A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil

2 Objetivos: Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Criar a modalidade de curso superior denominada de Bacharelado Interdisciplinar (BI), com estrutura curricular capacitada a evitar profissionalização precoce e especializada. Ajustar a arquitetura acadêmica da graduação profissional e da pós-graduação, implementando novas modalidades de processo seletivo.

3 Arquitetura Curricular da Universidade Nova
Bacharelados Interdisciplinares Mestra- dos Acadê- micos Douto- rados Mestra- dos Profis- sionais Licencia- turas Cursos Profissionais

4 Bacharelado Interdisciplinar (BI):
Curso de formação universitária interdisciplinar, “geral e propedêutica” Duração: 6 semestres (9 quadrimestres) Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós- graduação.

5 Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências
Estrutura do Bacharelado Interdisciplinar (BI): Formação Geral (4 semestres): Diploma de Curso Sequencial em Ciências e Humanidades FG + 2 semestres: Diploma em grandes áreas: Bacharel em Artes Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências FG + 2 a 3 semestres: Diploma de Tecnólogo

6 Bacharelado Interdisciplinar em Artes Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema e Vídeo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Letras, Filosofia, Educação, Comunicação, Ciências Humanas Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ciências Exatas, Ciências da Matéria, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas

7 Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar:
Formação Geral: Eixos Básicos: Língua Portuguesa como Leitura do Mundo Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol, Francês, Inglês, Alemão) Estudos da Contemporaneidade Eixos Interdisciplinares: Cultura Humanística Cultura Artística Cultura Científica (Conceito de interdisciplinas) Eixo Integrador Seminários Interdisciplinares Atividades em Comunidade Formação Específica: componentes totalmente optativos (mínimo: 08; máximo: 20)

8 Estrutura Curricular dos Bacharelados Interdisciplinares
Ano I Ano II Ano III EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos semestrais Cursos de Tecnólogo EB2- Língua Estrangeira Moderna – 4 blocos FE10 FE9 FE13 FE11 FE17 FE15 FE16 FE8 FE12 FE18 FE20 FE19 EB3- Estudos da Contemporaneidade – 3 blocos CH Cultura Humanística FE6 FE4 FE5 FE7 CA Cultura Artística FE3 CC Cultura Científica FE1* FE2 * Eixo Integrador (Seminários Interdisciplinares; ACC) * Componentes curriculares de orientação profissional

9 Processos Seletivos: Para entrar no BI Regulação do ingresso em vez de seleção/exclusão Teste Geral de Capacidade & Potencial (Novo ENEM?) Do BI para carreiras profissionais (Processos específicos para cada carreira profissional) Desempenho médio nos módulos do BI Desempenho em trajetórias pré-profissionais na FE do BI Exame de Avaliação Seriada a cada ano do BI Seminário/workshop aptidão/vocação Teste de conhecimento dos cursos básicos de cada carreira profissional

10 Processos Seletivos dos BIs aos Cursos Profissionais
FG1 FE1 Ano I FE6 EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 EB2- Língua Estrangeira – 4 blocos Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade EB3- Sociedades Contemporaneas Cursos de Tecnólogo Processos Seletivos Licencia- turas workshop Pós- Gra- dua- ção Cursos Profissio- nais

11 Prosseguimento da formação profissional:
Licenciaturas mais 1 a 2 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE, habilita egresso a lecionar no ensino básico Carreiras profissionais de média duração (ex. Arquitetura, Administração, Geologia) mais 2 a 3 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE Carreiras profissionais de longa duração (ex. Direito, Odontologia, Medicina) mais 3 a 4 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE

12 Articulação dos BIs aos Cursos Profissionais
FG1 FE1 Ano I FE6 EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 EB2- Língua Estrangeira – 4 blocos Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade EB3- Sociedades Contemporaneas Processos Seletivos workshop Cursos de Tecnólogo I FP16 FP14 FP15 FP21 FP20 FP22 FP13 FP11 FP12 FP18 FP17 FP19 II FP28 FP26 FP27 FP33 FP32 FP34 FP25 FP23 FP24 FP30 FP29 FP31 III FP40 FP38 FP39 FP45 FP44 FP46 FP37 FP35 FP36 FP42 FP41 FP43 IV FP40 FP38 FP39 FP45 FP44 FP46 FP37 FP35 FP36 FP42 FP41 FP43

13 Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Ano I Língua Portuguesa I: (Fundamentos, Latim, clássicos) Língua Portuguesa II: (Leitura e produção de textos) EB1 EB2 Língua Estrangeira Moderna I Língua Estrangeira Moderna II Contemporaneidade I: Sociedades Contemporâneas: Raízes e Atualidade Contemporaneidade II: Filosofia e História das Ciências e das Práticas EB3 Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Cultura Humanística (mínimo 2 interdisciplinas; sugestões: Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida) Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; sugestões: História das Ciências; Filosofia da Biologia; Raciocínio Quantitativo; Iniciação Científica) Introdução à Biologia (História do campo, métodos em Biologia, formação do biólogo. Visão panorâmica das práticas profissionais) * * Componente curricular de orientação profissional

14 Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Ano II Língua Portuguesa II: (Comunicação científica: retórica e argumentação, produção de artigos, apresentações orais etc.) Estrutura do Pensamento Biológico (abordagem de conceitos estruturantes, destacando integração) Contemporaneidade III: Instituições e Organizações Língua Estrangeira Moderna III Biologia Comparada (Métodos, incluindo filogenética. Domínios e Filos) Iniciação à Pesquisa I Língua Estrangeira Moderna IV Ecologia Iniciação à Pesquisa II Bioestatística Cálculo (aplicado à Biologia) Biologia Evolutiva (integrada a Biologia do Desenvolvimento) Genética Clássica e de Populações Biologia Celular e Molecular

15 Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Ano III Atividade Curricular em Comunidade; Seminários de Integração Módulo de Formação Específica (cursos optativos em qualquer campo das Ciências da Vida) Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Zoologia Geral (abordagem comparativa) Fisiologia Vegetal Microbiologia (abordagem comparativa) Botânica Geral (abordagem comparativa) Fisiologia Animal Iniciação à Pesquisa III Iniciação à Pesquisa IV OS ALUNOS QUE CONCLUÍREM COM SUCESSO uma proporção (a ser definida) desses COMPONENTES CURRICULARES, FAZEM JUS AO DIPLOMA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS (área de concentração: Ciências da Vida). Esse título será requisito para prestar seleção ao prosseguimento da formação, visando ao Bacharelado em Ciências Biológicas.

16 BI em Ciências Bacharelado em Ciências Biológicas (BI + 2 semestres)
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, ajustado à arquitetura curricular da Universidade Nova (adaptado de Charbel Nino El-Hani, IB-UFBA) Bacharelado em Ciências Biológicas (BI + 2 semestres) Zoologia de invertebrados (abordagem comparativa) Módulo de Formação Específica Módulo de Formação Específica Botânica fanerogâmica (abordagem comparativa) Topicos Avançados em Biologia I BI em Ciências Botânica criptogâmica (abordagem comparativa) História e Filosofia da Biologia Zoologia de vertebrados (abordagem comparativa) Estágio Curricular Inovação Tecnológica em Biologia (ênfase em empreendedorismo) Iniciação à Pesquisa V Iniciação à Pesquisa VI

17 “Há mudanças no horizonte. Quero que você desça lá e pare com isso…
Pensando bem, é melhor trancar portas e janelas.”

18 Nova conjuntura conceitual:
Paradigmas alternativos de formação Articulação de saberes Hiperconectividade Pensamento complexo Inter-transdisciplinaridade Nova Renascença

19 Desafio no plano conceitual: Transformar o paradoxo do atraso
em dialética do avanço  

20 ufbanova@ufba.br www.universidadenova.ufba.br


Carregar ppt "Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google