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SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

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Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PLANO PARA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE DE ITABUNA/ BA

2 SALVAR CADA VEZ MAIS VIDAS! REDUZIR MORTES EVITÁVEIS
MISSÃO SALVAR CADA VEZ MAIS VIDAS! META REDUZIR MORTES EVITÁVEIS

3 Fazer mais com menos: ser eficiente com custo baixo, atraindo novos recursos para o município.
Prazo de Execução: 90 dias.

4 PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA
Realizar avaliação de desempenho. Realizar a avaliação das receitas e despesas. Exigência de resultados. Revisar os Instrumentos de Gestão. Estabelecer parcerias com outras Secretarias, Instituições de Ensino etc. Elaborar proposta de alteração da Estrutura da Secretaria de Saúde – Organograma. Criar Núcleos de Gestão.

5 PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA
Buscar a revisão da PPI de Média Complexidade. Buscar ampliação do teto financeiro. Criar o núcleo de comunicação da saúde para garantir a veiculação/ divulgação das ações através dos meios de comunicação de massa. Elaborar redimensionamento de pessoal de acordo necessidade. Estruturar o núcleo de planejamento. Implantar Auditoria solidária – município e SESAB.

6 ATENÇÃO BÁSICA Adequar as Unidades de Saúde da Família com equipes mínimas, principalmente Médicos – Fundação Estatal de Saúde (FESF). Equipar e reformar as Unidades de Saúde: PRÓ-SAÚDE, PROESF. Consolidar as 4 Unidades de Referência: equipamentos e recursos humanos. Ampliar a Estratégia Saúde da Família para até 50% de cobertura.

7 ATENÇÃO BÁSICA Buscar a realização de convênios para construção de mais 10 novas Unidades de Saúde. Reestruturação do serviço de internet nas Unidades de Saúde. Realizar pleito de implantação de Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASF). Implantar o Programa Medicamento em Casa. Adequar salas de pequenos procedimentos nas Unidades de Referência, nos 4 módulos;

8 VIGILÂNCIA À SAÚDE Estruturação da Rede de Frio Municipal.
Readequação da estrutura física do departamento para melhor atendimento às necessidades e acesso da população. Implantação do Serviço de Vigilância do Óbito (SVO) em parceria com o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Intensificar o combate à Dengue em parceria com os diversos seguimentos. Apoiar e fortalecer ações de promoção à saúde e prevenção de doenças.

9 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Garantir os insumos necessários para o Centro de Reabilitação. Melhoria das Estruturas Físicas dos CAPS: aluguel do CAPS ia, reforma do CAPS ad. Reestruturação da Rede de Saúde Mental e definição da Política de Saúde Mental. Estabelecer fluxo para a assistência em Saúde Mental e construir a Política Municipal de Saúde Mental.

10 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Capacitação de toda Rede em atenção e tratamento ao diabético - Parceria com FENAD, Ministério da Saúde e HOBR. Elaborar Projeto para implantação do CAPS III - Parceria com SESAB e MS; Reorganizar o fluxo e controle para a Assistência Especializada. Redimensionar a oferta de consultas médicas especializadas. Revisar e adequar a programação física-orçamentária de todas as Unidades da MAC.

11 MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE
Estabelecer parcerias com outras instâncias governamentais e entidades civis para patrocínios e financiamento de ações – Já realizando. Implantar a marcação de exames nas unidades da MAC, reduzindo busca e tempo de atendimento ao usuário. Implantação das ações de Educação Permanente para todas as Unidades de MAC. Reformar estrutura física do HIPERDIA/ PROSI. Adequar infra-estrutura do CREADH.

12 ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
Realização das Licitações para 2011 a curto prazo. Reorganizar o Setor de Transportes da Saúde com vistas a garantir a distribuição equânime, estabelecendo prioridades para atendimento aos departamentos: setores/ serviços. Implantar equipe de manutenção: equipamentos, estrutura física, etc.

13 ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
escentralização do Fundo Municipal de Saúde por Lei Municipal. Otimização e garantia da utilização dos recursos financeiros por área programática. Estabelecer fluxo para compras, diárias e passagens. Desenvolver as atividades articuladas com o planejamento.

14 HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (HBLEM)
Reforma e recuperação de equipamentos bem como a utilização e otimização de outros: mamógrafo, tomógrafo, microscópio eletrônico, endoscópio, arco cirúrgico, intensificador de imagem, hemodinâmica. Elaborar projeto e realizar pleito de habilitação da Hemodinâmica para auxiliar em cirurgias de angiologia, exames e procedimentos de neurologia e neurocirurgia. Estabelecer cronograma de aquisição de equipamentos não recuperáveis.

15 HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (HBLEM)
Buscar parcerias com as esferas estadual e federal, bem como empresas, para aquisição de equipamentos. Implantação de triagem para otimização da assistência à urgência hospitalar. Criar e implantar um plano de humanização da assistência. Equipar salas cirúrgicas em curto prazo. Recuperação do gerador de energia, lavanderia e cozinha.

16 HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (HBLEM)
Renegociação com fornecedores para cumprimento dos pagamentos. Realizar licitações necessárias em caráter de urgência. Garantir estoque mínimo de medicamentos, insumos, alimentos etc. Desenvolver um plano de redução de custos desnecessários – imediato. Criar normas e rotinas de controle e avaliação. Implantar a Ouvidoria.

17 HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (HBLEM)
Realização de reuniões periódicas com as equipes de trabalho do HBLEM para avaliação e implantação de novos serviços. Revisão do faturamento e sistema implantado. Organizar a Central de Leitos da Unidade para otimização dos leitos. Buscar parceria com as esferas estadual e federal para ampliação dos leitos de UTI em 11 leitos já construídos.

18 HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (HBLEM)
Elaborar projeto e pleitear a ampliação para mais 100 leitos hospitalares junto às esferas estadual e federal. Reforma de camas e mobiliário do hospital – início imediato. Realizar licitação para empresa de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Fortalecimento da CCIH. Ampliação do quadro de médicos no ambulatório.

19 HOSPITAL DE BASE LUIS EDUARDO MAGALHÃES (HBLEM)
Realização de capacitações para os profissionais da emergência. Ampliar a informatização do hospital. Fazer controle de custos e avaliação de custo leito/ dia. Pleitear junto à esfera estadual uma ambulância para deslocamentos dos pacientes. Buscar a construção de novo pacto com Secretários de Saúde da Região para melhoria da assistência no HBLEM.


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