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Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo

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Apresentação em tema: "Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo"— Transcrição da apresentação:

1 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Mudanças e impacto na vida cotidiana (cerca de 10 / 12 slides) Perfil??? Competência definição cha analogia com dimensões contexto espaço-temporal séc XXI: Boff e crises Competências do prof. do SESI Lazer Ativo: Perrenoud 1 2 3 4 5 Competências do prof. do SESI Lazer Ativo: Morin 1 a 7 1

2 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
O SESI Lazer Ativo apresenta um arcabouço conceitual construído com conhecimentos das áreas de Educação, Lazer e Saúde, o que possibilita que os trabalhadores da indústria sejam beneficiados com o que há de mais atual quanto a pesquisas, estudos científicos e boas práticas sobre estilo de vida ativo e saudável em ambientes laborais. 2

3 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Para tornar a ideia de pilar conceitual bastante concreta, selecionamos como símbolo um pilar da arquitetura clássica greco-romana, como o mostrado na foto ao lado. Era o pilar que sustentava a estrutura dos templos e das grandes construções, assim como serão os pilares conceituais os responsáveis pela sustentação conceitual do SESI Lazer Ativo. 3

4 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Trabalhador que se Cuida Trabalhador que se Diverte SESI LAZER ATIVO 4

5 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende SESI LAZER ATIVO Trabalhador que Aprende 5

6 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende O 1º passo para compreender o pilar Trabalhador que Aprende é identificar que a educação tornou-se uma das maiores preocupações do mundo contemporâneo. No Brasil, o Ministério da Educação criou em 2007 o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com objetivo de medir a qualidade de cada escola e rede de ensino. Pretende-se que o Brasil atinja em 2022, ano de comemoração de seu 2º centenário de Independência, um índice 6, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. O recado é direto: sem educação não é possível que uma pátria seja, de fato, independente. 6

7 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Atualmente, estamos longe da meta estabelecida. O índice de 2007 (última avaliação publicada até a elaboração do presente texto) está abaixo de 4,5 na maioria dos sistemas estaduais de educação. Temos, portanto, muito trabalho nos próximos anos. No entanto, sabemos que a chamada educação formal (a oferecida nas escolas e universidades) não garantirá, por melhor que seja, a formação necessária para toda a vida adulta do cidadão. Está distante no tempo aquela época em que, após a formatura, o indivíduo poderia ficar anos sem estudar. Atualmente, todo espaço no qual pessoas convivem pode e deve assumir-se enquanto espaço educativo! 7

8 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Empresa Outros Associações (de Bairro, Profissionais) Igreja Clube Universidade Escola Na sociedade em que vivemos, são inúmeros os espaços educativos: 8

9 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende A definição de educação presente no Caderno Metodológico SESI Lazer Ativo (Kallas et al., 2009), elaborada a partir das ideias de Brandão (1995), expressa o conceito que temos desenvolvido: A educação é uma parte do modo de vida dos inúmeros grupos sociais, ocorrendo a todo momento, em qualquer lugar, sempre na busca de tornar comuns os saberes, as ideias, as crenças, enfim, tudo que precisa ser comunitário, transmitido de geração a geração para a própria existência dos indivíduos daquela cultura. 9

10 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Nas empresas, foco de interesse do SESI Lazer Ativo, a compreensão de sua existência como espaço educativo é recente, tendo sido despertada após trabalhos como o de Peter Senge, que na década de 1990 falava de “organizações que aprendem”. 10

11 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Albuquerque (2002) Casado (2002) França (2007) Desde então, outros pesquisadores abordaram a mesma possibilidade, visualizando a organização como local educativo no qual o desenvolvimento humano pode ocorrer: Empresa como local educativo 11

12 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Trabalhadores mais educados Trabalhadores menos educados Oferecem contribuições mais qualitativas à empresa e à sociedade Oferecem contribuições menos qualitativas à empresa e à sociedade 12

13 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende O pilar Trabalhador que Aprende oportuniza aos trabalhadores das empresas industriais a construção e incorporação de conhecimentos sobre os 5 temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Atividade Física Comportamento Preventivo Gestão do Estresse Relacionamentos 13

14 Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
Trabalhador que Aprende Desta forma, o SESI Lazer Ativo assume seu papel com os processos educativos e com o desenvolvimento do trabalhador da empresa industrial, cumprindo a missão da instituição no que se refere às relações entre qualidade de vida e educação. 14


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