A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Mudanças e impacto na vida cotidiana (cerca de 10 / 12 slides) Perfil??? Competência definição cha analogia com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Mudanças e impacto na vida cotidiana (cerca de 10 / 12 slides) Perfil??? Competência definição cha analogia com."— Transcrição da apresentação:

1 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Mudanças e impacto na vida cotidiana (cerca de 10 / 12 slides) Perfil??? Competência definição cha analogia com dimensões contexto espaço-temporal séc XXI: Boff e crises Competências do prof. do SESI Lazer Ativo: Perrenoud Competências do prof. do SESI Lazer Ativo: Morin 1 a 7

2 O SESI Lazer Ativo apresenta um arcabouço conceitual construído com conhecimentos das áreas de Educação, Lazer e Saúde, o que possibilita que os trabalhadores da indústria sejam beneficiados com o que há de mais atual quanto a pesquisas, estudos científicos e boas práticas sobre estilo de vida ativo e saudável em ambientes laborais. Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo

3 pilar conceitual Para tornar a ideia de pilar conceitual bastante concreta, selecionamos como símbolo um pilar da arquitetura clássica greco-romana, como o mostrado na foto ao lado. Era o pilar que sustentava a estrutura dos templos e das grandes construções, assim como serão os pilares conceituais os responsáveis pela sustentação conceitual do SESI Lazer Ativo.

4 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Trabalhador que se Cuida Trabalhador que se Diverte SESI LAZER ATIVO

5 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende SESI LAZER ATIVO Trabalhador que Aprende

6 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Trabalhador que Aprende O 1º passo para compreender o pilar Trabalhador que Aprende é identificar que a educação tornou-se uma das maiores preocupações do mundo contemporâneo. No Brasil, o Ministério da Educação criou em 2007 o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com objetivo de medir a qualidade de cada escola e rede de ensino. Pretende-se que o Brasil atinja em 2022, ano de comemoração de seu 2º centenário de Independência, um índice 6, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. O recado é direto: sem educação não é possível que uma pátria seja, de fato, independente.

7 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Atualmente, estamos longe da meta estabelecida. O índice de 2007 (última avaliação publicada até a elaboração do presente texto) está abaixo de 4,5 na maioria dos sistemas estaduais de educação. Temos, portanto, muito trabalho nos próximos anos. No entanto, sabemos que a chamada educação formal (a oferecida nas escolas e universidades) não garantirá, por melhor que seja, a formação necessária para toda a vida adulta do cidadão. Está distante no tempo aquela época em que, após a formatura, o indivíduo poderia ficar anos sem estudar. Atualmente, todo espaço no qual pessoas convivem pode e deve assumir-se enquanto espaço educativo!

8 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Na sociedade em que vivemos, são inúmeros os espaços educativos: Empresa Outros Associações (de Bairro, Profissionais ) Igreja Clube Universidade Escola

9 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende A definição de educação presente no Caderno Metodológico SESI Lazer Ativo (Kallas et al., 2009), elaborada a partir das ideias de Brandão (1995), expressa o conceito que temos desenvolvido: A educação é uma parte do modo de vida dos inúmeros grupos sociais, ocorrendo a todo momento, em qualquer lugar, sempre na busca de tornar comuns os saberes, as ideias, as crenças, enfim, tudo que precisa ser comunitário, transmitido de geração a geração para a própria existência dos indivíduos daquela cultura.

10 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Peter Senge Nas empresas, foco de interesse do SESI Lazer Ativo, a compreensão de sua existência como espaço educativo é recente, tendo sido despertada após trabalhos como o de Peter Senge, que na década de 1990 falava de organizações que aprendem.

11 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Desde então, outros pesquisadores abordaram a mesma possibilidade, visualizando a organização como local educativo no qual o desenvolvimento humano pode ocorrer: Empresa como local educativo

12 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Trabalhadore s mais educados Trabalhadores menos educados Oferecem contribuições mais qualitativas à empresa e à sociedade Oferecem contribuições menos qualitativas à empresa e à sociedade

13 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende Trabalhador que Aprende O pilar Trabalhador que Aprende oportuniza aos trabalhadores das empresas industriais a construção e incorporação de conhecimentos sobre os 5 temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Atividade Física Comportament o Preventivo Gestão do Estresse Relacionamento s

14 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Trabalhador que Aprende SESI Lazer Ativo Desta forma, o SESI Lazer Ativo assume seu papel com os processos educativos e com o desenvolvimento do trabalhador da empresa industrial, cumprindo a missão da instituição no que se refere às relações entre qualidade de vida e educação.


Carregar ppt "Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo Mudanças e impacto na vida cotidiana (cerca de 10 / 12 slides) Perfil??? Competência definição cha analogia com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google