A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil

2 Universidade Nova Objetivos: Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Criar a modalidade de curso superior denominada de Bacharelado Interdisciplinar (BI), com estrutura curricular capacitada a evitar profissionalização precoce e especializada. Ajustar a arquitetura acadêmica da graduação profissional e da pós-graduação, implementando novas modalidades de processo seletivo.

3 Universidade Nova Bacharelados Interdisciplinares Mestra- dos Profis- sionais Licencia- turas Cursos Profissionais Douto- rados Mestra- dos Acadê- micos Arquitetura Curricular da Universidade Nova

4 Universidade Nova Bacharelado Interdisciplinar (BI): Curso de formação universitária interdisciplinar, geral e propedêutica Duração: 6 semestres (9 quadrimestres) Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós- graduação.

5 Universidade Nova Estrutura do Bacharelado Interdisciplinar (BI): Formação Geral (4 semestres): Diploma de Curso Sequencial em Ciências e Humanidades FG + 2 semestres: Diploma em grandes áreas: Bacharel em Artes Bacharel em Humanidades Bacharel em Ciências FG + 2 a 3 semestres: Diploma de Tecnólogo

6 Universidade Nova Bacharelado Interdisciplinar em Artes Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema e Vídeo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Letras, Filosofia, Educação, Comunicação, Ciências Humanas Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ciências Exatas, Ciências da Matéria, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas

7 Universidade Nova Formação Geral: Eixos Básicos: Língua Portuguesa como Leitura do Mundo Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol, Francês, Inglês, Alemão) Estudos da Contemporaneidade Eixos Interdisciplinares: Cultura Humanística Cultura Artística Cultura Científica (Conceito de interdisciplinas) Eixo Integrador Seminários Interdisciplinares Atividades em Comunidade Formação Específica: componentes totalmente optativos (mínimo: 08; máximo: 20) Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar :

8 Universidade Nova Estrutura Curricular dos Bacharelados Interdisciplinares CH Cultura Humanística Ano I EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos semestrais EB2- Língua Estrangeira Moderna – 4 blocos Ano IIAno III Eixo Integrador (Seminários Interdisciplinares; ACC) FE1* FE2 * FE3 EB3- Estudos da Contemporaneidade – 3 blocos FE10 FE9 FE13 FE11 FE17 FE15 FE16 FE8 FE12 FE18 FE20 FE19 CA Cultura Artística CC Cultura Científica Cursos de Tecnólogo * Componentes curriculares de orientação profissional FE6 FE4 FE5 FE7

9 Universidade Nova Processos Seletivos: Para entrar no BI Regulação do ingresso em vez de seleção/exclusão Teste Geral de Capacidade & Potencial (Novo ENEM?) Do BI para carreiras profissionais (Processos específicos para cada carreira profissional) Desempenho médio nos módulos do BI Desempenho em trajetórias pré-profissionais na FE do BI Exame de Avaliação Seriada a cada ano do BI Seminário/workshop aptidão/vocação Teste de conhecimento dos cursos básicos de cada carreira profissional

10 Universidade Nova Processos Seletivos dos BIs aos Cursos Profissionais Pós- Gra- dua- ção Licencia- turas Cursos Profissio- nais Processos Seletivos FG1FE1 Ano I FE6 EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 EB2- Língua Estrangeira – 4 blocos Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE3 FE2 FE1 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade EB3- Sociedades Contemporaneas Cursos de Tecnólogo workshop

11 Universidade Nova Prosseguimento da formação profissional: Licenciaturas mais 1 a 2 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE, habilita egresso a lecionar no ensino básico Carreiras profissionais de média duração (ex. Arquitetura, Administração, Geologia) mais 2 a 3 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE Carreiras profissionais de longa duração (ex. Direito, Odontologia, Medicina) mais 3 a 4 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE

12 Universidade Nova Articulação dos BIs aos Cursos Profissionais I FP16 FP14 FP15 FP21 FP20 FP22 FP13 FP11 FP12FP18 FP17 FP19 II FP28 FP26 FP27 FP33 FP32 FP34 FP25 FP23 FP24FP30 FP29 FP31 III FP40 FP38 FP39FP45 FP44 FP46 FP37 FP35 FP36 FP42 FP41 FP43 IV FP40 FP38 FP39FP45 FP44 FP46 FP37 FP35 FP36 FP42 FP41 FP43 FG1FE1 Ano I FE6 EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos FE3 FE4 FE5 FG2 FG3 EB2- Língua Estrangeira – 4 blocos Ano II Ano III FG4 FG5 FG6 FE3 FE2 FE1 FE2 FE10 FE8 FE9 FE7 Atividade Interdisciplinar em Comunidade EB3- Sociedades Contemporaneas Cursos de Tecnólogo Processos Seletivos workshop

13 Cultura Humanística (mínimo 2 interdisciplinas; sugestões: Ética & Cidadania; Consciência Ecológica; Qualidade de Vida) Ano I Língua Portuguesa I: (Fundamentos, Latim, clássicos) Introdução à Biologia (História do campo, métodos em Biologia, formação do biólogo. Visão panorâmica das práticas profissionais) * Contemporaneidade I: Sociedades Contemporâneas: Raízes e Atualidade Cultura Artística (mínimo 2 interdisciplinas, a escolher) Cultura Científica (mínimo 2 interdisciplinas; sugestões: História das Ciências; Filosofia da Biologia; Raciocínio Quantitativo; Iniciação Científica) * Componente curricular de orientação profissional Língua Portuguesa II: (Leitura e produção de textos) Língua Estrangeira Moderna ILíngua Estrangeira Moderna II Contemporaneidade II: Filosofia e História das Ciências e das Práticas EB1 EB2 EB3 Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida

14 Língua Portuguesa II: (Comunicação científica: retórica e argumentação, produção de artigos, apresentações orais etc.) Estrutura do Pensamento Biológico (abordagem de conceitos estruturantes, destacando integração) Contemporaneidade III: Instituições e Organizações Língua Estrangeira Moderna III Biologia Comparada (Métodos, incluindo filogenética. Domínios e Filos) Iniciação à Pesquisa I Língua Estrangeira Moderna IV Ecologia Iniciação à Pesquisa II Bioestatística Cálculo (aplicado à Biologia) Biologia Evolutiva (integrada a Biologia do Desenvolvimento) Genética Clássica e de Populações Biologia Celular e Molecular Ano II Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida

15 Atividade Curricular em Comunidade; Seminários de Integração Iniciação à Pesquisa III Iniciação à Pesquisa IV Fisiologia Animal Botânica Geral (abordagem comparativa) Zoologia Geral (abordagem comparativa) Fisiologia Vegetal Microbiologia (abordagem comparativa) Ano III Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Vida Módulo de Formação Específica (cursos optativos em qualquer campo das Ciências da Vida) Módulo de Formação Específica OS ALUNOS QUE CONCLUÍREM COM SUCESSO uma proporção (a ser definida) desses COMPONENTES CURRICULARES, FAZEM JUS AO DIPLOMA DE BACHAREL EM CIÊNCIAS (área de concentração: Ciências da Vida). Esse título será requisito para prestar seleção ao prosseguimento da formação, visando ao Bacharelado em Ciências Biológicas.

16 Inovação Tecnológica em Biologia (ênfase em empreendedorismo) Iniciação à Pesquisa V Iniciação à Pesquisa VI História e Filosofia da Biologia Topicos Avançados em Biologia I Estágio Curricular Bacharelado em Ciências Biológicas (BI + 2 semestres) BI em Ciências Módulo de Formação Específica Botânica criptogâmica (abordagem comparativa) Botânica fanerogâmica (abordagem comparativa) Zoologia de vertebrados (abordagem comparativa) Zoologia de invertebrados (abordagem comparativa) Módulo de Formação Específica

17 Há mudanças no horizonte. Quero que você desça lá e pare com isso… Pensando bem, é melhor trancar portas e janelas.

18 Nova conjuntura conceitual: Nova conjuntura conceitual: Paradigmas alternativos de formaçãoParadigmas alternativos de formação Articulação de saberesArticulação de saberes HiperconectividadeHiperconectividade Pensamento complexoPensamento complexo Inter-transdisciplinaridadeInter-transdisciplinaridade Nova RenascençaNova Renascença

19 Desafio no plano conceitual: Transformar o paradoxo do atraso em dialética do avanço em dialética do avanço

20


Carregar ppt "Universidade Nova Proposta de Reestruturação da Arquitetura Curricular da Educação Superior no Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google