure 2-14 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

44 2.44 © 2007 Eduardo Brião Decidir quando e o que produzir, armazenar e movimentarDecidir quando e o que produzir, armazenar e movimentar Transmitir pedidos rapidamenteTransmitir pedidos rapidamente Comunicar pedidos, acompanhar o andamento de pedidosComunicar pedidos, acompanhar o andamento de pedidos Verificar a disponibilidade de estoques, monitorar níveisVerificar a disponibilidade de estoques, monitorar níveis Acompanhar embarquesAcompanhar embarques Planejar a produção com base na demanda realPlanejar a produção com base na demanda real Comunicar rapidamente as alterações no projeto do produtoComunicar rapidamente as alterações no projeto do produto Fornecer especificações de produtoFornecer especificações de produto Compartilhar informações sobre taxas de defeito, devoluçõesCompartilhar informações sobre taxas de defeito, devoluções Como os SI podem facilitar o gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

45 2.45 © 2007 Eduardo Brião Limitações: Ineficiências podem representar até 25% das despesas operacionais da empresaIneficiências podem representar até 25% das despesas operacionais da empresa Efeito chicote: As informações sobre a demanda por um produto é distorcida ao passar de uma entidade para a outraEfeito chicote: As informações sobre a demanda por um produto é distorcida ao passar de uma entidade para a outra Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

46 2.46 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos: permitem a uma empresa gerar previsões de demanda para um produto e desenvolver planos de aquisição de matérias- primas e de fabricação para aquele produtoSistemas de planejamento da cadeia de suprimentos: permitem a uma empresa gerar previsões de demanda para um produto e desenvolver planos de aquisição de matérias- primas e de fabricação para aquele produto Sistemas de execução da cadeia de suprimentos: Gerenciam o fluxo de produtos através de centrais de distribuição e depósitosSistemas de execução da cadeia de suprimentos: Gerenciam o fluxo de produtos através de centrais de distribuição e depósitos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

47 2.47 © 2007 Eduardo Brião Quatro principais maneiras de organizar empresas internacionais: Exportadora nacional: Forte centralização das atividades corporativas no paíse de origemExportadora nacional: Forte centralização das atividades corporativas no paíse de origem Multinacional: Administração e controle financeiros em uma base central no país de origem, mas descentraliza operações de produção, vendas e marketingMultinacional: Administração e controle financeiros em uma base central no país de origem, mas descentraliza operações de produção, vendas e marketing SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO Formas de organização da empresa global Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

48 2.48 © 2007 Eduardo Brião Franqueadora: O produto é criado, projetado, financiado e fabricado no país de origem, mas depende de pessoal no exterior para produção, marketing e recursos humanos adicionaisFranqueadora: O produto é criado, projetado, financiado e fabricado no país de origem, mas depende de pessoal no exterior para produção, marketing e recursos humanos adicionais Transnacional: Nao tem sede nacional; as atividades agregadoras de valor são gerenciadas globalmente, sem referências a fronteiras nacionais, otimizando fontes de suprimento e demanda vantagens competitivas locaisTransnacional: Nao tem sede nacional; as atividades agregadoras de valor são gerenciadas globalmente, sem referências a fronteiras nacionais, otimizando fontes de suprimento e demanda vantagens competitivas locais Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO Formas de organização da empresa global

49 2.49 © 2007 Eduardo Brião Quatro tipos de configuração de sistemas: Sistemas centralizadosSistemas centralizados Sistemas duplicadosSistemas duplicados Sistemas descentralizadosSistemas descentralizados Sistemas em redeSistemas em rede Configuração do sistema global Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO

50 2.50 © 2007 Eduardo Brião Configuração do sistema global Figura 2-18 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa SISTEMAS INTERNACIONAIS DE INFORMAÇÃO

51 2.51 © 2007 Eduardo Brião 2 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo


Carregar ppt "2.1 © 2007 Eduardo Brião 2 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google