A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA. Segurança, Saúde e Meio Ambiente -LIXADEIRAS: rotações mais baixas. NIVELANDO CONHECIMENTO - ESMERILHADEIRA: Rotações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA. Segurança, Saúde e Meio Ambiente -LIXADEIRAS: rotações mais baixas. NIVELANDO CONHECIMENTO - ESMERILHADEIRA: Rotações."— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA

2 Segurança, Saúde e Meio Ambiente -LIXADEIRAS: rotações mais baixas. NIVELANDO CONHECIMENTO - ESMERILHADEIRA: Rotações mais elevadas vão de 8000 a rpm. USADAS NA ÁREA PARA SERVIÇOS DE CORTE E DESBASTE DE PEÇAS

3 Segurança, Saúde e Meio Ambiente TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO O USUÁRIO DE ESMERILHADEIRA DEVE ESTAR TREINADO E HABILITADO. Neste treinamento o mesmo deve adquiri informações sobre a construção (características técnicas) do equipamento e desenvolver habilidade no uso do mesmo.

4 Segurança, Saúde e Meio Ambiente PROTEÇÃO DAS PESSOAS OS SERVIÇOS COM USO DE ESMERILHADEIRA TÊM QUE SER PROTEGIDOS COM: Biombos, tapume ou cabana de lona incombustível para evitar a projeção de fagulhas que podem alcançar um raio de quatro metros (mesmo depois de apagadas) vindo a atingir pessoas.

5 Segurança, Saúde e Meio Ambiente E AS CONDIÇÕS DO EQUIPAMENTO? A ESMERILHADEIRA TEM QUE SER INSPECIONADA SEMPRE ANTES DA UTILIZAÇÃO PELO PROFISSIONAL QUALIFICADO.

6 Segurança, Saúde e Meio Ambiente AINDA O ESTADO DA MÁQUINA O CABO ELÉTRICO: -Ele não pode ter emendas nem sinais de defeito ou desgaste da parte isolante; - Deve estar disposto em local protegido de abrasão, alta temperatura e área de circulação e possuir plug industrial. CABOS e PLUGS: Devem estar em boas condições de forma a não ocorrer choques elétricos

7 Segurança, Saúde e Meio Ambiente AINDA O ESTADO DA MÁQUINA EXISTEM ACESSÓRIOS QUE SÃO INDISPENSÁVEIS: A máquina deve possuir em sua carcaça informação sobre a voltagem e a rotação. Estas informações têm que estar preservadas e em local visível, isto evita que ela seja ligada em voltagem inadequada e que se use um disco com capacidade de rotação menor que a rotação alcançada pela esmerilhadeira. -O PROTETOR DO DISCOPUNHO LATERAL

8 Segurança, Saúde e Meio Ambiente VAMOS FALAR AGORA DO DISCO No acidente com esmerilhadeira, quase que em sua totalidade, quem provoca a lesão e o disco. Isso mostra que o cuidado com essa peça tem que ser muito grande.

9 Segurança, Saúde e Meio Ambiente VAMOS AOS CUIDADOS COM O DISCO. O PRIMEIRO É ESCOLHER O DISCO CORRETO - O disco é especificado para determinada rotação. No caso, a capacidade de rotação do disco, que vem impressa no mesmo, tem que ser superior a rotação da esmerilhadeira. Caso contrário, ele não vai suportar e vai se romper. Esse é um item importantíssimo e o usuário deve ter esse conhecimento. A CAPACIDADE DE ROTAÇÃO DO DISCO VEM IMPRESSA NESTE RÓTULO

10 Segurança, Saúde e Meio Ambiente OS DISCOS SÃO ESPECIFICADOS : -PARA CORTE: Espessura menor OU -PARA DESBASTES: Espessura maior. O DISCO TAMBÉM É ESPECIFICADAO PARA O TIPO DE MATERIAL: -AÇO CARBONO; AÇO INOX, ETC. Isto tem que ser observado pois além do risco de ruptura de disco usar em materiais diferentes contamina as peças acelerando processos de oxidação. SUA FIXAÇÃO NA ESMERILHADEIRA TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE: -Tem que ser usada a chave apropriada. Usar outra ferramenta danifica a peça de fixação de esmerilhadeira além de fragilizar o disco.

11 AINDA O DISCO ANTES DE FIXAR O DISCO INSPECIONAR A ÁREA CENTRAL DO MESMO -O diâmetro interno do disco tem que ser compatível com o eixo da esmerilhadeira. Se for menor não entra e se for maior o disco fica fora de centro; -Não pode haver ferrugem no anel metálico do orifício de fixação do disco, trincas e desgaste na fibra lateral, tem também que estar no prazo de validade. DESGASTE NA FIBRA LATERAL, TELA DE SUSTENTAÇÃO EXPOSTA, DISCO FRAGILIZADO. Discos não podem ficar espalhados sobre bancadas ou outros locais (mesmo os que estão sendo utilizados), nesta condições estão expostos a avaria mecânica ou outras avarias que causam a sua fragilização. Guardar em local adequado.

12 Segurança, Saúde e Meio Ambiente LOCAL DE TRABALHO As bancadas devem ter entre 1,0 e 1,1 metro de altura, Para oferecer conforto e segurança. A esmerilhadeira deve repousar sobre a bancada ou qualquer superfície, com o disco voltado para cima sem contato com peças ou pessoas para evitar acidente se for ligada indevidamente. A posição da foto acima provoca fragilização ou avaria do disco. POSIÇÃO ERRADA A ESMERILHADEIRA DEVE SER GUARDADA COM O DISCO DESINSTALADO E DESLIGADO O PLUG DO PAINEL ELÉTRICO.

13 Segurança, Saúde e Meio Ambiente ÂNGULO DE UTILIZAÇÃO EXECUTANDO UM CORTE: - O disco tem que estar a um ângulo de 90º em relação a peça. EXECUTANDO DESBASTE: - O ângulo do disco varia entre 30 e 45º. COMO A ÁREA DE ATRITO DO DISCO COM A PEÇA É PRÓXIMA AO PERÍMETRO DO MESMO: - Se usar a face externa do disco, desgasta a fibra expondo a tela de sustentação o que causa a fragilização do disco.

14 LEMBRE-SE Não há serviço tão IMPORTANTE, nem trabalho tão URGENTE que não possa ser feito com SEGURANÇA! SEGURANÇA DO TRABALHO! PARA TODOS – TODOS OS DIAS – O TEMPO TODO...


Carregar ppt "SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA. Segurança, Saúde e Meio Ambiente -LIXADEIRAS: rotações mais baixas. NIVELANDO CONHECIMENTO - ESMERILHADEIRA: Rotações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google