A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPA MENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPA MENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 MAPA MENTAL

2 INSERÇÃO DO SESI LAZER ATIVO NA EMPRESA
Este capítulo aborda os conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e a discussão de Perfil e Competências do profissional do SESI Lazer Ativo. Nesta aula você aprenderá sobre o perfil e competências desejadas para os profissionais do SESI Lazer Ativo.

3 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Iniciamos falando de perfil profissional. O que você entende por perfil profissional? Vamos verificar se estamos falando da mesma coisa? Por perfil profissional compreendemos um conjunto de traços ou características encontradas em cada trabalhador, incluindo suas competências.

4 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Perfil Profissional Cenário Organizacional Contexto Social Função do Trabalhador Certamente tanto as circunstâncias do contexto social e do cenário organizacional quanto as particularidades da função influenciam a delimitação dos perfis profissionais necessários.

5 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Vejamos, a seguir, cada um dos três elementos destacados: Cenário Organizacional Contexto Social Função do Trabalhador

6 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Nos últimos 30 anos, as mudanças no mundo foram imensas, causando impactos incríveis em nossas vidas. Nossa forma de ver e entender o mundo, nossos comportamentos e valores enfrentaram transformações. No entanto, muitas vezes sequer nos damos conta disso... Vejamos algumas das mudanças no contexto social, incluindo aspectos que podem ser novidade para os nascidos após o final da década de 1980:

7 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Uma mudança internacional importante está relacionada à queda do muro de Berlim, que separava o lado ocidental/capitalista do lado oriental/comunista da cidade alemã. Sua construção teve início em 13 de agosto de 1961, na época da chamada Guerra Fria, e sua derrubada em 9 de novembro de 1989. No final de 2009 houve comemorações ao redor do mundo pela celebração dos 20 anos da derrubada do “muro da vergonha”, como ficou conhecido. A reorganização geopolítica da Europa, e do mundo como um todo, sofreu imensas influências desse acontecimento.

8 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social A foto ao lado mostra um trecho de Berlim dividida pelo muro no final da década de 1980, e abaixo o mesmo trecho em 2009, já reformado. Note que na foto superior está claro o lado oriental: há uma torre de vigia junto ao muro. Para saber mais acesse a biblioteca do curso , categoria “Links.”

9 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social No Brasil, as mudanças no contexto social são muitas. Vivíamos em uma ditadura. Na foto ao lado, o respeitado radialista Osmar Santos em um dos enormes comícios pelas eleições diretas para presidente em 1984: fim da Ditadura e Diretas Já!!!

10 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Hoje, vivemos em um país democrático; Acima, candidatos à presidência em Ao lado, chamada televisiva do debate entre ambos. Democracia e direito de escolha pelo voto direto.

11 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Outras mudanças no contexto social: você se recorda da cédula ao lado? Era uma nota de Cruzado, vigente entre 1986 e 1989. Depois ainda viriam o Cruzado Novo, o Cruzeiro, o Cruzeiro Real e, finalmente, o Real.

12 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Lembrar que pagávamos uma pequena fortuna por uma linha telefônica, se estivesse disponível, e literalmente discávamos os números... Telefone comum na década de 1980, com os números em formato de disco.

13 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Hoje temos telefones celulares, por preços acessíveis a todas as classes sociais, equipados com câmera, máquina fotográfica, jogos, rádio, agenda, acesso a internet...

14 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Contexto Social Todas as mudanças mostradas alteraram o contexto social em que vivemos de uma forma significativa. Os perfis profissionais, portanto, sofreram transformações tão intensas quanto. Basta lembrar que atuar em uma sociedade democrática, na qual as diferentes formas de compreender o mundo precisam ser respeitadas, implica em perfis profissionais mais flexíveis, propensos ao diálogo, preparados para lidar com as diferenças de opinião. Isso geralmente não ocorre em sociedades ditatoriais. Você percebe essa influência das mudanças do contexto social no perfil profissional?

15 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional Agora vejamos as mudanças no cenário organizacional, isso é, o que alterou-se dentro das empresas ao longo dos últimos 30 anos. As mudanças são igualmente significativas! Retiramos um comentário no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o mercado de trabalho no Brasil. Leia-o na próxima tela:

16 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional Os anos 90 foram marcados por mudanças substanciais no mercado de trabalho brasileiro. A recessão econômica do período 1990/92, a abertura comercial, o ajustamento no setor privado em busca de maior competitividade, o plano de estabilização econômica e a privatização repercutiram sobre a ocupação, a desocupação e o rendimento dos indivíduos. Reduziu-se substancialmente o número de trabalhadores na indústria de transformação e, em contrapartida, expandiu-se o número de trabalhadores nos setores de "prestação de serviços" e do comércio. Assim como, declinou o número de pessoas trabalhando com carteira assinada e aumentou o número de pessoas trabalhando sem carteira assinada e por conta própria, como mostram os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego. Fonte: Acesso em 26/01/2010

17 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional A mudança mais marcante no cenário organizacional, contudo, não se expressa por números, como quantidade de trabalhadores por setor da economia, número de carteiras assinadas, entre outros. Embora importantes, tais números ainda não expressam o tamanho da mudança.

18 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional A mudança é principalmente qualitativa, isso é, relacionada à qualidade dos processos de trabalho como um todo. Trata-se de uma nova forma de compreender e viver o trabalho em toda sua plenitude. Vejamos algumas das mudanças no cenário organizacional:

19 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional As mulheres passaram a assumir cargos executivos. O respeito às diferenças tornou-se essencial.

20 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional Diálogo com clientes, parceiros, fornecedores e comunidade passou a ser valorizado. Novas tecnologias surgiram.

21 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional A pesquisa por fontes energéticas limpas e a preocupação com sustentabilidade cresceram. O conhecimento visto como elemento essencial ao desenvolvimento conduziu à educação corporativa.

22 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Cenário Organizacional Todas as mudanças mostradas alteraram o cenário organizacional de maneira intensa. Os perfis profissionais, portanto, também sofreram transformações marcantes. Basta lembrar que atualmente saber lidar com novas tecnologias, manter-se estudando, conseguir dialogar com os demais, estar atento às questões energéticas e ecológicas são alguns exemplos simples de perfis profissionais sob influência das mudanças ocorridas nas empresas. Você percebe essa influência das mudanças do cenário organizacional no perfil profissional?

23 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Função Profissional Após termos visto as mudanças no contexto social e no cenário organizacional ocorridas nas três últimas décadas e seu impacto no perfil profissional, precisamos checar o terceiro aspecto que interfere na delimitação de um perfil profissional: a função profissional em si.

24 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Função Profissional No caso do SESI Lazer Ativo, partimos da premissa de estarmos lidando com um programa educativo, voltado para desenvolver junto aos trabalhadores das empresas industriais conhecimentos, procedimentos e atitudes sobre estilo de vida ativo.

25 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Função Profissional Portanto, considerando que a função profissional que o pessoal do SESI envolvido no Lazer Ativo está desempenhando é uma função educativa, surge a demanda por um perfil educativo. Função Profissional do pessoal do SESI Lazer Ativo é EDUCATIVA Perfil Profissional necessário é EDUCATIVO

26 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Função Profissional Perfil educativo nas intervenções junto aos trabalhadores!

27 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO
Função Profissional Veremos, na próxima aula, contribuições de pensadores respeitados, como Leonardo Boff, Edgar Morin e Philippe Perrenoud. As ideias deles ajudarão a identificarmos um perfil educativo e as competências que os profissionais do SESI Lazer Ativo devem desenvolver.


Carregar ppt "MAPA MENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google