A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Estagiários-docentes(Programa de Pós- Graduação em Eng. Civil e Ambiental): José Augusto de Souza Marcondes Loureiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Estagiários-docentes(Programa de Pós- Graduação em Eng. Civil e Ambiental): José Augusto de Souza Marcondes Loureiro."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Estagiários-docentes(Programa de Pós- Graduação em Eng. Civil e Ambiental): José Augusto de Souza Marcondes Loureiro de C. Batista Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Período –

2 Noções Sobre Biosfera Mestrando: Marcondes Loureiro

3 Região do planeta que contém o conjunto dos seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível.

4 Camada Superficial Terrestre capaz de suportar vida. É um sistema global que inclui toda a vida na terra, os seus ambientes e todas as relações estabelecidas entre.

5 Biosfera é o espaço da vida que envolve o planeta Terra. Seu limite superior é a camada de ozônio, situada a 14 km de altura no equador e aproximadamente a 7 km dos pólos

6 Seres Produtores São capazes de construir seus próprios tecidos, mediante o aproveitamento da energia solar, a partir de compostos inorgânicos simples (água, dióxido de carbono). Algas Liberam oxigênio, que se transforma em ozônio na estratosfera, formando uma tela protetora contra as radiações ultravioleta procedentes do Sol. Floresta

7 Seres Consumidores Não são capazes de sintetizar as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento e devem retirar elementos nutritivos dos seres aptos a essa síntese. Alimentam-se, portanto, dos produtores, de maneira direta (herbívoros) ou indireta (carnívoros).

8 Seres Decompositores Esses seres, que habitam principalmente o solo e a água, são microrganismos que se nutrem dos restos de plantas e animais. Em seu processo de nutrição, reconvertem as substâncias orgânicas em elementos simples que retornam à natureza, de onde são retirados por outros seres.

9 Mantém em circulação os elementos químicos fundamentais para a vida, como carbono, oxigênio, fósforo e outros menos abundantes (cádmio, magnésio, lítio). A ação conjunta de todos os organismos faz com que a biosfera desempenhe um papel regulador de numerosos fenômenos relacionados com a superfície da Terra. Entre os principais contam-se a composição da atmosfera, a evaporação da água, a erosão geológica e a natureza do solo.

10 Ambiente capaz de satisfazer às necessidades básicas dos seres vivos, de forma permanente.

11 NUTRIÇÃO REPRODUÇÃO PROTEÇÃO

12 NUTRIÇÃO Obtenção de Matéria Obtenção de Energia Autotrófica Heterotrófica

13 PROTEÇÃO Mecanismo utilizado pelos seres vivos para se protegerem dos seus inimigos e das intempéries

14 REPRODUÇÃO Geração de descendentes Depende das Condições do Ambiente Assexuada Sexuada

15

16 Litosfera ou Crosta Terrestre Camada Sólida mais externa do planeta Terra Rochas Solo

17 Litosfera

18

19 Representada pelo ambiente líquido Hidrosfera Oceanos Rios

20

21 Camada gasosa que envolve as demais Além de fornecer ar, a atmosfera terrestre age como barreira contra a radiação iônica e como receptor do calor solar.

22 Atmosfera é dividida em algumas regiões esféricas com base na maneira pela qual a temperatura varia com a altitude.

23 Atmosfera A pressão do ar diminui à medida que se sobe às camadas superiores da atmosfera e vai caindo seu conteúdo de oxigênio. A troposfera contém o ar que respiramos e é onde se produz a chuva e a neve. A Termosfera é a zona onde se destrói a maioria dos meteoritos que entram na atmosfera terrestre. A mesosfera contém uma camada de pó procedente da destruição de meteoritos. A estratosfera fica a cerca de 50 km de altura e é nela que se encontra a camada de ozônio.

24

25 A Vida A Complexidade A Energia Os Recursos Naturais Atividades Humanas e desequilíbrios Biosfera

26 Idade: 4,6 bilhões de anos Bactérias: 3,5 bilhões Planta: 1,5 bilhões Animal: 570 milhões(esponja) Insetos: 250 milhões Mamíferos: 175 milhões HOMEM: 46 milhões

27 Comparando a idade do homem com a idade da Terra, a espécie Homo sapiens está na sua infância, principalmente se considerarmos os seus impulsos destrutivos. Odum

28 Biosfera resultado de fenômenos físicos associados à própria atividade biológica Encontra-se em constante modificação (fragilidade)

29 A Terra seria um superorganismo, de certa forma frágil, mas com capacidade de auto- recuperação. (James Lovelock)

30 Os agentes destrutivos hoje são artificiais e provocam desgaste em quase todo o planeta, ao mesmo tempo. A constituição de Gaia seria tão vigorosa a ponto de reparar naturalmente o desgaste e manter o planeta saudável? (Jonatan Weiner)

31 Seres Vivos Necessitam de energia para manter sua constituição interna. Locomoção Crescimento

32 Ilumina e aquece o Planeta Fornece energia para a síntese de alimentos Responsável pela distribuição e reciclagem de elementos químicos

33

34 Radiação Ultravioleta (ionizante) Formação da vitamina D Poder mutágeno (incidência de câncer/boa parte é absorvida pela camada de ozônio) Radiação Visível (luz) Produção de alimentos Influência sobre os seres vivos, dando origem a fenômenos meteorológicos. Radiação Infravermelha (calor)

35 Todo e qualquer fenômeno que ocorre na natureza necessita de energia para sua realização

36 Primeira lei: a energia do universo é constante

37 Energia Hidráulica Energia (Usina Hidrelétrica)

38 Energia Eólica Energia Mecânica

39 Energia GeotérmicaEnergia Elétrica

40 Energia solar (irradiada à Terra como luz solar) Energia luminosa convertida em energia química na matéria orgânica (através da fotossíntese) Energia química que se emprega para produzir trabalho nas células do organismo (através da respiração) Energia degradada (irradiada para o espaço na forma de calor)

41 Segunda lei: a entropia no universo tende ao máximo Ela mede a parte da energia que não pode ser transformada em trabalho.energiatrabalho

42 São insumos que a natureza coloca à disposição dos seres vivos, para que estes possam satisfazer as suas necessidades

43 Tecnologia: Ex.: magnésio na confecção de ligas metálicas para aviões Economia: Ex.: álcool depois da crise do petróleo em 1973 Meio ambiente: a exploração, processamento e utilização não devem causar danos ao meio ambiente Relaciona-se com:

44 RENOVÁVEIS Podem ser naturalmente regenerados após o seu uso

45 Não podem ser naturalmente regenerados após o seu uso ou o são em tempos geológicos muito extensos NÃO RENOVÁVEIS Petróleo

46 Transformação de um recurso natural renovável em um recurso não- renovável.

47 O transporte marítimo desses combustíveis, por grandes petroleiros, tem provocado acidentes que causam a morte imediata de milhões de seres vivos. A combustão de hidrocarbonetos para a obtenção de energia tem sido responsável, em grande medida, pela poluição da biosfera.

48 Esse processo pode dar origem a uma anemia, às vezes fatal, chamada meta- hemoglobinemia. A utilização de fertilizantes à base de nitratos é outro exemplo de interferência no equilíbrio da biosfera. As bactérias existentes no aparelho digestivo dos animais transformam o nitrato em nitrito, que se combina com a hemoglobina, provocando a redução do afluxo de oxigênio às células.

49 Até meados do século XIX a atividade humana não concorria de forma tão acentuada para provocar mudanças drásticas que pudessem alterar a biosfera; A partir da revolução industrial e das grandes guerras mundiais e transformações com maior intensidade;

50 Conforto, bem estar e poder - o homem está transformado o meio ambiente, trazendo a poluição e provocando tragédias ecológicas.

51 -Criação de Zonas de Captação -Preservação de Ecossistemas e espécies.

52 -Manutenção da fertilidade dos solos; -Preservação da erosão dos solos; -Regulação do Ciclo Hidrológico; -Controle de Pragas na Agricultura; -Biodiversidade; -Qualidade da paisagem.

53 20% da população mundial consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e da degradação dos ecossistemas 80% da população mundial fica com apenas 20% dos recursos naturais

54 Para reduzir essas disparidades sociais, seriam necessários, pelo menos, mais dois planetas terra.

55

56 Vídeo 01: Importância da Conservação Ambiental Vídeo 02: Meio Ambiente e Eu com isso ?

57 Elabore um quadro com cinco atividades humanas que contribuem para alterar a biosfera, relacionando-as com os benefícios esperados e prejuízos observados.


Carregar ppt "Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Estagiários-docentes(Programa de Pós- Graduação em Eng. Civil e Ambiental): José Augusto de Souza Marcondes Loureiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google