A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCURTAMENTO X ALONGAMENTO EXCESSIVO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCURTAMENTO X ALONGAMENTO EXCESSIVO"— Transcrição da apresentação:

1 ENCURTAMENTO X ALONGAMENTO EXCESSIVO
Conforme já conversamos, todos movimentos articulares apresentam valores fisiológicos de amplitude. Vimos também que quando uma articulação apresenta restrição na sua ADM, isso pode significar encurtamento de algum grupo muscular. Por outro lado, quando a ADM de uma articulação é maior que os limites fisiológicos, isso pode significar alongamento excessivo de algum grupo muscular.

2 QUANTO MAIS ALONGAMENTO MELHOR?

3 QUANTO MAIS ALONGAMENTO MELHOR?
Ao contrário do que muitos acreditam, o alongamento excessivo pode ser tão prejudicial à saúde musculoesquelética quanto o encurtamento.

4 QUANTO MAIS ALONGAMENTO MELHOR?
Ao contrário do que muitos acreditam, o alongamento excessivo pode ser tão prejudicial à saúde musculoesquelética quanto o encurtamento. Um músculo excessivamente alongado faz com que as amplitudes de movimento das articulações excedam os valores médios fisiológicos. Ao se movimentar além desses limites, as articulações passam a sofrer sobrecargas em estruturas como cápsula articular, tendões e ligamentos.

5 AVALIAR ANTES DE PRESCREVER

6 AVALIAR ANTES DE PRESCREVER
Portanto, um diagnóstico preciso em relação aos níveis de flexibilidade dos principais grupos musculares é fundamental para que se saiba até que ponto devemos enfatizar um alongamento, seja durante a Ginástica na Empresa ou em outras situações.

7 AVALIAR ANTES DE PRESCREVER
Portanto, um diagnóstico preciso em relação aos níveis de flexibilidade dos principais grupos musculares é fundamental para que se saiba até que ponto devemos enfatizar um alongamento, seja durante a Ginástica na Empresa ou em outras situações. Afinal de contas, só é possível estabelecer o que é disfuncional a partir do momento que conhecemos o que é fisiológico, certo?

8 RESUMINDO De uma forma bem simples, vale dizer que apenas músculos encurtados DEVEM receber alongamento de alta intensidade. Músculos que apresentam flexibilidade dentro dos parâmetros de normalidade PODEM ser alongados com objetivo de manutenção. Por fim, músculos excessivamente alongados NÃO DEVEM ser alongados.


Carregar ppt "ENCURTAMENTO X ALONGAMENTO EXCESSIVO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google