A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Introdução à Programação Software Prof. Filipo S. Perotto 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Introdução à Programação Software Prof. Filipo S. Perotto 2009."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução à Programação Software Prof. Filipo S. Perotto 2009

2 2 Função do Software Software Básico Software Aplicativo

3 3 Software Básico Todos os programas relacionados à coordenação das operações do computador. Sistema operacional Intermediário entre o hardware e os aplicativos Gerencia o funcionamento do computador Formado por um núcleo (kernel) + bibliotecas Programas utilitários

4 4 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece uma interface com o usuário. Determina como o usuário interage com o sistema operacional. Provê e executa serviços para softwares aplicativos.

5 5 Kernel (Núcleo) Gerencia o sistema operacional. É carregado do disco rígido para a memória quando o computador é inicializado. Executa outros programas do sistema operacional, quando necessário. Outros programas são chamados de não-residentes. Boot é a inicialização do computador.

6 6 Computadores e Pessoas A maioria das organizações tem algum tipo de departamento de tecnologia da informação. Composto de pessoas que são responsáveis pelos recursos de informática da organização. Faz a manutenção dos sistemas, gerenciamento dos dados e provê serviços aos usuários finais. Fazem a ligação entre os recursos de Tecnologia da Informação e o restante da organização

7 7 Pessoal de Informática Analista de Sistemas planeja e projeta o sistema conhece métodos de programação conhece o negócio ou sabe como analisá-lo Programador projeta, escreve, testa, implementa e mantêm os programas de computador Administrador e Suporte configura e mantém o sistema em funcionamento Auxilia os usuários

8 8 Programas Utilitários Executam tarefas secundárias. Gerenciador de arquivos Compactação de arquivos Backup Desfragmentação de disco Drivers...

9 9 Gerenciador de Arquivos Armazena arquivos em uma estrutura de diretórios hierárquica. O Windows usa o Windows Explorer.

10 10 Arquivos e Pastas Pasta: Conjunto de Arquivos Arquivo: Conjunto de Dados

11 11 Compactação de Arquivos Reduz a quantidade de espaço que um arquivo requer. Faz o arquivo ocupar menos espaço em disco. Toma menos tempo para transmitir por meio de linhas de comunicação.

12 12 Outros Programas Utilitários Backup e Restauração: Backup: faz cópias de discos e armazena-as em um lugar seguro. Restauração: restaura arquivos de backups. Desfragmentador de disco: reorganiza o disco a fim de que todos os arquivos sejam armazenados em localizações contíguas. Driver de dispositivo: manipula comandos para dispositivos, como, por exemplo, impressoras e dispositivos de armazenamento.

13 13 Aplicativos de Produtividade Softwares orientados para tarefas Processamento de texto/editoração eletrônica Planilhas eletrônicas Banco de Dados Editor de Imagens Gráficos e Apresentações Comunicação Vídeo Música...

14 14 Processadores de Texto Processamento de Texto O software de computador pessoal mais amplamente usado. Incorpora gráficos em documentos Correção gramatical e ortográfica Editoração Eletrônica editoração visual de alto nível.

15 15 Planilhas Eletrônicas Compostas de linhas e colunas de números. Realizam análise What if (E se...?). Altere uma célula e faça com que a planilha seja recalculada. Apresentam dados graficamente. Exiba as despesas como gráficos de pizza.

16 16 Banco de Dados Encarrega-se do gerenciamento de uma coleção de fatos inter- relacionados. O software pode armazenar, recuperar, atualizar e manipular dados. Também pode apresentar relatório de dados de muitas maneiras e imprimi-los. Transforma grandes quantidades de dados em informação.

17 17 Gráficos e Apresentações Softwares gráficos criam gráficos e mapas a partir de dados numéricos: Identifique tendências e compare dados mais facilmente: Prova visual mais efetiva. Incluídos em programas de planilhas. A apresentação gráfica cria apresentações de slide show: Combine gráficos, áudio e vídeo de alta qualidade.

18 18 Comunicações A capacidade de ligar o computador à linha telefônica ou cabo e comunicar-se com outro computador. Tipicamente, conectado por meio da Internet. Navegador (browser) Mensagens Instantâneas s

19 19 Fotos e Imagens Organize seus álbuns Edite as fotos Trabalhe as imagens

20 20 Áudio e Vídeo Assista / Editore vídeos Escute / Grave músicas

21 21 Outros Softwares Orientados para Tarefas Gerenciadores de Informação Pessoal Agenda de compromissos Calendário Catálogo de endereços e gerenciador de tarefas. Suíte de Programas de Escritório Um grupo de aplicações básicas de software que funciona em conjunto. Fácil de compartilhar dados entre aplicativos. Comandos similares entre os aplicativos.

22 22 Software de Negócios Sistemas Integrados de Gestão Software de Mercado Vertical Software para Grupos de Trabalho Software para Pequenos Negócios

23 23 Sistemas Integrados de Gestão Atendem a todos os processos de negócio de uma organização, com alta integração entre os seus módulos ERP – Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais) CRM – Consumer Relationship Management (gerenciamento do relacionamento com o cliente) SCM – Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) WMS – Warehouse Management System (sistema de gerenciamento de depóositos/armazéns) BI/EIS – Business Intelligence/Enterprise information Systems (inteligência de negócios/sistemas de informações empresariais)

24 24 Software de Mercado Vertical Escrito para um tipo de negócio em particular. Escrito por companhias que possuem um conhecimento completo dessa indústria. Permite aos negócios manterem facilmente informações sobre seus negócios, clientes e fornecedores. Abrange todas as atividades do negócio.

25 25 Groupware Permite a um grupo de pessoas compartilhar ou rastrear informações em conjunto. Também chamado de software colaborativo. Freqüentemente combina tecnologia de correio eletrônico, rede, programação (scheduling) e banco de dados. Os dados são armazenados em uma localização central. Freqüentemente usado por organizações que têm empregados em locais distantes.

26 26 Software para Pequenos Negócios Small Office/Home Office (SOHO). Software de preços módicos para executar funções voltadas a pequenos negócios. Exemplos: Software contábil Redação e publicidade Atendimento ao cliente Manutenção de contatos Promoções de vendas

27 27 Adquirindo Software: Maneiras Tradicionais Software customizado Escrito por programadores contratados pela organização. Software empacotado (comercial) Comprado do fornecedor, juntamente com os serviços de instalação, treinamento e suporte Comprado em uma loja, por meio de catálogo, ou por um site Web.

28 28 Software Customizado Feito sob medida, especificamente para as necessidades de uma organização. A organização contrata uma empresa ou uma equipe de programadores de computador para projetar, escrever, testar e implementar software. Pode ser extremamente complexo e demandar anos para ser escrito.

29 29 Software Empacotado Vendido em lojas, catálogos ou sites web O pacote contém: Arquivos de Instalação do Software Manuais Projetado para ser amigável Deve ser intuitivo até mesmo para o usuário iniciante Pode ser usado com um mínimo de treinamento e documentação

30 30 Comprando Software Comercial Licença local Distribuição eletrônica de software Provedor de Aplicativos (Application Service Provider – ASP)

31 31 Licença Local Software instalado em alguns ou em todos os computadores, dependendo dos termos da licença. O cliente controla quantos usuários o usam. O número de usuários não pode ultrapassar o número de licenças. O cliente copia e distribui software e manuais aos usuários. Algumas organizações usam licenças de rede. Software instalado no servidor. A taxa de licenciamento baseia-se no número de usuários simultâneos.

32 32 Distribuição Eletrônica de Software Obtém software da Internet: Tipicamente, freeware e shareware. Alguns softwares comerciais. Cenário típico: Baixar software para um período experimental. O software se desabilita depois do período experimental, a menos que você o registre (pague).

33 33 Provedor de Aplicativos Fornece aplicativos a negócios por meio da Internet. O ASP mantém os softwares e dados em seus sistemas Quando necessário, os clientes acessam os aplicativos por meio da Internet. Alternativa à criação e manutenção de software customizado ou à compra de software empacotado. Arrendar software, pagando em função do uso.

34 34 Ética e Software Aplicativo Pirataria: a aquisição e uso ilegal de cópias de software. Falsificação: copiar grandes quantidades de CD-ROMs ou DVD-ROMs e empacotá-los de forma a se assemelharem aos originais. Cópia não-autorizada de software é roubo.

35 35 Pirataria Exemplos de pirataria Copiar software de um laboratório ou de um amigo. Comprar 2 ou 3 cópias de software e distribuí-las a dezenas ou centenas de empregados. Comprar 1 cópia de software e instalá-la em diversos computadores em casa.

36 36 Adquirindo Software: Novas Maneiras Shareware Freeware Domínio Público Fonte Aberta (livre)

37 37 Shareware Software garantido por copyright, distribuído gratuitamente para um período experimental. Se você gostar dele, deve registrá-lo, pagando uma taxa. A maioria dos autores acrescenta documentação, ampliações, suporte e atualizações gratuitas para estimular as pessoas a fazer o registro.

38 38 Freeware (Programas Gratuitos) O autor fornece-o gratuitamente para ser usado por todos. O autor detém o copyright. Ele pode impor restrições ao uso. O software não pode ser alterado ou redistribuído sem permissão.

39 39 Domínio Público Software que não tem copyright. Pode ser usado e até mesmo alterado sem permissão. Tipicamente, é desenvolvido por universidades e/ou instituições de pesquisa usando subvenções do governo.

40 40 Software Livre (Código Fonte Aberto) Uma variação de freeware. O código-fonte é disponibilizado. Código-fonte: legível por seres humanos. Outros programadores podem modificar e redistribuir os programas livremente. Ajuda a identificar erros (bugs) e a criar melhorias mais facilmente. Consulte a Free Software Foundation em

41 41 Software Livre (Vídeos) Software Livre Brasil O que é software Livre (massinha) Software Livre História

42 42 Introdução à Programação Software Prof. Filipo S. Perotto 2009


Carregar ppt "1 Introdução à Programação Software Prof. Filipo S. Perotto 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google