A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)

2 Os fundamentos da proposta da Universidade Nova A expansão das IFES A inclusão social pela educação Novo modelo de formação Nova estrutura acadêmico-curricular O novo estudante e o novo docente

3 O modelo e algumas questões Diretrizes curriculares O perfil do aluno e suas expectativas A profissionalização do Bacharel Interdisciplinar A estrutura atual dos cursos e das Universidades

4 Diretrizes Curriculares As atuais diretrizes são aglutinadoras (ex.: Saúde e Licenciaturas) – não houve tempo para testar sua adequação; As competências foram definidas de acordo com as demandas da sociedade ; As competências dos BIs serão terminais ou preparatórias ? O BI fará retornar o antigo modelo de formação de professores (3+1) ?

5 O perfil do novo estudante Expectativas em relação à formação Curso superior como elemento de ascensão social através da profissionalização BI & Formação profissional ? Exclusão na Universidade, após o BI ?

6 A profissionalização do BI A formação atenderá as profissões emergentes ? Ou o BI passará a ser requisito para as profissões que hoje exigem o ensino médio ? Qual a vantagem do BI frente a um curso técnico ? O BI será apenas um preparatório ?

7 Questões estruturais Como se imaginam a transição e a convivência entre os cursos no modelo atual e no modelo novo ? E a estrutura das Universidades em Departamentos ? E a estrutura física para disciplinas presencias de massa – hoje não disponíveis ? O quadro docente !

8 Dois tipos de Universidade A Nova A Atual Será possível uma híbrida ?

9 UniNova, modelo para Novas Instituições Novos Campus de IES em expansão Novos grupos de Cursos OU para re-estruturar todas as IFES ?

10 A proposta da UniNova Retoma a discussão pública do(s) modelo(s) de ensino superior brasileiro Resgata e atualiza o pensamento de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro Contribui para a expansão do ensino superior nas IFES Oferece um modelo criativo para novas instituições


Carregar ppt "Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google