A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Respiratório. Limpa – Umedece - Aquece Porção condutora e porção respiratória Nasofaringe Brônquios Primários, Secundários, Terciários Bronquíolos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Respiratório. Limpa – Umedece - Aquece Porção condutora e porção respiratória Nasofaringe Brônquios Primários, Secundários, Terciários Bronquíolos."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Respiratório

2 Limpa – Umedece - Aquece Porção condutora e porção respiratória Nasofaringe Brônquios Primários, Secundários, Terciários Bronquíolos

3 Cavidade Nasal Tecido epitelial....

4 Área de kiesselback ZONA DE CONDUÇÃO Cavidade Nasal

5 Célula Olfatória Célula de Sustentação Célula Basal Glândula de Bowman Epitélio olfativo

6 Seios paranasais

7 Nasofaringe

8 Rima glottidis (som) ms aduzido ms abduzido Fala: faringe labios lingua palato mole dentes

9 Epitélio respiratório Células caliciformes (30%) Células colunares ciliadas (30%) Células basais (30%) Células em escova (3%) Células serosas (3%) Células do sistema neuroendócrino difuso (4%) # metaplasia

10

11 Traquéia 12 cm x 2 cm

12 epitélio cartilagem 4 cm ádito

13 BRÔNQUIOS Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. O brônquio principal direito aproxima-se da direção da traquéia, isto é, é menos oblíquo, mais curto e mais grosso. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar. Os brônquios segmentares ramificam-se abundantemente em brônquiolos e estes em alvéolos (local que ocorre a trocas de gases - Hematose).

14 Porção Respiratória : -Bronquíolos respiratórios -Ductos Alveolares -Sacos Alveolares -Alvéolos Brônquios Primários, Secundários, Terciários Bronquíolos Árvore brônquica 3 lobos 2 lobos

15 Os pulmões são duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax e onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo então, as trocas gasosas (HEMATOSE). Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. Cada pulmão têm uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordas e três faces. Ápice do Pulmão: Está voltado cranialmente e tem forma levemente arredondada. Apresenta um sulco percorrido pela artéria subclávia, denominado sulco da artéria subclávia. No corpo, o ápice do pulmão atinge o nível da articulação esterno-clavicular Base do Pulmão : A base do pulmão apresenta uma forma côncava, apoiando-se sobre a face superior do diafragma. A concavidade da base do pulmão direito é mais profunda que a do esquerdo (devido à presença do fígado). Bordas do Pulmão : Os pulmões apresentam três bordas: uma anterior, uma posterior e uma inferior. Aborda anterior é delgada e estende-se à face ventral do coração. A borda anterior do pulmão esquerdo apresenta uma incisura produzida pelo coração, a incisura cardíaca. A borda posterior é romba e projeta-se na superfície posterior da cavidade torácica. A borda inferior apresenta duas porções: (1) uma que é delgada e projeta-se no recesso costofrênico e (2) outra que é mais arredondada e projeta-se no mediastino Peso: Os pulmões tem em média o peso de 700 gramas.

16 Divisão: Os pulmões apresentam características morfológicas diferentes. O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura obliqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio. O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão.

17 Área: 140m 3 Sangue: 140ml

18

19 Alvéolos : -0,002 mm milhões. -área de 140 m 2. - divididos por septos. -comunicam-se por poros -compostos por: pneumócitos tipo I e II Tipo I : 95% - ep. pav. simples. Tipo II : 5% - septais/grandes células : cubóides. - apresentam corpos lamelares - contém subst. surfactante. 200 ml de co 2 /min são formados. transporte: citossol dos eritrócitos- maior parte globina da hemoglobina via desvio de cloreto (H 2 0+CO 2 ) H + e HCO 3 -

20 HEMATOSE

21

22 Células que produzem surfactante (pneumócitos tipo II)


Carregar ppt "Sistema Respiratório. Limpa – Umedece - Aquece Porção condutora e porção respiratória Nasofaringe Brônquios Primários, Secundários, Terciários Bronquíolos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google